Tecnologias emergentes que prometem mudar o mundo

Tecnologias emergentes que prometem mudar o mundo

O mundo está em constante e rápida transformação. A cada ano que passa diversos avanços são feitos e novas tecnologias surgem, capazes de tornar as nossas vidas melhores e mudar o mundo em que vivemos.

 

Já imaginou como será o futuro do planeta e o que podemos esperar? Se já tivemos até então inúmeras mudanças significativas, é de se pensar que daqui a dez, vinte ou cinquenta anos muitas inovações surgirão ao redor do mundo.

 

Diante desse rápido cenário de mudanças, já podemos encontrar diversas previsões feitas sobre esse iminente futuro. Com os avanços tecnológicos, é possível que algumas conjecturas possam ser feitas, a partir de tecnologias emergentes que prometem mudar o mundo.

 

Quer conhecer algumas delas? Então confira 6 destas tecnologias emergentes que elencamos a seguir!

 

A ascensão da energia solar

A energia solar é uma tecnologia desenvolvida há alguns anos e adotada já por diversos países, inclusive no Brasil. Hoje, o uso de painéis solares nas cidades ainda não se tornou uma prática popular. Mas, o que se espera é que muito em breve esta tecnologia seja capaz de gerar cerca de 30% da energia total do mundo. Se a previsão se concretizar, a energia solar, uma das fontes de eletricidade mais limpas e inteligentes, evitará que seis bilhões de toneladas de dióxido de carbono sejam emitidos a cada ano.

 

energia-solar

 

A comunicação universal dos tradutores de voz

Imagine se pudéssemos viajar para países diferentes e nos comunicar com todas as pessoas sem mesmo saber falar o idioma delas? Graças a tecnologia, as diferenças linguísticas não serão mais uma barreira! Em um futuro não tão distante, os tradutores automáticos de voz serão uma realidade. Assim, a tecnologia emergente permitirá que traduções sejam feitas simultaneamente conforme as pessoas vão conversando no idioma estrangeiro.

 

Uma empresa japonesa já desenvolveu um dispositivo, que possibilita traduzir o que é falado em inglês, japonês ou chinês em tempo real. O esperado é que em um futuro próximo tecnologias desse tipo permitam uma maior comunicação mundial entre todos.

 

tradutores-voz-automatico

 

A popularização dos carros autônomos

A difusão de carros que não precisam de motoristas é uma tecnologia que vai aumentar ao redor do mundo nos próximos anos. Além de modificar a experiência de locomoção, os carros autônomos vão impactar no planejamento do trânsito nas cidades. O futuro é tão promissor que diversas montadoras estão correndo para ver quem lança o primeiro carro autônomo. Atualmente, empresas como Google e Tesla já possuem a tecnologia para que o carro dirija automaticamente sem a intervenção de um motorista, ainda em testes.

 

carros-autonomos

 

As impressoras 3D na construção civil

A demanda por impressoras 3D tem crescido muito desde o seu lançamento e ganhando cada vez mais novas aplicações. Utilizar essa tecnologia na construção civil para construir casas e prédios já é uma realidade em alguns países. A tendência é que isso se torne algo mais comum nos próximos anos. Hoje, já existem impressoras capazes de “imprimir” estruturas de concreto de 230 m² em menos de 24 horas. Na China, uma construtora utilizou a tecnologia para montar casas em uma combinação de cimento e fibra de vidro, custando a metade do preço.

 

impressora-3d-construcao-civil

 

A tecnologia dos drones inteligentes

Os drones são amplamente utilizados hoje para diversas tarefas. No entanto, essa tecnologia ainda requer uma vigilância aérea a partir do manuseio de pilotos humanos. O próximo passo é que os drones sejam desenvolvidos para que voem por conta própria, permitindo uma série de novos usos. Isso possibilitará que estes robôs assumam outras tarefas, como a manutenção de redes elétricas, ou a entrega de medicamentos urgentes mais rapidamente.

 

drones-inteligentes

 

Os plásticos thermoset recicláveis

A maioria dos plásticos podem ser reciclado, mas nem todos são, como no caso dos thermoset. Por sua maior durabilidade, esse tipo de plástico é bastante utilizado em produtos como em celulares e computadores. Porém, nos últimos anos, houve avanços significativos nesta área, com a descoberta de uma nova categoria reciclável de plásticos thermoset. Isso garante sua reutilização na fabricação de novos produtos e mantendo as suas mesmas características. Dessa forma, os plásticos thermoset recicláveis podem se tornar uma realidade muito em breve, gerando grande redução no lixo descartado.

 

plastico-thermoset-reciclavel

Você também pode gostar disso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *