A gente sabe muito bem que ultimamente os tempos têm sido um pouco difíceis para nós porto-alegrenses. Convivemos diariamente com vários problemas urbanos, seja em questões como mobilidade urbana ou segurança pública, por exemplo, mas nem por isso deixamos de amar a nossa cidade e reconhecer as muitas delícias de viver aqui, não é verdade?
Porto Alegre é um lugar incrível e existem inúmeras razões para você amar hoje e sempre a nossa querida cidade! Veja a nossa seleção de vai encher o seu coração de amor por Porto Alegre:
Naqueles dias em que dá vontade de sair da rotina e fugir do ritmo de cidade grande, Porto Alegre é ótima para quem ama serra ou praia (ou os dois)! A capital fica a duas horas de várias cidades da serra ou do litoral.
São 124 quilômetros até Gramado ou até Tramandaí, por exemplo, e isso só citando as cidades mais conhecidas.
Porto Alegre tem uma lista gigante de opções para comer bem e em todos os bairros da capital é possível encontrar restaurantes tradicionais em vários estilos, desde as churrascarias que servem o típico churrasco gaúcho, aos restaurantes étnicos até os que oferecem menus veganos e vegetarianos. Alguns desses lugares já foram inclusive explorados por nós, como você pode conferir aqui.
Além disso, a gastronomia da nossa cidade conta com vários restaurantes autorais de renomados chefs, como é o caso dos restaurantes Hashi Art Cuisine e Del Barbiere, dos chefs Carlos Kristensen e Marcelo Schambeck, respectivamente.
Independentemente do gosto, é possível encontrar bons lugares para se divertir em Porto Alegre. Um dos pontos mais conhecidos é a Cidade Baixa, bairro tradicional que conta com barzinhos de todos os estilos.
Além disso, estabelecimentos como o Club688, que recebem DJ’s consagrados, a Provocateur, com sua casa com temática nova iorquina, e o Vasco 1020, que tem uma das melhores cartas de drinks da cidade e um ambiente com um estilo industrial, são alguns dos lugares para frequentar e amar ainda mais a capital!
Para os apreciadores de cerveja, Porto Alegre é uma rota obrigatória. A cidade é berço de diversas cervejarias artesanais, que oferecem produções em pequena quantidade prezando pela qualidade dos maltes e lúpulos e do cuidado com o processo.
Como já falamos a respeito aqui, você encontra uma das melhores cervejas do mundo em bairros como o 4º Distrito.
Porto Alegre tem mais de 240 anos e, como a maiorias das cidades antigas, a história pode ser vista através da arquitetura.
O Centro Histórico é um dos bairros mais conhecidos por seus prédios antigos e tem diversas opções para quem aprecia arquitetura. Prédios como o Palácio Piratini, a Catedral Metropolitana, a Casa Civil e o Theatro São Pedro são pontos obrigatórios para quem vem conhecer a capital.
Localizada na Rua dos Andradas, a Casa de Cultura Mário Quintana que fica no prédio do antigo Hotel Majestic é, desde 1990, um espaço voltado para a dança, a literatura e a arte. O hotel foi a moradia de Quintana por 12 anos e quem visita o lugar se sente mais perto da vida e obra do poeta. Arrolado pelo patrimônio histórico, é um lugar que reúne cultura e história.
Seja para curtir o famoso pôr do sol, para andar de barco ou simplesmente para uma caminhada tranquila no calçadão de Ipanema na Zona Sul da cidade, os porto-alegrenses são sortudos de ter um lago (que todos chamam de rio) na cidade.
Ter um espaço que lembra a praia e proporciona um contato maior com a natureza e convida para passeios ao ar livre é ótimo para aliviar o estresse e relaxar depois de um dia ou semana de trabalho.
Inaugurada em 1955, a Feira do Livro de Porto Alegre é o maior evento do gênero da América Latina, sendo referência no país.
A Feira, que acontece todos os anos, já ganhou diversos prêmios de reconhecimento. Entre eles, a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República.
É claro que o futebol é uma paixão nacional e não uma exclusividade da capital dos gaúchos. Mas, o Grenal é considerado um dos clássicos mais importantes do futebol, junto com outros como o Fla-Flu.
A rivalidade entre os clubes é acirrada e os domingos de confronto entre as equipes são um evento na cidade. Recentemente, os clubes adotaram a torcida mista, como uma maneira de incentivar a paz nos estádios e lembrar que a rivalidade só vale dentro de campo.
Amado por uns e odiado por outros, não podemos negar que o inverno faz parte da identidade cultural de Porto Alegre.
Tomar chimarrão, comer pinhão ou bergamota, “lagartear”. Esses são alguns dos hábitos que os porto-alegrenses mais valorizam na época das baixas temperaturas. Há quem diga também que dormir no frio é uma das melhores coisas do inverno.
Quantas vezes ouvimos falar que uma imagem vale mais do que mil palavras? Será mesmo? Bem, um estudo feito pela […]
Leia Mais >>Toda conquista tende a ficar mais interessante quando resulta de um trabalho conjunto. Isso explica por que muitas pessoas acabam […]
Leia Mais >>A venda de imóveis é uma oportunidade constante para os investidores do setor. Por isso, é importante seguir alguns quesitos […]
Leia Mais >>