Como se planejar para mudar de apartamento

Não existe fórmula para determinar o melhor momento para mudar de casa. Essa situação pode acontecer por uma série de motivos.

O importante é que você faça a mudança de forma planejada para não comprometer sua renda nem as demais atividades do cotidiano. Com algumas dicas simples, você vai ver que através de um planejamento financeiro é perfeitamente possível alcançar seus objetivos.

 

•  Boas razões para mudar de apartamento  •

Além de uma mudança de emprego, ou de ter altos custos com a manutenção de seu imóvel atual, há vários aspectos que trazem aquela sensação de que chegou a hora de procurar outro lugar para morar.

 

Crescimento da família

A chegada de um filho transforma completamente a nossa rotina. O ideal é mudar para outro imóvel antes do nascimento da criança, para que sua família possa receber o novo integrante de maneira mais tranquila.

 

Privacidade comprometida

De uma hora pra outra, você se vê morando entre dois novos prédios. A casa térrea da vizinha deu lugar a um paredão, que não apenas está bloqueando a vista do seu terraço, como comprometendo a sua privacidade. É amigo, a solução para se livrar dos olhares indiscretos pode ser trocar de casa.

 

O seu bairro atual é distante dos seus compromissos diários

Um trânsito ruim estraga o dia de qualquer pessoa. Enfrentar engarrafamento e demorar mais tempo para se deslocar afeta negativamente sua qualidade de vida, causando maior estresse e diminuindo o seu sono e o tempo que você tem em casa.

 

Uma localização mais interessante reduz o seu tempo gasto com o transporte. Morar próximo ao seu trabalho e à escola dos seus filhos torna a rotina menos desgastante.

 

O ideal é mudar de casa para a escola ficar mais perto, facilitando o deslocamento dos filhos e contribuindo para dar a eles mais conforto.

 

Você quer um upgrade na qualidade de vida

Você está bem na sua carreira. Já formou seu patrimônio básico e, há algum tempo, vive no seu primeiro imóvel. Seu poder aquisitivo aumentou e você quer 2 coisas: investir em mais qualidade de vida e ampliar do patrimônio da família. Este é o momento certo para adquirir um imóvel maior, mais confortável e em uma área mais valorizada – você e sua família merecem.

 

•  O que você precisa fazer para planejar a compra do seu próximo apartamento  •

Não existe mágica. A forma mais eficiente para atingir um objetivo é fazer um planejamento com as ações necessárias que deverão ser realizadas. Somente assim será possível acumular os recursos necessários para que esse investimento aconteça.

 

Por onde começar?

Saiba onde você deseja chegar: antes de começar a elaborar o seu planejamento financeiro, é essencial definir qual é o principal objetivo. Ou seja: as características do imóvel que pretende comprar e o quanto vai precisar investir nessa compra. Assim, fica mais fácil elaborar um plano de ação eficiente e realista.

 

Alguns especialistas distribuem a renda em “caixas” contendo as necessidades do que se gasta mensalmente. É um cálculo médio que pode ser feito para garantir o planejamento financeiro saudável: 55% do custo de vida tem que estar na sobrevivência (aluguel, condomínio, alimentação…); 10% nos desejos/objetivos; 10% no conhecimento; 10% na diversão; 10% na liberdade financeira (aposentadoria) e 5% em doação.

 

Conheça os gastos extras relacionados à compra de um imóvel

Na hora de fazer as contas, é necessário incluir algumas taxas cartoriais, tributos e, em vários casos, os custos com reforma e manutenção.

São gastos variáveis – eles são influenciados pelo preço e localização do imóvel, e podem representar um custo extra de, em média, 8% no valor do investimento.

 

Cuide das finanças

Ter uma boa reserva financeira ajuda na hora de fechar negócio.

Você pode dar uma entrada maior e, eventualmente, pegar um financiamento com condições mais favoráveis.

 

Procure sempre ter um controle dos gastos e verifique o que é possível cortar. Assim, poderá juntar dinheiro com mais facilidade e rapidez, sem abrir mão de seu padrão de qualidade de vida.

 

Mantenha seu controle financeiro atualizado

Você precisa ter controle sobre os gastos. E pode usar a tecnologia a seu favor. Com uma rápida pesquisa na internet, você encontra uma grande variedade de planilhas gratuitas, aplicativos e ferramentas, que podem ser instalados em um smartphone sobre organização financeira. Cadastre todas as despesas, e mantenha esse arquivo sempre atualizado.

 

Pequenas metas de economia para o ano

Realizar um grande objetivo fica mais fácil se você dividi-lo em metas menores. É uma maneira mais eficiente de executar metas mais realistas, mantendo você focado no seu planejamento financeiro.

 

Procure entender mais sobre investimentos

Saber como economizar é apenas uma parte do plano. Para  conseguir atingir um objetivo financeiro mais rápido, é fundamental fazer com que o seu dinheiro trabalhe a seu favor. E ele não costuma fazer isso na poupança ou na conta-corrente. Aprender como funciona o mercado financeiro é uma boa dica para poder entender como fazer um bom investimento. Atualmente, é possível encontrar diversas aplicações que apresentam baixo  risco  e  proporcionam bons ganhos.

 

Pesquise por melhores condições de pagamento

Bom senso nunca é demais. Os custos que envolvem a compra de um imóvel são altos e podem comprometer a qualidade de vida da sua família. Pesquise bastante as condições disponíveis no mercado antes de tomar qualquer decisão. Faça simulações, converse com diferentes instituições financeiras e escute o que elas têm a oferecer.

 

Também é possível encontrar ótimas oportunidades ao adquirir um imóvel na planta, ou contratar um financiamento da própria construtora. No mercado também existe variedades de crédito imobiliário pouco comuns, como o consórcio.

 

Dando passos bem calculados e do tamanho da sua perna, vai ser mais tranquilo alcançar seu objetivo de mudar de apartamento.

 

📌 Falando em próximos passos, que tal compartilhar a sua jornada na busca por um imóvel novo? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!

Você também pode gostar disso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *