Nossa economia tem oscilado bastante nos últimos tempos. Não é raro vermos no mercado financeiro novos modelos de investimento. Apesar disso, investir em imóveis continua sendo um caminho seguro para quem não quer ser atingido tão facilmente pelas oscilações econômicas. Quer saber como investir seu dinheiro em imóveis? Continue a leitura!
Se você está se programando para investir em imóveis, é sinal de que sua atual renda cobre todos os seus gastos.
Avalie todos os seus custos e receitas. Estabeleça metas. O importante é ter na ponta do lápis todos seus ganhos e gastos mensais. Assim, você pode, com precisão, decidir que caminho seguir dentro do investimento imobiliário.
Seus objetivos e, principalmente, seu fôlego financeiro vão decidir o tipo de imóvel que você consegue adquirir. Independentemente disso, você deve estar atento às novidades do mercado imobiliário. Sempre que possível, opte por edifícios modernos. Tratamento acústico, pisos aquecidos, base para automação residencial, áreas de lazer bem elaboradas são alguns dos fatores que fazem parte da realidade de novos imóveis e contribuem para a valorização de seu investimento.
Pense na sua rentabilidade e escolha sempre boas localizações. Assim como escolhemos um bom lugar para morar, também podemos escolher um bom lugar para investir. Prédios modernos e bem localizados, próximos a centros urbanos ou em localidades em pleno desenvolvimento, são a chave para garantir um bom investimento. Bairros com boa infraestrutura, que contemplam opções variadas de trabalho, consumo e lazer geram valor financeiro em situações de aluguel e venda. Eles são, e sempre serão, muito valorizados no mercado imobiliário.
Tudo depende da sua expectativa de retorno. Comprar na planta pode ser uma ótima opção para economizar. Porém, se você pretende colher frutos do investimento o mais breve possível, opte por imóveis prontos – de preferência modernos e bem localizados. O investimento em imóveis é considerado um dos mais seguros e rentáveis.
Pesquise, pesquise e pesquise. Um imóvel pode parecer ideal até você descobrir que ele precisará de um reparo estrutural, ou que a região está se desvalorizando, por exemplo. Vá além das informações da internet: pesquise o histórico de preço por metro quadrado, a data de construção do empreendimento, a infraestrutura (supermercados, restaurantes etc.), o índice de crimes na região, entre outras variáveis.
Existem vários sites que disponibilizam dados sobre o mercado imobiliário e irão auxiliá-lo a conhecer o preço médio e o histórico de valorização dos imóveis situados no local onde você pretende morar. Aproveite essas informações para reunir dados úteis não só para a decisão, mas para o momento de negociar a compra.
Investir em imóveis modernos, com um bom padrão ficou mais acessível. No início de 2019, entrou em vigor o aumento do teto de imóveis financiados dentro do SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Anteriormente, o uso do FGTS estava limitado a imóveis no valor de R$ 800 mil, e neste ano o limite passou a ser de R$ 1,5 milhão em todo o Brasil.
Aplicar dinheiro no mercado imobiliário é um excelente negócio. É possível ter uma alta rentabilidade se o imóvel se valorizar com o tempo. Além disso, caso já tenha dinheiro para adquirir outro imóvel e queira se mudar, você pode alugar o imóvel e garantir uma renda fixa todos os meses. Mas vá com calma e tenha os pés no chão. Não tenha pressa para fechar negócio. Querer colher os resultados muito depressa não se sustenta no longo prazo.
Avalie sempre o contexto macro- econômico, pra não ver o valor de suas economias ser corrompido pela inflação. Levando a sério o planejamento financeiro, você terá condições de adquirir um imóvel próprio sem comprometer o seu futuro.
E então, preparado para investir em imóveis? Conte pra gente a sua experiência.
Quantas vezes ouvimos falar que uma imagem vale mais do que mil palavras? Será mesmo? Bem, um estudo feito pela […]
Leia Mais >>Toda conquista tende a ficar mais interessante quando resulta de um trabalho conjunto. Isso explica por que muitas pessoas acabam […]
Leia Mais >>A venda de imóveis é uma oportunidade constante para os investidores do setor. Por isso, é importante seguir alguns quesitos […]
Leia Mais >>