House of All: conheça o polo de economia colaborativa do bairro Pinheiros-SP

No dicionário, o termo colaboração se refere a um trabalho feito em comum com uma ou mais pessoas, cooperação, ajuda, auxílio. Na prática, essa palavra pode ter um sinônimo em inglês, mas criado e usado por brasileiros. O House of All é um polo de economia colaborativa que nasceu em São Paulo, no bairro Pinheiros. Na casa onde tem tudo, tem comida, roupa, conhecimento, trabalho, tudo compartilhado. O projeto foi criado em 2013, pelo designer Wolf Menke.

 

houseofall2

 

A House of All é um espaço de economia colaborativa, onde estão localizadas casas com tipos diferentes de compartilhamento. A House of Learning é um lugar para conhecimento, para ensinar e aprender. A pessoa aluga o local e pode ministrar sua palestra, curso, e paga conforme o preço que vai cobrar pelo evento. Além de um auditório, há espaço para reuniões menores. Uma delas é a Sala Coração com paredes caligrafadas para inspirar boas conversas, além de ser totalmente equipada e moderna.

 

Casa de tudo…

A House of Work é um local para dividir espaços com pessoas diferentes que querem trabalhar. Você pode alugar por quanto tempo precisar e compartilhar a sua rotina com profissionais totalmente diferentes de você. Segundo os frequentadores do local parece a casa da Vó, só que sem o cheirinho de bolo. Além das modalidades de aluguel mais “tradicionais”, há também um aluguel por hora, pra chegar, sentar e trabalhar a custo bem acessível e sem burocracia nenhuma.

 

houseofwork

 

Outro espaço é a House of Food, um lugar para você ter o seu restaurante por um dia. É a primeira cozinha profissional compartilhada do mundo, planejada para cozinheiros independentes. A proposta é supersimples, alugar uma cozinha toda equipada, cozinhar, vender e lucrar com a sua comida. O lugar dá apoio com a operação do bar e do salão.

 

O House of Bubbles se divide em lavanderia, aluguel de roupas e bar. O aluguel de roupas funciona com uma assinatura, na qual a pessoa paga por mês e tem direito a escolher um número x de roupas para usar por um x número de dias. Segundo eles, é uma ideia para mudar a forma como as pessoas consomem e vestem moda. No local também há uma lavanderia, onde é possível esperar a roupa ficar limpinha tomando uns bons drinks no bar. Destaque também para um ofurô, ambiente exclusivo para assinantes, com a ideia de relaxar mesmo ou até fazer uma reunião de trabalho inusitada.

 

Lá também há um espaço chamado Bubbles Lab, um local onde as pessoas podem mostrar as suas criações. A proposta é que os projetos futuramente sejam comercializados e, obviamente, gerem renda para os seus criadores.

 

House-of-Bubbles

 

Compartilhar para crescer

 

A House of All foi criada pelo Wolf em um momento em que ele estava cansado da rotina que vivia trabalhando em agência de publicidade. Já adepto do compartilhar em seu dia a dia, decidiu abrir uma empresa que realmente o levasse a gostar do que fazia e também contribuísse para o bem de uma forma geral.

 

Superconsolidada em Pinheiros, a ideia foi crescendo, e já inaugurou novos espaços iguais em outros bairros de São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. A ideia do criador é levar isso também para fora do país.

 

Outro projeto muito interessante é a possibilidade da pessoa poder fechar um pacote com todos os serviços, como alugar o espaço para trabalhar, roupas, comidas. Isso deve ser oferecido em uma plataforma digital, que estará conectada em um sistema de rede. Isso significa que a pessoa pode usar o seu pacote não só onde comprou, mas também em outras cidades que possuam o serviço, inclusive no exterior.

 

A propósito, se você se interessa bastante por esse assunto, nós já falamos muito sobre colaboração aqui no blog. Dá uma lida em outras matérias >aqui.

Você também pode gostar disso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *