Dicas essenciais para morar sozinho: o guia definitivo

Dicas essenciais para morar sozinho: o guia definitivo

Morar sozinho é fazer o que você quer, mas ser responsável por o que você faz. Assim como tudo na vida, viver por conta própria também necessita equilíbrio. Tem o lado excelente, da privacidade e da liberdade, e também o lado complicado, do dever e do comprometimento. Para quem está pensando em dar esse passo, temos algumas dicas – a começar com um incentivo: pode parecer assustador, difícil e trabalhoso morar sozinho, mas com organização, planejamento e disposição, tudo dará certo!

 

Anote essas sugestões e prepare-se para embarcar na melhor jornada da sua vida.

 

Tudo começa com a organização dos gastos

 

Já falamos aqui sobre educação financeira. E, quando o assunto é morar sozinho, é necessário voltar a esse tema. Antes de se mudar, você precisa planilhar todos os seus possíveis gastos e entender qual é o limite do seu orçamento. Assim, você também pode ter uma noção de quanto pode investir em móveis e utensílios para seu lar.

 

Se você ainda não organiza suas finanças, comece hoje mesmo (antes de se mudar)! Quando se mora sozinho, é preciso reservar parte do orçamento para despesas essenciais (como água, luz, condomínio, IPTU, internet, alimentação e outros). Logo, os gastos superficiais precisam ser contidos (delivery, passeios, comprinhas extras), ainda que possam ser mantidos. Para começar, crie uma tabela ou crie uma conta em um aplicativo de finanças, e anote todas as suas contas fixas – elas podem ocupar até 50% da sua renda.

 

Esse e-book da Organizze pode ajudar bastante na sua organização financeira.

 

Priorize o mais importante

 

Quem nunca montou uma pasta com referências de decoração ou não se pegou rabiscando o projeto da casa ideal no papel? É comum que você imagine o lar perfeito, com o seu estilo e móveis dos sonhos. Calma, você ainda vai chegar lá! Só considere que, no início, você precisa pensar no que é realmente importante.

 

Comece pelo mínimo e pelo básico: o que é realmente importante para viver? Faça listas! Pense em cada cômodo e vá anotando os itens essenciais para cada um. Tente desconsiderar ao máximo o que é supérfluo. Lembre-se que você pode organizar um chá de casa nova, convidar todos os seus amigos para celebrar esse momento e, claro, sugerir itens para presentes. Assim, você também economiza!

 

Decore e economize (ao mesmo tempo)

 

Escolher apenas os itens essenciais para sua casa nova não significa não investir em decoração. Pelo contrário, você já pode começar a deixar seu lar com a sua cara, mesmo sem gastar muito.

 

Reciclar é sempre uma boa pedida. Uma garrafa bonita pode virar abajur, um prato antigo pode virar quadro na parede, uma lata vazia pode virar vaso de flor. Sim, são muitas as possibilidades.

 

Paletes

Você pode reutilizar esses objetos para fazer painéis, armários e até móveis. Use a criatividade e crie ambientes rústicos e industriais – dois estilos em alta.

 

 

Escadas

Use escadas antigas para criar estantes e apoios. Você complementar com vidro ou madeira e usá-las na sala, no quarto ou até mesmo no banheiro, para pendurar toalhas.

 

 

Caixas de madeira

Um item superfácil de ser encontrado e que pode ser utilizado como prateleira. Você pode pintar ou somente lixar as caixas, pendurá-las nas paredes ou empilhá-las.

 

 

Adote alguns hábitos de organização

 

Quando se mora sozinho é preciso pensar em todos os detalhes. Mesmo que você divida sua casa com outra pessoa, a atenção aos pequenos detalhes é fundamental, para evitar bagunças e contratempos. Sabemos que sua rotina é atribulada, por isso selecionamos alguns hábitos que podem ser adotados e ajudar muito na administração do seu lar.

 

  • Arrume sua cama ao acordar: assim, você já mantém a boa aparência do seu quarto – o que aumenta a vontade de organizar a casa.
  •  

  • Estenda suas roupas depois de lavar: quer evitar ter que passar suas roupas? Depois de lavá-las, mantenha-as em cabides para secar. Não esqueça de organizá-las assim que secarem, assim você evita criar pilhas e mantê-las fora de ordem.
  •  

  • Invista em uma alimentação prática: morar sozinho não significa esquecer de cuidar da alimentação. Invista em alimentos práticos ou cozinhe uma vez por semana e congele pratos prontos – assim, você evita comer besteiras.
  •  

  • Não acumule louça na pia: ver um monte de itens sujos para lavar desestimula ainda mais a realização dessa tarefa. Por isso, no final de cada refeição, já lave todos os utensílios que utilizou. Isso ajuda a manter a cozinha organizada.
  •  

  • Limpe sua geladeira com frequência: você pode fazer isso a cada quinze dia. Isso evita que você acumule alimentos vencidos, deixe o local com cheiro desagradável e desperdice comida.
  •  

  • Faça você mesmo sua faxina: assim, além de economizar, você se conecta definitivamente com seu ambiente, sabe exatamente o que precisa e se esforça para manter tudo em dia.

 

Invista em alguns truques

 

Morar sozinho é também apostar em algumas improvisações. Como tirar aquela mancha difícil, como esquentar comida da maneira correta, como dobrar roupas de forma prática. Separamos alguns truque para cada cômodo da casa. Inspire-se!

 

Quarto

Dobrar camisetas, blusas e camisas nem sempre é uma tarefa fácil. E quando não se consegue fazer isso, a tendência é ampliar a bagunça. Existe um método que pode facilitar (e muito!) o processo de dobrar roupas e que torna menos chata essa tarefa – ainda mais pelo desafio que praticá-la.

 

 

Cozinha

Sabe quando sobra aquela comida e você quer requentar no micro-ondas? Pois então, faça da maneira correta! Temos duas dicas. Para pratos com comida, disponha o alimento ao redor do prato, deixando um buraco no centro, para que tudo esquente da mesma forma. Já para alimentos que podem ficar moles, como pães e pizza, não esqueça de colocá-los no aparelho com um copo d’água.

 

 

Banheiro

Você detesta sair do banho e não poder se olhar no espelho, que está todo embaçado por conta do vapor do chuveiro? Então, um truque bem básico pode acabar com esse problema! Coloque um pouco de shampoo em um pano e aplique no espelho. Não esqueça de retirar o excesso.

 

 

Lavanderia

Manchas de suor são um pesadelo, principalmente em roupas brancas. Sabe como você pode retirá-las de vez? Com o truque do limão. Esprema meio copo da fruta e complete com a mesma quantidade de água. Borrife sobre as manchas e esfregue gentilmente. Lave a roupa normalmente e voilà!

 

 

Pronto para morar sozinho? Com essas dicas, as coisas podem ficar mais fáceis. Siga nossos conselhos e aproveite esse momento tão especial! Tem mais alguma dica? Compartilhe conosco nos comentários 🙂

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIAR UM COMENTÁRIO