10 lugares para explorar o verde em Porto Alegre

Porto Alegre é uma das capitais mais verdes do país e nós sabemos bem aproveitar os espaços arborizados por aqui.

 

Somos especialistas em preparar um bom chimarrão ou pegar uma bike e sair para curtir os parques mais famosos da cidade, como o Parcão, a Redenção, a Encol, o Germânia, o Marinha e vários outros.

 

Mas a ideia aqui é explorar (mesmo!) alguns lugares verdes de Porto Alegre. Por isso, te convidamos para ver alguns espaços e ideias que talvez você ainda não conheça. Vamos?

 

1. Parque Gabriel Knijnik

Picnics, festas ao ar livre, amigos reunidos. Essas são situações bem comuns de vermos no Parque Gabriel Knijnik. Além de uma área verde linda e super diversificada, o espaço conta com um estrutura que inclui banheiros, estacionamentos e churrasqueiras, o que tornou o local muito procurado para eventos ao ar livre. Também é possível agendar passeios guiados.

 

Onde fica?
Estrada Amapá, 2.300.

 

parquegabrielkinijinik

 

2. Praça André Forster

Uma alternativa à badalada Praça da Encol, a André Forster fica no bairro Petrópolis e reúne muitas famílias com seus pets. O gramado amplo e sempre bem aparadinho garante a brincadeira perfeita para os cães, que vivem correndo por lá no final de semana. Aos sábados, a praça enche por causa da Feira Orgânica Rômulo Telles, que reúne mais de 20 produtores rurais com produtos fresquinhos e selecionados.

 

Onde fica?
Entre as ruas Neusa Goulart Brizola e Rômulo Telles.

 

andrefoster

 

3. Reserva Biológica do Lami

Para quem topa fazer um passeio um pouco mais longo, vale a pena ir até o Lami para conhecer a reserva biológica. Lá existem mais de 300 espécies vegetais nativas, além de um ar tranquilo de interior. Nem parece que ainda estamos em Porto Alegre!

 

Onde fica?
Avenida  Otaviano José Pinto, s/nº.- Centro de Educação Ambiental Augusto Carneiro.

 

Reserva Biológica do LAmi Lutzenberg. Foto: André Alberto Witt

 

4. Caminhos Rurais de Porto Alegre

Longe do trânsito, da poluição e do barulho, onze bairros da cidade estão localizados na considerada Zona Rural de Porto Alegre. Por lá estão as propriedades que fazem parte dos Caminhos Rurais. Uma ideia criada pela prefeitura para aliar atividades turísticas à rotina das pequenas propriedades da Zona Sul da cidade. São vários sítios, fazendas e cabanhas onde é possível realizar atividades como trilhas, caminhadas, passeios à cavalo e, claro, experimentar as deliciosas comidinhas caseiras.

 

caminhos-rurais_divulgacao-2

 

5. Morro da Apamecor

No Morro São Caetano, ou Morro da Apamecor, como é mais conhecido, você vai conhecer uma das vistas mais bonitas da cidade! Pouco desbravado pela população, o local é um prato cheio para quem adora apreciar belas paisagens em companhia de um delicioso silêncio.

 

Onde fica?
Acesso ao mirante pela Rua Fernando Osório – Bairro Teresópolis.

 

DIGITAL CAMERA

 

6. Parque Natural Morro do Osso

A Zona Sul da cidade é, mais uma vez, o abrigo desse lugar lindo com 127 hectares de pura área verde. O local está entre os bairros Pedra Redonda, Ipanema, Cavalhada e Tristeza. Ainda pouco explorado na agenda porto-alegrense, o parque recebe grupos de amigos e família que desejam aproveitar as trilhas a pé ou de bike. Os trechos são longos e íngremes, então vale a pena ter um preparo físico para arriscar o passeio.

 

Onde fica?
Rua Irmã Jacobina Veronese, s/nº.

 

morro-do-osso

 

7. Paraíso Park

O Paraíso Park é um lugar privado, mas que vale muito a pena conhecer. O parque aquático de Porto Alegre conta com uma infraestrutura de lazer completa para quem gosta de curtir uma boa piscina ou ficar ainda mais perto da natureza, já que o lugar está cercado por uma área verde de mata nativa com mais de 4.5 hectares.

 

Onde fica?
Estrada Caminho do Meio, 5115.

 

paraisopark

 

8. Praça Gustavo Langsch

Localizada no bairro Bela Vista, é considerada a “praça mais fotografada de Porto Alegre”. Isso porque suas árvores e folhas caídas deixam o local parecendo uma pintura durante o outono. O lugar é muito arborizado e com espaço suficiente para tomar um bom chimarrão, aproveitar muito um dia ao ar livre e ter um contato com a natureza.

 

Onde fica?
Artur Rocha, s/n – Bairro Bela Vista.

 

gustavo-langsch

 

9. Sesc Campestre

Em meio a uma das regiões mais movimentadas e populosas da cidade está escondido um paraíso natural. O Sesc Campestre tem mais de 240 mil metros quadrados de mata nativa, além de uma estrutura enorme, que inclui hotel, piscinas e quadras de esportes. Recentemente, o espaço abriu suas portas para não-sócios. A Eco Trilha Sesc é um refúgio em meio ao caos urbano, com muita diversidade de árvores e animais. Pelo trajeto é possível encontrar árvores, como o butiazeiro e o plátano, além de plantas e animais nativos, como o gambá, o gavião e a saracura. A atividade é gratuita, mas precisa ser agendada.

 

Onde fica?
Av. Protásio Alves, 6220.

 

sesc_campestre_credito_divulgacao-sesc-rs

 

10. Barco Cisne Branco

O Guaíba é um dos principais pontos turísticos da cidade. Dá para aproveitá-lo no Gasômetro, na Orla de Ipanema, mas que tal passear nele mesmo? O passeio de Cisne Branco já existe há 30 anos, mas muitos moradores nunca fizeram ou até desconhecem essa ideia. Andar de Cisne Branco é ver a cidade inteira por outro ângulo, contemplando a natureza, e sem falar no grande espetáculo do pôr do sol. Há ainda vários eventos especiais, como jantar com balada, happy hour e outros que é possível acompanhar pela agenda do local.

 

Onde fica?
Cais do Porto de Porto Alegre, armazém B3 com acesso de Pedestres na Praça atrás do Mercado Público.

 

cisne-branco_divulgacao

Você também pode gostar disso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *