A boa do mês: agenda Wikihaus – Porto Alegre | Dezembro

A boa do mês: agenda Wikihaus – Porto Alegre | Dezembro

Como foi 2017 para você? Bom, de uma coisa não podemos reclamar: foi um ano e tanto no quesito agenda. Porto Alegre foi palco de atrações incríveis nos últimos meses. Shows nacionais e internacionais, ocupações urbanas, muita gastronomia e boa bebida. São diversas as iniciativas tomando conta da capital gaúcha, motivando não só a população a explorar a cidade, mas também os setores da arte, da sustentabilidade e da economia colaborativa.

 

E nesse fechamento de ciclo, tem muita coisa especial vindo por aí. Fique de olho em qual é a boa do mês e confira uma seleção com os melhores eventos em Porto Alegre na agenda Wikihaus de dezembro! 📆

 

Boa gastronomia: para fechar o ano com boa comida e bebida

02/12: Vinho na Praça – Um ode ao vinho brasileiro

Quem disse que vinho e verão não combinam? Quem disse que vinho bom é só o estrangeiro? Certamente, estava enganado! E para provar isso, vem aí a primeira edição do Vinho na Praça, um evento promovido pela Vineria1976 e que promete agitar o início de dezembro em Porto Alegre. Trata-se de uma reunião para celebrar apenas bebidas (sensacionais) fabricadas no Brasil: uma ótima forma de celebrar a produção local. Para acompanhar, foodtrucks, atrações musicais e espaço reservado para os pequenos.

 

Tudo acontece em 02 de dezembro, das 14h às 21h, na Praça Doutor Maurício Cardoso (entre as ruas Félix da Cunha e Tobias da Silva – Bairro Moinhos de Vento). A entrada é gratuita! Mais informações na página oficial do evento no Facebook.

 

03/12: FoodPartyCB – Vem chegando o verão

 

 

A estação mais quente do ano está se aproximando e essa é uma ótima desculpa para curtir com a família e os amigos ao ar livre. A FoodPartyCB estará de volta à Praça Garibaldi com muita comida de rua, cerveja local, arte e, é claro, música. O evento se propõe a reapropriar espaços públicos, a fim de movimentar a população, e estimular o consumo local, dando vez a expositores de moda e design com foco em economia sustentável e colaborativa.

 

Tudo acontece na Rua José do Patrocínio (Praça Garibaldi), no dia 3 de dezembro, das 12h às 22h. A entrada é gratuita! Mais informações na página oficial do evento no Facebook.

 

03/12: Festival da Cerveja Artesanal – Seleção das melhores

Foi-se o tempo em que o Rio Grande do Sul era conhecido apenas pelos bons vinhos. Sim, nossas uvas são excelentes, mas nosso malte também. O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Por falar em cerveja, nosso estado é um dos que mais se destaca no quesito artesanal, com mais de 100 cervejarias em atividade em solo gaúcho. Tá bom para você ou quer mais? Tudo bem, tem mais: vamos celebrar esse título novamente com mais uma edição do Festival da Cerveja Artesanal Moinhos, um evento que combina muito com o verão e com boas companhias.

 

São mais de 40 torneiras, com os mais diferentes estilos, para todos os gostos. Além disso, os visitantes poderão prestigiar trabalhos autorais de pequenos empreendedores locais. Demais, né? O evento acontece no Parque Moinhos de Ventos, no dia 03 de dezembro, das 11h às 20h. A entrada é gratuita! Mais informações na página oficial do evento no Facebook.

 

10/12: Festival de FoodTruck – Com vista para o Guaíba

Domingo: aquele dia cheio de preguiça, de reunir quem a gente gosta e recarregar as energias. Se for frente para o Guaíba, a vista preferida dos gaúchos, tudo isso fica ainda melhor, não é mesmo? Então, essa é a ideia do Festival de FoodTruck, oferecer as melhores comidinhas e bebidinhas da região, em um ambiente descontraído e inspirador. Sim, vai ter muita cerveja, muito foodtruck, além de brinquedos infláveis para as crianças, bazar de Natal para quem está à procura de presentes e boa música ao vivo. Não dá para perder!

 

O evento ocorre no estacionamento do Clube do Professor Gaúcho (Av. Guaíba, 12060 – Bairro Ipanema), no dia 10 de dezembro, das 11h às 20h. A entrada é gratuita, para associados e não associados. Mais informações na página oficial do evento no Facebook.

 

Então é natal (e fim de ano)

03/12: Bienal no Natal – Concerto para Porto Alegre

 

 

Em 2017, a 11ª Bienal do Mercosul começou o ano com muita música. É claro que o encerramento também seria assim! A Bienal no Natal realiza um belíssimo Concerto para Porto Alegre em um local emblemático da cidade: a Igreja das Dores. No programa estão a Camerata Ars Antiqua e Mulheres de Bah!, sob a regência de Fernando Cordella, com a participação da mezzo-soprano Angela Diel e da soprano Andiara Mumbach, com obras de Telemann, Bach e Handel. No repertório, muitos clássicos de arrepiar!

 

Tudo acontece nas famosas escadarias, no dia 03 de dezembro, das 20h às 22h. A entrada é gratuita. Mais informações na página oficial do evento no Facebook.

 

10/12: Natal iluminado – Celebrando o espírito natalino

O Natal iluminado Sogipa já é um grande clássico da capital em épocas de final de ano. E não é para menos: são muitas as atrações para encantar adultos e pequenos. Benção natalina, apresentação do Coral Sogipa, show da Patrulha Canina, Orquestra de brinquedos, show de fogos de artifício e, claro, chegada do Papai Noel. Para completar uma seleção de foodtrucks sensacionais.

 

O evento acontece na sede da Sogipa (Rua Barão de Cotegipe, 400 – Bairro São João), no dia 10 de dezembro, das 20h às 23h. Para sócios, a entrada é um 1kg de alimento não perecível, para não sócios, os ingressos variam entre R$5 e R$15. Mais informações na página oficial do evento no Facebook.

 

07/12: #VemPraCB – Última festa do ano

#VemPraCB é um evento que sempre aparece por aqui. Se você já conhece ou se nunca foi, não pode perder a última edição do ano. Como sempre, vai ter muita ocupação de locais públicos, com o objetivo de trazer mais vida para as Praças e Parques portoalegrenses. Vai ter trabalho de empreendedores locais, beertruck, foodtruck e foodbike. Vai ter banda local animando a galera. Vai ter diversidade, consumo consciente, lixo zero, moda sustentável e entrada liberada para pets.

 

Tudo acontece na Praça Garibaldi (Rua José do Patrocínio), no dia 17 de dezembro, das 11h às 21h. A entrada é gratuita! Mais informações na página oficial do evento no Facebook.

 

Música nunca é demais (e tem para todos os gostos)

01 e 02/12: Tablado Andaluz – Simplesmente Flamenco

 

 

O hábito do povo Andaluz de cantar e bailar traduzindo suas vidas, suas dores e seus sentimentos em arte são os elementos que originaram originou o Flamenco, dança símbolo da cultura espanhola. Para celebrar e encantar com toda a intensidade emocional dessa arte, a Cia de Dança Flamenca Tablado Andaluz leva ao palco do Teatro Glênio Peres seu espetáculo “Simplesmente Flamenco”. Sob a direção artística e musical de Pedro Fernandez, o espetáculo trata o Baile Flamenco com simplicidade traduzida na sua forma mais pura, e na sua linguagem mais direta.

 

Serão duas apresentações, em 01 e 02 de dezembro, no Teatro Glênio Peres (Av. Loureiro da Silva, 255 – 2º andar da Câmara de Vereadores de Porto Alegre/RS – Bairro Centro Histórico), às 20h. A entrada é franca, mas os ingressos precisam ser retirados com antecedência. Mais informações na página oficial do evento no Facebook.

 

16/12: Bloco da Laje – Comemoração de 7 anos

Para-raio de maluco, loucos de amor, mensageiros da alegria. Esse é o Bloco da Laje! Já são sete anos de festança, onde a brincadeira é protagonista e onde é carnaval, em qualquer época do ano. Para celebrar esse aniversário, a festa será acolhida em um espaço muito especial da cidade, um espaço ancestral que carrega uma grande história sobre foliões e foliãs gaúchos: a apoteótica Banda da Saldanha. Tudo começa com uma roda de samba. Na sequência, as rainhas das Três Marias deixam a festa ainda mais empolgante. Ao cair do sol, a nave Laje toma conta, até à meia noite.

 

Está pronto para cair no samba? Então comparece na quadra da Banda Saldanha (Av. Padre Cacique, 1355 – Bairro Praia de Belas), no dia 16 de dezembro, a partir das 15h. Os ingressos já estão à venda! Mais informações na página oficial do evento no Facebook.

 

Feirinhas e iniciativas independentes: não podem faltar

02 e 16/12: Open Feira de Design – Edição Extra

 

 

Se a chuva prejudicou a edição #18 lá em outubro, não tem problema: vai ter edição extra da Open Feira de Design em dezembro. E se achava pouco, a edição desse mês também está mantida! A proposta segue a mesma mas, dessa vez, você pode aproveitar para encher a sua árvore de Natal com presentes criativos, diferenciados e, claro, sustentáveis, ajudando a economia local e fazendo muito sucesso com os presenteados. São dezenas de expositores, comidinhas e bebidinhas sensacionais.

 

A edição #18 acontece no dia 02 de dezembro, já a edição #20 acontece no dia 16. Ambos os eventos ocorrem no Pátio Ivo Rizzo (Rua Félix da Cunha, 1213 – Bairro Moinhos de Vento), das 11h às 19h. Mais informações na página oficial do evento.

 

05/12: Unisinos HUB – Troca de conhecimento

Com uma nova infraestrutura em Porto Alegre, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) abre suas portas para receber a comunidade e estimular a troca de experiências e conhecimentos. O Unisinos HUB contempla três dias de atividades (em Porto Alegre, São Leopoldo e Caxias do Sul) que visam promover debates sobre temas impactantes em empresas e organizações de todas as áreas. Além disso, é possível conhecer a cartelas de cursos disponíveis na universidade.

 

O encontro é gratuito, mas necessita de inscrição prévia. Acontece na sede da Unisinos Porto Alegre (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640 – Bairro Boa Vista), no dia 05 de dezembro, a partir das 19h. Mais informações na página oficial do evento.

 

10/12: Volta Ciclística – Em prol das bikes

Em breve, serão instalados 70 de 122 bicicletários doados pelo Projeto Bicicletários, uma parceria realizada no início deste ano entre Cicloatividade, Sindiatacadistas e Braskem. Eles foram liberados pela EPTC e estarão espalhados por diversos bairros da capital. Essas sugestões foram feitas pelos ciclistas participantes da primeira Volta Ciclística, realizada em março de 2017. Em dezembro, o evento volta ainda mais forte, a fim de estimular o respeito e o incentivo pela locomoção por bicicletas em Porto Alegre, um meio limpo e saudável. A ideia é percorrer 15km, em um trajeto a ser divulgado, durante uma tarde de muita diversão, para reunir toda a família.

 

O evento acontece em 10 de dezembro, com concentração a partir das 14h30, no Velódromo de Porto Alegre (Av. Ipiranga, 1 – Bairro Praia de Belas). Os primeiros 400 participantes que fizerem a inscrição antecipada e chegarem ao evento têm direito à camiseta. Mais informações na página oficial do evento no Facebook.

 

09/12: Junção Makers 9 – Apoiando a produção local

Mais de 29 expositores, bandas e foodtrucks. Está chegando mais uma edição da Junção Makers, evento focado na produção local e no empoderamento de pequenos empreendedores. São makers ou fazedores que elevaram seus projetos pessoais a pequenos empreendimentos, sem perder o caráter sustentável e de forma a valorizar aspectos da cultura e economia locais.

 

Tudo acontece no dia 09 de dezembro, no Vila Flores (São Carlos, 753 – Bairro Floresta), das 12h às 22h. O valor da entrada é de R$5. Mais informações na página oficial do evento no Facebook.

 

15, 16 e 17/12: Café com Bazar – Especial de Natal

 

 

Em um lindo sobrado histórico, patrimônio cultural do município, fica o Espaço 373. O local integra o Polo Distrito C – Distrito Criativo de Porto Alegre. Para dezembro, uma curadoria especial, focada em presentes feitos à mão, invade o casarão em um evento muito especial: Café com Bazar. Já na sua 12ª edição, o encontro conta com mais de 30 marcas criativas e autorais de roupas, acessórios, brinquedos e objetos de decoração e cafés muito especiais.

 

Tudo acontece no Espaço 373 (Rua Comendador Coruja, 373 – Bairro Floresta), em 15, 16 e 17 de dezembro, das 15h às 21h. A entrada é gratuita. Mais informações na página oficial do evento no Facebook.

 

E então, pronto para fechar 2017 com chave de ouro? Reúna seus amigos e sua família e vem curtir a cidade de um jeito diferente! 😁

POST TAGS:
NENHUM COMENTÁRIO

ENVIAR UM COMENTÁRIO