Todos sabemos hoje que o mundo não para de mudar e muda muito, muito rápido. Estas rápidas mudanças impactam diretamente na dinâmica do mundo dos negócios e no mercado. Novos desafios surgem, novos concorrentes, novas demandas, e por isso a necessidade de utilizar a inovação como uma ferramenta para superar as rápidas mudanças que acontecem hoje.
Muito mais do que inovar, a principal preocupação deve ser, de fato, criar uma cultura voltada para a inovação. Porém, cuidado: inovar não quer dizer criar um monte de novas ideias todos os dias. Inovar é implementar uma cultura que provoque um movimento contínuo, uma nova forma de pensar o negócio.
Muito além de acompanhar o mercado, qual seria a real importância de uma cultura de inovação nas empresas então?
A primeira resposta é muito simples e óbvia. Porque neste exato momento em que você está aqui lendo este texto, um dos seus concorrentes ou uma nova startup pode estar criando estratégias inovadoras para conquistar seus clientes.
A importância principal de criar uma cultura de inovação é, sem dúvida, a vantagem competitiva que ela traz para a empresa. O pensamento inovador de toda a equipe vai provocar a forma de desenvolver produtos e serviços, adequando às atuais necessidades dos clientes e inspirando melhorias sempre!
Uma cultura de inovação também proporciona a exploração de novos mercados e a implementação de novos modelos gerenciais. Uma empresa que é inovadora, é de fato uma empresa interessante aos olhos do mercado e dos consumidores.
Muito além de trazer benefícios, a cultura de inovação evita alguns problemas muito comuns. Por exemplo:
Ter uma boa estratégia de marketing não basta para acompanhar as vontades e necessidades do consumidor. A cultura de inovação é altamente necessária para encontrar as estratégias corretas e não “morrer” antes do tempo.
As empresas que têm uma cultura de inovação são geralmente mais estáveis, porque encaram desafios do dia a dia com um olhar mais direcionado às soluções e não aos problemas.
Difícil conseguir um tempo na agenda para provocar a inovação quando a agenda de todos está sempre cheia de “incêndios para apagar”.
Empresas como o Google e a 3M permitem que seus colaboradores utilizem 10% do seu tempo de trabalho para experimentarem novas ideias.
É preciso intervir e deixar fluir, para que assim a incerteza seja navegada e o processo criativo aconteça através de estrutura e suporte necessários.
Quantas vezes ouvimos falar que uma imagem vale mais do que mil palavras? Será mesmo? Bem, um estudo feito pela […]
Leia Mais >>Toda conquista tende a ficar mais interessante quando resulta de um trabalho conjunto. Isso explica por que muitas pessoas acabam […]
Leia Mais >>A venda de imóveis é uma oportunidade constante para os investidores do setor. Por isso, é importante seguir alguns quesitos […]
Leia Mais >>