ZISPOA: Conheça os projetos que estão inovando o 4º Distrito em Porto Alegre

Um movimento independente que visa transformar os bairros do 4º Distrito de Porto Alegre em um dos lugares mais sustentáveis e inovadores da América Latina. Esse é o movimento ZISPOA(Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre). Além disso, mais de 50 startups cujo viés está atrelado a ideais sociais e sustentáveis, estão ativamente envolvidas à ZISPOA.

 

Além do movimento em si, o bacana é que a ZISPOAdisponibiliza um espaço na Rua Santa Teresinha, 35, para discutir ações sobre inovação sustentável e o uso de recursos e tecnologias verdes para a zona! A ZISPOA está desde 2015, aperfeiçoando e implantando projetos inovadores. Aproveite e conheça os projetos que estão inovando o 4º Distrito em Porto Alegre:

 

Young Energy

A primeira estação de recarga para carros elétricos, com luz solar no Brasil, está instalada na parte externa do Shopping Total. A estação é pública e funciona através de credenciamento. No cadastro é realizado o vínculo com seu cartão de crédito e será cobrada uma taxa por carga. O sistema funciona através de plugue com fio elétrico, semelhante a uma tomada. Além disso, dois carros podem ser recarregados ao mesmo tempo!

 

Porto Alegre, RS - 20/10/2016 Entrega da Estação Zispoa de recarga para carros elétricos Local: Shopping Total Foto: Joel Vargas/PMPA

Foto: Joel Vargas/PMPA

 

weBike

Com o foco em apontar soluções para a mobilidade urbana de Porto Alegre, o weBike funciona com uma ideia em prol da coletividade. Funciona assim: tens uma “bike” parada em casa? Empreste ela para quem precisa! A plataforma do weBike permite que os usuários compartilhem as “magrelas” entre si através dos wePoints, locais com paraciclos espalhados pela capital. Tudo isso em prol de uma cidade mais sustentável.

 

Depois que alugar a sua bicicleta, conheça as 5 paradas obrigatórias para ciclistas em Porto Alegre!

we-bike - Zizpoa

 

Espaço Floresta

Com o objetivo de aproximar o morador de Porto Alegre à raízes da terra, estão sendo instaladas e desenvolvidas hortas e centros de compostagem comunitário no 4º distrito de Porto Alegre. A primeira está localizada na Travessa Carmem, 111, e, conta com fornecimento de resíduo orgânico de moradores do bairro Floresta e Independência. Além da ZISPOA, estão participando do projeto o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a empresa Re-Ciclo.

Espaço Floresta - Zizpoa

 

Lixo Zero

O Lixo Zero prevê o máximo do reaproveitamento de resíduos e a redução de lixo aterrado ou incinerado, encaminhando os materiais recicláveis de volta para a cadeia produtiva. A ZISPOA promove o Lixo Zero em escolas e em diversos locais para que todos tenham conhecimento sobre o benefício de reutilizar o que é facilmente descartável como matéria prima, minimizando então, a extração de recursos naturais. Aproveitando a iniciativa do reaproveitamento, conheça 3 ideias para não descartar nada dentro de casa!

Lixo Zero - Zizpoa

 

E você, conhecia o ZISPOA e os projetos que visam inovar o 4º Distrito em Porto Alegre?. Compartilhe suas experiências sociais e sustentáveis com a gente! Além do ZISPOA, há outras 10 iniciativas colaborativas que você precisa conhecer!

1 COMMENT
  • Julia
    outubro 30, 2017

    Oi gente! O Eletroposto de recarga de carros elétricos é da MVM Technologies, e não da Young Energy! Estamos tentando colocar os painéis solares lá, mas ainda não rolou. Torcemos pra que role e que POA seja cada vez mais sustentável! Abraço da Julia, RP e sócia da MVM

ENVIAR UM COMENTÁRIO