A boa do mês: agenda Wikihaus – Porto Alegre | Abril

A boa do mês: agenda Wikihaus – Porto Alegre | Abril

No dia 20 de março deixamos o verão para trás e entramos no outono. Isso quer dizer que os dias de intenso calor serão cada vez mais raros. Em vez disso, a meia estação nos presenteia com um clima ameno, uma ótima oportunidade para desligar o ar condicionado e sair de casa.

 

Confira a nossa agenda de abril em Porto Alegre e descubra qual é a boa para aproveitar a cidade. Esse mês, daremos sugestões de cursos, eventos ao ar livre, shows internacionais e até algumas atividades que podem melhorar o seu bem-estar de uma maneira incrível. Quer saber do que estamos falando? Então siga a leitura.

Arte, moda, comida e inovação

6/4 a 3/6: 11ª Bienal do Mercosul

Obra da 11ª Bienal do Mercosul

Obra de Adad Hannah integra a 11ª Bienal do Mercosul. Foto: Divulgação

Os amantes das artes plásticas estão entusiasmados porque em 2018 Porto Alegre volta a receber a Bienal do Mercosul (a última edição foi em 2015, e em 2017 não houve por falta de recursos). Com o título de O Triângulo Atlântico, a Bienal lança um olhar sobre o triângulo que interliga América, África e Europa.

 

Serão 70 artistas e coletivos de artistas, com obras espalhadas pelo Santander Cultural, Memorial do Rio Grande do Sul e Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), localizados na Praça da Alfândega, e também na Igreja Nossa Senhora das Dores (Rua dos Andradas, 587) e Quilombo do Areal da Baronesa (Avenida Luiz Guaranha, 2). Mais informações no site da Bienal.

8/4: Casa Modaut – Um espaço para a moda autoral

Na quarta-feira, dia 8, às 17h, ocorre o lançamento da Casa Modaut, que fica na Rua Miguel Tostes, 897. O espaço dá continuidade ao projeto que promove a moda autoral e já realizou quatro eventos que reuniram mais de 5 mil pessoas e 60 marcas.

 

A Casa Modaut terá cinco marcas residentes (Aurora Moda Gentil, Colorê Patchwork, Lucas Moraes, Mudha e SUEKA, todas com escritório e showroom no local) e cinco convidadas. A festa de lançamento terá a música de Cássio Augusto Ramos, cerveja artesanal e pizzas da The Walking Pizza. Mais informações na página do evento no Facebook.

9/4 e 10/4: Fórum da liberdade terá encontro com presidenciáveis

Porto Alegre receberá mais uma edição do Fórum da Liberdade, que promove debates entre grandes palestrantes sobre possíveis soluções a problemas do Brasil e da América Latina. O evento acontece na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Para se inscrever, acesse o site do Fórum.

 

Entre os palestrantes já confirmados estão o juiz Sérgio Moro, o influenciador de marketing Neil Patel, a escritora Lya Luft, o treinador Bernardinho e outros. O fórum também contará com um encontro com presidenciáveis, que deverá ter Ciro Gomes, Flávio Rocha, Geraldo Alckmin, João Amoedo, Marina Silva e Jair Bolsonaro.

11/4 a 15/4: Muita comida e música no aniversário do Iguatemi

O Iguatemi vai comemorar seus 35 anos com o evento Food Festival, que traz ao shopping diversos food trucks, bandas, DJs e arte, entre os dias 11 e 15, sempre a partir das 17h. A festa ocorre no estacionamento, ao lado da farmácia Panvel.

 

Os food trucks convidados são Arashi Sushi, Ice Truck 1934, Itamae Yakisoba, Johnny Burgers, Pueblo, Taco Pub, Texas Fumaçaria, Tuca Truck e Vintage Café. Acesse a página do evento no Facebook e confira mais informações.

12/4: SXSW em foco no ADVBeer

ADVBeer

ADVBeer é o nome do happy hour com conteúdo da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVBRS). O primeiro evento do ano terá como tema Review SXSW – Como interpretar os sinais do maior evento de inovação do planeta.

 

Os convidados são Melissa Lesnovski (diretora de inovação da Aldeia.biz e professora da Unisinos), Daniel Bittencourt (coordenador do curso de Comunicação Digital da Unisinos), que contarão suas experiências no último SXSW, grande evento de tecnologia e inovação que acontece em Austin, nos Estados Unidos. A mediação será de Jonatas Abbott, CEO da Dinamize.

 

O 15º ADVBeer acontece na quinta, dia 12, das 18h às 21h, na sede da ADVB/RS (Avenida Edvaldo Pereira Paiva, 1000). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste formulário. Mais informações na página do evento no Facebook.

14/4: Porto Alegre no circuito de eventos do Women Techmakers

O Women Techmakers (WTM) é uma iniciativa do Google que visa promover a inclusão das mulheres na área da tecnologia. Ao longo dos meses de março e abril, ocorre um circuito mundial de eventos, e Porto Alegre é um dos locais que integram essa rede.

 

O evento acontece no sábado, dia 14, das 9h às 17h, na Faculdade Dom Bosco (Rua Marechal José Inácio da Silva, 355). O WTS inclui palestra, workshops e painel com representantes de comunidades da região. Mais informações na página do evento no Facebook.

Eventos ao ar livre – aproveite o tempo bom

Sem o calor excessivo do verão e antes das baixas temperaturas do inverno porto-alegrense, encontramos a melhor época para fazer atividades ao ar livre. Então aproveite e confira, abaixo, alguns programas para aproveitar o mês de abril.

9/4: Amo-te Segundas – Um pedacinho de Lisboa em Porto Alegre

Amo-te Segundas

Amo-te segundas conta sempre com a participação da banda Alma Lusitana

A festa Amo-te Segundas é promovida sempre na segunda segunda-feira do mês. É uma organização da 7 Marias Produtora, com a confeitaria de doces portugueses Amo-te Lisboa e Casa de Portugal. O evento ocorrerá das 19h às 21h na galeria que fica na esquina da Avenida Independência com Rua Ramiro Barcelos.

 

Além da possibilidade de experimentar delícias como o pastel de Belém, pastel de Santa Clara, doce de amêndoas e outros quitutes lisboetas, a grande atração é a apresentação da banda Alma Lusitana, tocando o melhor do fado, gênero tradicional português. A entrada é gratuita. Saiba mais na página do evento no Facebook.

21/4: Vizinhança na calçada – Atividades na rua Olavo Bilac

O Vizinhança na Calçada é um grupo que se formou para ocupar a Rua Olavo Bilac, na Azenha, quase no limite com a Cidade Baixa. Alguns moradores se deram conta de que o número de assaltos no local era alto em função de a rua estar sempre deserta. O evento do sábado, dia 21, faz parte disso.

 

Entre as 15h e as 19h, na quadra entre a Lima e Silva e José do Patrocínio, haverá jogos, brincadeiras, lanche coletivo, filhotes de cães e gatos para adoção e outras atividades. Um evento adequado para pessoas de todas as idades. Saiba mais na página do evento no Facebook.

Os poderes do yoga – benefícios para a mente e para o corpo

O yoga é uma prática difícil de explicar. A atividade está estabelecida na sociedade indiana há milhares de anos e conquista cada vez mais adeptos no Brasil. Ele integra técnicas de respiração, exercícios físicos e meditação, visando sempre o bem-estar do praticante. Que tal aproveitar os dias agradáveis para experimentar o yoga ao ar livre?

8/4: Yoga e dança no Parque da Redenção

No domingo, dia 8, você poderá praticar yoga e dança contemporânea em um dos símbolos da capital gaúcha, o Parque da Redenção. O professor Kaiã Machado dará a aula de yoga e, em seguida, a prática de dança e criação será orientada pela professora Bethany Martínez. A atividade envolve pranayama, ásanas, relaxamento, alongamento, dinâmica em grupo, improvisação e criação.

 

O aulão começa às 9h e é aberto a todas as pessoas – mesmo para quem não tem experiência em yoga ou dança. A contribuição sugerida (espontânea) é de R$ 20, e o ponto de encontro é a grama do lado do espelho da água (no lado direito para quem está de costas para a Ufrgs). Mais informações na página do evento no Facebook.

12/4, 19/4 e 26/4 – Yoga na Praça da Encol

Se o parque que você frequenta é a Praça da Encol (Avenida Nilópolis), a prática de yoga orientada pode ser feita todas as quintas-feiras, às 17h. Também não é necessário ter experiência. Recomenda-se levar um tapete, canga ou toalha, água e usar protetor solar e roupas confortáveis.

 

A contribuição também é espontânea. A atividade é promovida pelo Coletivo Namaskar, que realiza yoga guiado em outros locais, datas e horários. Para conferir a lista de eventos do coletivo, acesse esta página. Para saber mais sobre a atividade nas quintas na Praça da Encol, acesse a página do evento no Facebook.

Cursos para qualificação profissional e pessoal

Se você deseja progredir na sua carreira profissional ou, caso esteja desempregado, encontrar trabalho, qualificar-se é essencial. Mas mesmo quem está plenamente satisfeito com seu emprego pode encontrar em um curso uma ótima oportunidade para arejar a cabeça, aprender coisas novas e quem sabe até descobrir um hobby.

7/4: Para os criativos – Desbloqueio na escrita

É difícil encontrar alguma pessoa que trabalhe com redação e nunca tenha crises criativas. Olha para a tela do computador e não consegue sair do branco de uma página sem nada escrito. Para ajudar os criativos que têm esse problema, a Livraria Baleia e a professora Moema Vilela promovem a oficina Desbloqueio Criativo.

 

Haverá exercícios em grupo, orientados a partir de práticas longamente experimentadas por escritores e teóricos da criação. E também um intervalo para brunch. Qualquer pessoa pode participar, mesmo que não tenha intimidade com a escrita literária. O evento acontece na Livraria Baleia (Rua Santana, 252), das 11h às 15h. As inscrições podem ser feitas nesta página e custam R$ 70.

21/4: Produza seus próprios temperos – Curso de horta orgânica

Tem o sonho de plantar seus próprios temperos mas não faz ideia de como começar? O curso Horta Orgânica: Temperos da Fabrique pode ser a solução. Um especialista no assunto ensinará todos os truques – desde o preparo do vaso até como prevenir e resolver os principais problemas que surgem.

 

O conhecimento pode ser aplicado até por quem mora em um apartamento e não tem muito espaço. No final, cada participante leva para casa quatro mudas (alecrim, tomilho, salsinha e cebolinha) para iniciar sua horta. Além de garantir ingredientes frescos e sem agrotóxicos, é uma prática desestressante que torna as refeições muito mais agradáveis.

 

O curso acontece na Fabrique (Avenida Polônia, 1073) e o investimento é de R$ 180. Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook, ligue para (51) 3516-5721 ou envie um e-mail para contato@fabrique.cc.

Porto Alegre na rota dos shows internacionais

A capital gaúcha segue sendo parada obrigatória de grandes nomes da música que fazem turnês pela América do Sul. Em abril, os gaúchos poderão conferir shows internacionais de jazz, rock, reggae e de um dos grandes nomes da música do nosso continente.

21/4: Jorge Drexler apresenta o álbum Salvavidas de Hielo

Jorge Drexler se apresenta em Porto Alegre dia 21

Vencedor do Oscar de de melhor canção original em 2004 por Al Otro Lado Del Río (composta para o filme Diários de Motocicleta), o uruguaio Jorge Drexler lança seu 13º disco em show no auditório Araújo Vianna.

 

O álbum anterior, Bailar en la Cueva, conferiu ao músico dois prêmios no Grammy Latino (por gravação do ano e melhor álbum de cantautor). Em Salvavidas de Hielo, o violão é o eixo central, mas Drexler leva sua banda completa para a turnê. Mais informações aqui.

24/4: Uma noite com a diva do jazz no Araújo Vianna (Araújo)

Porto Alegre está entre as cidades que a canadense Diana Krall visitará na turnê de lançamento do disco Turn Up The Quiet. A pianista é a única cantora de jazz que teve oito álbuns estreando no topo da Billboard Jazz Albums. Além disso, já conquistou cinco prêmios Grammy.

 

O novo disco marca o retorno de Diana às suas raízes sonoras, depois de flertar com o pop e a bossa nova. Ela recria clássicos da música americana com novos arranjos. O show acontece às 21h, no auditório Araújo Vianna. Os ingressos vão de R$ 300 a R$ 700. Mais informações aqui.

26/4: As boas vibrações do reggae jamaicano

As mortes de Bob Marley e Peter Tosh deixaram quase órfãos os fãs de um bom reggae. Quase, porque bandas como Israel Vibration seguem na ativa. Para a sorte dos porto-alegrenses, o grupo seminal do reggae jamaicano, formado na década de 1970, apresenta-se na cidade. O show acontece no Bar Opinião dia 26, uma quinta-feira, às 23h.

 

A banda trará as grandes composições que marcaram sua longeva trajetória, que contempla mais de 25 álbuns. Aproveite e compre ingresso do primeiro lote, que custa R$ 110 inteiro, R$ 60 para quem doar 1 kg de alimento não perecível e R$ 55 para estudantes e idosos. Mais informações no site do Opinião.

28/4: Clássicos do Deep Purple com Glenn Hughes

Os saudosistas do rock dos anos 70 certamente têm no inglês Glenn Hughes um de seus ídolos. Em seu currículo está o posto de baixista do Deep Purple, banda em que dividiu os vocais com David Coverdale entre 1973 e 1976. Hughes também teve uma breve passagem como vocalista do Black Sabbath, em 1985 e 1986.

 

Na sua turnê pelo Brasil, o veterano revisitará clássicos setentistas do Deep Purple. O show ocorre no dia 28, sábado, e a venda de ingressos está no terceiro lote: R$ 200 inteira, R$ 180 para quem doar 1 kg de alimento não perecível e R$ 100 para estudantes e idosos. Mais informações aqui.

 

Compartilhe a agenda Wikihaus com seus amigos e, a partir de nossas dicas, organize-se para aproveitar o mês de abril da melhor forma possível na cidade! 😁

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIAR UM COMENTÁRIO