Segurança, acabamento, credibilidade: O que é mais importante avaliar na hora de comprar imóvel

Segurança, acabamento, credibilidade: O que é mais importante avaliar na hora de comprar imóvel

Comprar um imóvel é realizar um investimento para o futuro. Avaliar um imóvel é um processo que exige calma, principalmente por conta dos altos valores envolvidos. Antes de dar início à parte burocrática, é sempre recomendável avaliar alguns pontos importantes, como as condições físicas do imóvel e conhecer, de verdade, a região onde pretende comprar. Mas isso não é tudo. Continue a leitura e saiba o que é importante avaliar antes de comprar um apartamento. 

 

ANALISE A LOCALIZAÇÃO 

 

A localização é uma das informações mais importantes que você precisa analisar e avaliar. Não se contente apenas com uma simples pesquisa on-line. Atrás do computador, é mais difícil saber se tem ruído, se o comércio local é bom, se a vizinhança é agradável, se a região é bem atendida por vias de acesso, se ela atende às necessidades da sua família (escola, parques, trabalho), se é um lugar seguro ou se a vizinhança é inconveniente… Você precisa conhecer a dinâmica do local. E só tem um jeito de fazer isso: visitar a região em diferentes dias e horários. Conversar com moradores do bairro também é uma excelente fonte de informações. 

 

Pesquise sobre os investimentos em infraestrutura que o bairro deve receber nos próximos anos. Obras como uma nova avenida, a construção de um shopping próximo ou duplicação de alguma via, por exemplo, são alguns pontos que tendem a valorizar o preço do metro quadrado.

 

CONHEÇA BEM O APARTAMENTO 

 

Avalie a qualidade do imóvel. São vários fatores. A cozinha é ventilada? Os banheiros possuem ventilação natural? Como são as vagas de garagem? O tamanho do imóvel e o aproveitamento de espaços atende as expectativas da sua família? O prédio é velho? Como está a conservação de portas e janelas, da parte elétrica e hidráulica? Vai precisar de reforma? O custo de manutenção é alto? Essas e outras perguntas podem definir entre um apartamento e outro. 

 

CONFIRA A INFRAESTRUTURA DO CONDOMÍNIO 

 

O prédio tem muitos itens de lazer? É uma vantagem para quem tem tempo ou filhos pequenos, que podem aproveitar com segurança sem ir para a rua. Mas vale a pena analisar se você realmente vai usufruir dos seus benefícios. 

 

O valor do condomínio é outro ponto importante que pode impactar na sua qualidade de vida. A melhor alternativa é sempre a informação, busque saber o valor do condomínio e o que está incluso nessa taxa – a manutenção de elevadores e as áreas de lazer costumam aumentar o gasto. 

 

AVALIE O VALOR E AS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO 

 

Considere todos os custos diretos e indiretos que envolvem a compra. Documentação, taxas, gastos com mudança, o quanto o imóvel vai impactar no seu imposto de renda… Avalie criteriosamente a sua real condição e o que cabe no orçamento, especialmente se for optar por um financiamento. Muita gente peca na avaliação e enfrenta sérios problemas na hora de pagar as parcelas. 

 

A DOCUMENTAÇÃO DO IMÓVEL E A SEGURANÇA DO NEGÓCIO 

 

Sempre verifique a documentação do imóvel antes de fechar negócio. Registro, Certidões Negativas de Débitos, Quitação de Impostos… Qualquer irregularidade pode acabar prejudicando a negociação e, principalmente, o seu bolso. 

 

Certifique-se da idoneidade de todos os envolvidos no processo de compra, do corretor à incorporadora. Se o empreendimento ainda não estiver pronto, procure saber se a incorporação está registrada no Cartório de Imóveis. Outra garantia para resguardar seus interesses é verificar se há patrimônio de afetação – que é quando o empreendimento fica separado do patrimônio do incorporador e, assim, está mais protegido de eventuais problemas financeiros por parte de quem está construindo. 

 

Comprar um apartamento, seja para morar ou como investimento, pede muita atenção. Ao avaliar um imóvel, você precisa considerar aqueles valores que são comuns a maior parte das pessoas, como os citados acima, mas também precisa colocar na balança aqueles valores que são bastante específicos para você e para a sua família. 

 

O lugar perfeito é o que faz sentido para você, atendendo às suas necessidades, ou pelo menos a maior parte delas. Viver em um lugar quem tem a cara da sua família não tem preço. Ainda mais se a conta couber no seu bolso. 

 

A gente espera que você tenha aproveitado a leitura e possa aproveitar as nosss dicas para fechar um bom negócio. E se quiser mais conteúdos como esse no seu email, não deixe de assinar a nossa newsletter. 

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIAR UM COMENTÁRIO