Coliving. A ideia é simples e, ao mesmo tempo, inovadora: pessoas vivendo em comunidade dentro das grandes cidades, compartilhando os mesmos espaços, as áreas de lazer e até mesmo as facilidades, como cozinhas, lavanderias, ferramentas e escritórios compartilhados.
Viver em comunidade nunca foi algo estranho ao ser humano. O que acontece é que o grande crescimento das cidades ao longo dos anos provocou uma individualização dos espaços e das pessoas.
Em contrapartida, hoje podemos ver um nova tendência urbana ganhando rapidamente popularidade em diferentes cidades ao redor do mundo, propondo a volta da convivência e socialização de maneira mais consciente e colaborativa, como no caso dos chamados projetos coliving.
Muitas cidades do mundo todo, incluindo no nosso país (e até mesmo em Porto Alegre!), já estão adotando este novo conceito compartilhado de moradias e, cada vez mais, ganhando adeptos desse novo estilo de vida.< Quer conhecer alguns dos principais espaços de coliving que existem no mundo? Então confira agora a nossa seleção de 5 projetos de coliving ao redor do mundo que você precisa conhecer!
Considerado o maior projeto de coliving do mundo todo com mais de 500 quartos, The Collective Old Oaké um empreendimento que foi desenvolvido em Londres, pela empresa PLP Architecture. O lugar abriga diversos espaços compartilhados para seus moradores, com cozinhas comunitárias, coworking, salas de jantar, biblioteca, sala de cinema, academia, lavanderia, restaurante, loja de conveniência, spa e muito mais.
Um complexo residencial localizado em Bali e assinado pelo arquiteto alemão Alexis Dornier, que entra no conceito de projeto coliving por criar um modelo de micro sociedade, no qual as pessoas que ali vivem podem conviver em comunidade, compartilhando espaços em comum como lounges, cozinha, piscina, café, espaço gourmet e até mesmo área de ioga. O Roam Co-Living, que antes funcionava como boutique hotel, agora reúne três prédios ocupados por 24 quartos e uma cobertura que concentra a maior parte das áreas compartilhadas.
As moradias compartilhadas no Japão já são muito comuns em várias cidades. Um exemplo disso é o projeto de coliving LT Josai, que foi criado em Nagoya, pela empresa Naruse Inokuma Architects. O projeto foi uma resposta à crescente demanda no Japão por espaços de moradia compartilhada, contendo tanto quartos individuais (13 quartos de aproximadamente 12m²) quanto áreas abertas que compartilham espaços como cozinha, banheiros, sala de estar e jantar.
O WeLive é o primeiro projeto de coliving desenvolvido pela empresa WeWork, conhecida por desenvolver espaços de coworking. O projeto de moradia compartilhada está localizado em Nova York e oferece serviço de aluguel de apartamentos, contando com unidades que vão desde estúdios para uma pessoa a apartamentos de quatro dormitórios, capazes de abrigar até oito pessoas. Todos as unidades já vêm completamente mobiliadas e equipadas, e os moradores podem compartilhar ou ter seus próprios quartos, dependendo de quanto pretendem pagar. As cozinhas, os salões e os banheiros são compartilhados dentro das unidades, enquanto as grandes áreas comuns são projetadas para uso compartilhado em todo o prédio.
Em Seul, capital da Coréia do Sul, está também outro projeto de coliving que oferece aos seus moradores espaços compartilhados e de convivência. Desenvolvido pela empresa Archihood WXY, o Gap House é um lugar habitado principalmente por estudantes e jovens profissionais, já que fica localizado em um bairro densamente povoado por esse tipo de morador. A moradia compartilhada oferece espaços comuns como sala de estar, cozinha e área de jantar.
Quantas vezes ouvimos falar que uma imagem vale mais do que mil palavras? Será mesmo? Bem, um estudo feito pela […]
Leia Mais >>Toda conquista tende a ficar mais interessante quando resulta de um trabalho conjunto. Isso explica por que muitas pessoas acabam […]
Leia Mais >>A venda de imóveis é uma oportunidade constante para os investidores do setor. Por isso, é importante seguir alguns quesitos […]
Leia Mais >>