Se tivéssemos que escolher algo, uma única coisa, que todos buscam e desejam definitivamente seria saúde e bem-estar. Mais do que nunca temos consciência do que faz mal à nossa saúde. Hoje existem muitos produtos e serviços que ajudam promover uma vida mais saudável.
Foi pensando nos lugares em que as pessoas passam a maior parte do tempo de suas vidas que designers, arquitetos e até mesmo médicos começaram a desenvolver objetos e ambientes projetados para fomentar a saúde e o bem-estar. Os escritórios de trabalho foram os principais alvos para o desenvolvimento dos chamados “wellness spaces”, ou espaços de bem-estar. São nestes locais que passamos a maior parte do tempo. Fatores do ambiente podem contribuir para amenizar uma dor de cabeça, sensação de ansiedade, desânimo ou cansaço.
Os espaços de bem-estar têm o objetivo de aumentar a permanência dos funcionários na empresa através do conforto do ambiente. Isso também aumenta a produtividade de todos. Um dos conceitos aplicados aos espaços de bem-estar é a biofilia. Bio significa vida e Filia significa amor. Ou seja, a biofilia é o amor à vida. Esse é um conceito que evita a utilização de materiais com muitos componentes químicos e artificiais. Dá-se preferência por utilizar objetos, materiais e mobília que sejam mais orgânicos e que permitam iluminação natural, qualidade da acústica e do ar no ambiente.
Muito além de um layout leve e mais natural, estes objetos e acessórios baseados no conceito da biofilia fomentam a saúde e o bem-estar das pessoas. Elas respiram um ar melhor, recebem iluminação natural e menos toxinas. O Google já tem inclusive um programa que mede os impactos positivos e negativos dos materiais utilizados nas estruturas internas dos seus escritórios, chamado Programas de Materiais Saudáveis.
Empresas como a Qatar Airways também investe em acessórios que fomentam o bem-estar de seus passageiros. Uma nova linha de aeronaves promete reduzir os efeitos de jetlag dos seus passageiros utilizando a iluminação do fuso do país de origem do qual a aeronave saiu. A pressão do interior da cabine também foi projetada para permanecer sempre constante favorecendo o bem-estar dos passageiros em toda a viagem.
A saúde e o bem-estar também estão bastante atrelados à interação das pessoas. A colaboração está em voga. O objetivo é criar espaços que contribuam para as pessoas trabalharem juntas, descontraírem e pensarem com mais criatividade. Mesas compartilhadas, salas de convivência, entre outros locais que proporcionam a interação e colaboração são grandes provedores da boa saúde física e mental das pessoas no trabalho.
Não podemos deixar de mencionar o grande papel que a natureza têm na promoção da saúde e bem-estar dentro dos espaços de trabalho. Por mais evoluída que seja a tecnologia hoje, a nossa conexão com a natureza ainda existe. Somos psicologicamente atraídos por tudo que é vivo e vital e possuímos uma forte ligação emocional com ela. Temos o desejo instintivo de estar próximo da natureza. É só observarmos. Em um escritório, por exemplo, as mesas que estão ao lado da janela ou em locais que batem sol da manhã são normalmente as mais desejadas.
O nosso amor primitivo pela natureza está inteiramente ligado a crença de sustentação da vida. Para que a nossa conexão com o que é natural se perpetue em um mundo altamente urbano, industrializado e artificial, precisamos reforçar esse contato.
Incluir plantas, canteiros, folhagens, janelas grandes, são ótimas opções. Precisamos da natureza para viver em um ambiente de trabalho equilibrado, saudável e positivo.
A civilização caminha hoje para uma reconexão com o que é natural. Ambientes de trabalhos densos, barulhentos, desconfortáveis parecem estar com os dias contados. Mais do que nunca, vemos o design, a arquitetura e a tecnologia trabalhando juntos com a natureza em prol da saúde e bem-estar das pessoas.
Quantas vezes ouvimos falar que uma imagem vale mais do que mil palavras? Será mesmo? Bem, um estudo feito pela […]
Leia Mais >>Toda conquista tende a ficar mais interessante quando resulta de um trabalho conjunto. Isso explica por que muitas pessoas acabam […]
Leia Mais >>A venda de imóveis é uma oportunidade constante para os investidores do setor. Por isso, é importante seguir alguns quesitos […]
Leia Mais >>