blank

Cocriação: você sabe o que é?

Certamente você já ouviu falar sobre o termo cocriação, não é mesmo? Mas você sabe o que exatamente o universo da cocriação significa? Sabe qual a sua importância para as empresas e para a sociedade como um todo?

 

Cocriação: você sabe o que é?

 

O termo cocriação ainda é bastante recente. Mesmo que a sua prática esteja sendo cada vez mais utilizada por inúmeros setores e empresas do mundo todo, são poucas as informações que podemos encontrar sobre ele.

 

O que é?

Basicamente, a cocriação está ligada a prática de empresas que buscam a inovação por meio do engajamento e da participação de pessoas. Isso traz benefícios para todas as partes envolvidas no processo.

 

Antes as empresas estavam muito mais preocupadas em oferecer os seus bens e serviços aos consumidores. Hoje, a competitividade aliada à busca incessante por inovar no mercado está transformando o modo de pensar e agir das empresas. Isso faz da cocriação uma forma de encontrar novas soluções por meio da inteligência coletiva.

 

A cocriação veio para fazer a diferença. Vivemos em uma sociedade cada vez mais preocupada em fazer parte da construção de novas ideias que visem a melhoria e a satisfação das suas necessidades.

 

Cocriação: você sabe o que é?

 

Por que utilizar essa metodologia?

Este é o princípio básico do que podemos entender sobre o universo da cocriação. É a busca por resultados inovadores a partir do envolvimento de pessoas em torno de um propósito comum e que, ao mesmo tempo, agregue valor para elas.

 

Como funciona?

Para os especialistas em inovação, os princípios básicos da cocriação se dão a partir do conjunto de diversos fatores que envolvem:

  • Empatia, como ponto principal
  • Junção de pessoas com experiências diferentes
  • Encorajamento da produção de ideias

 

A Fronteer Strategy, empresa holandesa especializada em cocriação, estabelece os cinco princípios orientadores da cocriação. Eles são: o estímulo à participação, a seleção das melhores ideias, a conexão de mentes criativas, o compartilhamento de resultados e o constante desenvolvimento.

 

Além destes princípios, a cocriação também pode ser encontrada em diferentes abordagens aplicáveis às empresas em busca da melhoria em seus produtos.

 

Empresas que utilizam metodologias de Design Thinking, Brainstorm ou Teoria U para a geração de novas ideias estão fazendo usando a cocriação.

 

A cocriação está inserida em diferentes ferramentas. Pode ser utilizada nos mais diferentes contextos, sempre quando há a necessidade de se criar algo novo e encontrar novas soluções.

 

O grande desafio está no fato das empresas conseguirem coordenar a colaboração. Além disso, saber aproveitar as opiniões de todos os envolvidos e partir para soluções muito mais eficazes.

 

Cocriação: você sabe o que é?

 

Cocriação no Brasil

No Brasil, estamos muito próximos do universo da cocriação.

 

Segundo pesquisa do Ibope, mais de 60% das empresas brasileiras já realizaram algum tipo de projeto baseado na colaboração e participação das pessoas. Legal, né?

 

E na prática, como é?

Inúmeras empresas brasileiras estão acreditando nessa nova forma de compartilhamento de ideias e aprendizado conjunto.

 

Um exemplo é a empresa Natura. Esta conta com diferentes projetos de cocriação . Tudo com o objetivo de utilizar a colaboração para gerar inovação e valor compartilhado.

 

Projetos da empresa como:

  • Natura Campus, um espaço de colaboração e construção de relacionamento com instituições de ciência e tecnologia, empresas e empreendedores
  • Cocriando Natura, uma plataforma online onde os consumidores podem colaborar com a empresa na criação de soluções inovadoras para seus produtos

Esses são alguns exemplos de cocriação que a empresa acredita e utiliza.

 

Aqui, no Rio Grande do Sul, temos outro exemplo na prática. É a própria Wikihaus, que vê a cocriação como ferramenta essencial para o desenvolvimento de novos projetos que ofereçam melhores experiências no mercado imobiliário.

 

Workshop de Cocriação realizado pela Wikihaus na Perestroika

Workshop de Cocriação realizado pela Wikihaus na Perestroika

 

Esta é a proposta da cocriação!

Uma ferramenta baseada na premissa de que a criação de um novo produto ou serviço deixa de ser um processo unilateral para tornar-se totalmente bilateral. O consumidor tem o papel determinante na produção de novas ideias e soluções.

 

Ouvir as pessoas e construir ideias juntos é uma forma muito mais eficaz para as empresas descobrirem as reais necessidades dos seus consumidores. Assim podem desenvolver produtos e serviços a partir de uma forma mais inteligente e, acima de tudo, mais humana.

Você também pode gostar disso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *