Porto (arte) Alegre: do clássico ao contemporâneo na capital

Porto (arte) Alegre: do clássico ao contemporâneo na capital

Reflexão, educação, comunicação, provocação. Como dizia o fabuloso escritor Ferreira Gullar, “a arte existe porque a vida não basta”. Sair da rotina, observar o mundo por outros ângulos, apreciar técnicas, viajar no tempo. São muitas as vantagens de estar em contato com a arte, seja contemplando peças clássicas para relembrar o passado, seja admirando elementos contemporâneos para repensar os tempos modernos.

 

Pois saiba que, em Porto Alegre, é bem possível consumir o melhor da arte e manter-se conectado com diferentes culturas e histórias. Desde o mais erudito ao mais popular, a capital gaúcha está repleta de pontos artísticos muito interessantes – e totalmente gratuitos. Selecionamos alguns deles para você criar roteiros de arte sensacionais. Quer embarcar com a gente? Vamos lá! 🎨

 

Museus e galerias: respirando arte em Porto Alegre

Quer um passeio cheio de inspirações, adquirir uma peça para embelezar a sua casa ou quem sabe deixar sua criatividade voar e criar suas próprias artes? Porto Alegre tem opções para todos os gostos.

 

Bolsa de Arte

Há 37 anos, a Galeria Bolsa de Arte reúne o melhor da arte contemporânea em Porto Alegre. O local une obras de nomes significativos do cenário artístico nacional e mantém constante a sua preocupação em lançar novos talentos da arte. Já foram mais de 250 exposições, além de participações em feiras no Brasil e no exterior. Em 2011, foi inaugurada a nova sede em Porto Alegre e, em 2014, a galeria passou a contar também com uma filial em São Paulo. O acervo local conta com o talento de artistas como Amilcar de Castro, Denise Gadelha, Francisco Stockinger, Iberê Camargo e Vik Muniz.

 

 

Mais informações
Rua Visconde do Rio Branco, 365 | Bairro Floresta – Porto Alegre (RS)
Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 13h30
Site | Facebook

 

Instituto Ling

O Instituto Ling surgiu a partir de uma iniciativa do casal Sheun Ming Ling e Lydia Wong Ling, com o objetivo de incentivar a educação brasileira. O Centro Cultural, inaugurado em Porto Alegre em 2014, busca disponibilizar um ambiente acolhedor com foco no conhecimento, no descobrimento de novas perspectivas e na troca de ideias. No local, além de cursos e programações culturais, acontecem diversas exposições artísticas, nacionais e internacionais.

 

 

Mais informações
Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras – Porto Alegre (RS)
Segunda a sexta, das 10h30 às 22h; sábado, das 10h30 às 20h
Site | Facebook

 

Hipotética

Um espaço múltiplo e dinâmico, para visitação, comercialização, troca de experiências e encontros. Assim se define a Galeria Hipotética, que desde 2015 reúne em Porto Alegre obras, cursos e produtos relacionados ao universo da ilustração, fotografia e histórias em quadrinhos. Além de exposições de trabalhos autorais de artistas nacionais e internacionais, o local oferece salas para realização de cursos. Toda a estrutura é modular, com o intuito de se transformar constantemente.

 

 

Mais informações
Rua Visconde do Rio Branco, 431 | Bairro Floresta – Porto Alegre (RS)
Terça a quinta, das 14h às 18h; sexta e sábado, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h
Site | Facebook

 

Península

Como um espaço de arte autônomo, a Galeria Península dedica sua atenção às práticas artísticas e ao desenvolvimento de projetos colaborativos. Além de artistas emergentes, curadores e críticos são convidados a interagir em exposições, projetos, oficinas e ateliês abertos. Entre os colaboradores da galeria estão artistas nacionais e internacionais. Além de mostras temporárias, a galeria também oferece uma série de cursos sobre o universo artístico em geral.

 

 

Mais informações
Rua dos Andradas, 351 | Centro Histórico – Porto Alegre (RS)
Quarta a sábado, das 15h às 19h
Site | Facebook

 

Iberê Camargo

Um dos museus mais famosos da capital gaúcha, a Fundação Iberê Camargo é referência em arquitetura e arte. Localizado nas margens do Guaíba, o prédio foi inaugurado em 2008 e inspirado no Museu Solomon R. Guggenheim, de Nova York. No local, além de um acervo permanente de Iberê, há espaços para exposições temporárias, auditório para exibições, ateliês de gravuras, além de um centro de documentação e pesquisa e banco de dados sobre a obra do artista, dedicado a pesquisadores nacionais e internacionais.

 

 

Mais informações
Av. Padre Cacique, 2000 | Bairro Cristal – Porto Alegre (RS)
Sábado e domingo, das 14h às 19h
Site | Facebook

 

Mamute

A Galeria Mamute foca na arte contemporânea e tem a missão de ser uma plataforma de visibilidade para seus artistas, ajudando na projeção de suas carreiras. No local, é possível conferir obras em diversos formatos como pintura, desenho, fotografia, escultura e novas mídias. A galeria conta com acervo formado por trabalhos de Adriana Rocha, Andre Andrade, Rosali Plentz, Carolina Maróstica, Ena Lautert, além de outros artistas, que dividem espaço com exposições temporárias.

 

 

Mais informações
Rua Caldas Júnior, 375 | Centro Histórico – Porto Alegre (RS)
Terça a sexta, das 13h às 18h; sábado, das 13h às 17h
Site | Facebook

 

Centro Cultural Érico Veríssimo

A serviço das diversas expressões de arte, o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV) acolhe milhares de visitantes em atividades diversas como exposições, espetáculos cênicos e musicais, sessões de cinema, cursos e seminários. Tudo o que de mais nobre se produz em termos de cultura no Rio Grande do Sul passa pela casa, que conta com uma agenda cheia e bastante diversificada. Abrigado no Edifício Força e Luz, o prédio de arquitetura francesa, inaugurado em 1928, transpira arte e história pelas paredes, fachadas e ladrilhos.

 

 

Mais informações
Rua dos Andradas,1223 | Centro Histórico – Porto Alegre (RS)
Terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 18h
Site | Facebook

 

MACRS

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) busca pesquisar e preservar a arte contemporânea regional, nacional e internacional, tudo em prol do diálogo entre a grande diversidade de abordagens criativas. É um órgão vinculado à Secretaria Estadual da Cultura e conta com um acervo plural, com cerca de 300 obras, sempre aberto a receber novas propostas artísticas. São três galerias disponíveis: Sotero Cosme, Xico Stockinger e Espaço Vasco Prado, todas localizadas na Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ).

 

 

Mais informações
6º andar CCMQ: Rua dos Andradas, 736 | Centro Histórico – Porto Alegre (RS)
Segunda, das 14h às 19h; terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, domingo e feriados, das 12h às 19h
Site

 

IEAVi

Há 27 anos, o Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) incentiva a manifestação de novos talentos, além da pesquisa e documentação das artes no Rio Grande do Sul. Na sede do IEAVi é possível conferir diversas mostras e exposições de artistas locais, dos mais variados gêneros. A Galeria Augusto Meyer e o Espaço Maurício Rosenblatt ficam localizadas no 3º andar da CCMQ, e a Fotogaleria Virgílio Calegari, no 7º andar.

 

 

Mais informações
3º e 7º andares CCMQ: Rua dos Andradas, 736 | Centro Histórico – Porto Alegre (RS)
Segunda, das 14h às 21h; terça a sexta, das 10h às 21h; sábado, domingo e feriados, das 12h às 21h
Facebook

 

MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) é uma das mais importantes instituições culturais do Estado. Seu acervo conta com mais de 3660 obras de arte, entre peças nacionais e internacionais. As obras vão da primeira metade do século XIX até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais. O belíssimo prédio que abriga o museu data de 1913 e já transpira arte por si só. Com 60 anos de história, o museu conta com uma extensa política de acervo, por meio de visibilidade, conservação e produção de conhecimento original sobre as obras de sua coleção.

 

 

Mais informações
Praça da Alfândega, s/n° | Centro Histórico – Porto Alegre (RS)
Terça a domingo, das 10h às 19h;
Site | Facebook

 

Acervo Artístico

O Acervo Artístico da Prefeitura de Porto Alegre é constituído por duas grandes coleções de pintura: a Pinacoteca Ruben Berta e a Pinacoteca Aldo Locatelli. A primeira foi formada por Assis Chateaubriand, ainda na década de 1960. Seu acervo fechado conta com peças de Portinari, Di Cavalcanti, Manabu Mabe, Lasar Segall, ngelo Guido, além de belos exemplares da arte pop britânica, de Alan Davie, Allen Jones e Graham Sutherland. Já a segunda, teve o início da sua coleção ao fim do século XVIII, pela Câmara Municipal de Porto Alegre. No acervo estão obras de importantes artistas gaúchos, como Vera Chaves Barcellos, Oscar Boeira, Libindo Ferrás, Angelo Guido, Henrique Fuhro, Antônio Cândido de Menezes, Carlos Scliar e Regina Silveira, bem como peças de nomes nacionais e internacionais como Carlos Oswald, Frank Schaeffer e Guttmann Bicho.

 

 

Mais informações
Pinacoteca Ruben Berta
R. Duque de Caxias, 973 | Centro Histórico – Porto Alegre (RS)
Segunda a sexta, das 10h às 18h
 

Pinacoteca Aldo Locatelli
Paço dos Açorianos – Praça Montevidéu, 10 | Centro Histórico – Porto Alegre (RS)
Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h

Site

 

E então, que tal criar seu próprio roteiro cultural com essas dicas e ficar por dentro do que acontece no mundo da arte, sem sair de Porto Alegre? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e deixe seu comentário se tiver mais sugestões 😉

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIAR UM COMENTÁRIO

Logo Inédita