Sabores do mundo em Porto Alegre: viagens gastronômicas na capital

Aromas, formas, sabores. Sem dúvida, uma das partes mais importantes de uma cultura reside em sua gastronomia. Temperos, especiarias, modos de preparo, rituais, apresentação, são muitos elementos que demonstram as peculiaridades de uma nação. E, se viajar é uma das melhores coisas da vida, poder desfrutar o melhor da culinária de cada região é extraordinário.

 

Quer saber o melhor? Você pode dar a volta ao mundo sem mesmo sair de Porto Alegre. Sim, a capital gaúcha também guarda os segredos e paladares de diferentes regiões e países. Que tal embarcar em um roteiro especial que criamos? Da América à Ásia, prepare seu passaporte (e seus talheres): nossa viagem começa a agora! 🌍

 

Os encantos da América (do sul ao norte)

Uruguai: Parrilla del Sur

Nossa jornada começa na terra dos nossos vizinhos uruguaios e em um dos melhores lugares para degustar carnes na capital gaúcha. O ponto da vez? O Parrilla del Sur traz todo o charme do Uruguai em um ambiente contemporâneo com toque rústico. O local é perfeito para reunir a família e os amigos a qualquer hora – sim, o restaurante abre suas portas no final da manhã e segue em funcionamento até a noite, e funciona todos os dias da semana. Da salsicha parrillera e queijo parrillero, passando pelo entrecot e o assado de tira, e chegando no flan com dulce de leche, são delícias para ninguém botar defeito.

 

 

Mais informações
Rua Amélia Teles, 399 – Bairro Petrópolis/ Porto Alegre (RS)
Funcionamento: terça a sábado, das 11h30 às 0h; segunda, das 18h30 às 0h; domingo, das 11h30 às 23h
Site | Facebook

 

Peru: Chola Guapa

Alguns quilômetros mais acima, chegamos na território do Império Inca. O Peru é um país bastante diverso, com muita expressão de arte, literatura, música e, claro, culinária. Em Porto Alegre, um dos melhores representantes peruanos é o Chola Guapa, um restaurante temático localizado no Bairro Santana. Lá, a cultura peruana é vista em todos os detalhes, das paredes aos porta-talheres. Degustar um Pisco Sour, saboreando um ceviche misto ou um pescado a lo macho, e finalizar com um suspiro limeño, é uma ótima forma de embarcar para uma linda viagem andina, sem sair da capital.

 

 

Mais informações
Av. Venâncio Aires, 859 – Bairro Santana/ Porto Alegre (RS)
Funcionamento: terça a sábado, das 11h30 às 23h30; domingo, das 12h às 16h
Site | Facebook

 

México: Guacamole

Muchachos y muchachas, a próxima parada é a capital asteca! Um país tão cheio de história e sabores não poderia ficar de fora da nossa volta ao mundo – e, claro, tem local especial na capital gaúcha. O Guacamole traz o melhor da cozinha mexicana, com um cardápio para lá de diverso e intenso: nachos de todos os tipos, totopos, antojitos, tacos, flauta, quesadilhas, chilaquilles, burritos e muita, muita guacamole. E o melhor, muito além de um cardápio excelente, lá você pode viver uma experiência mexicana completa, com muitas atrações – com destaque para os tequileiros e mariachis.

 

 

Mais informações
Rua Des. Augusto Loureiro Lima, 165 – Bairro Petrópolis/ Porto Alegre (RS)
Funcionamento: segunda a quinta, das 18h às 0h; sexta e sábado, das 18h às 01h; domingo, das 18h às 0h
Site | Facebook

 

Havaí: Ohana Poke and Roll’s

Antes de deixarmos o continente americano, precisamos desembarcar nesse arquipélago que mais parece uma miragem no meio do Oceano Pacífico. E sim, o Havaí vai muito além de suas praias e danças encantadoras: tem uma culinária estonteante. Em Porto Alegre, você pode desfrutá-la no Ohana Poke and Roll’s, um lugarzinho muito especial que, mesmo não estando à beira mar, remete muito ao ambiente tranquilo e hospitaleiro havaiano. O carro-chefe da casa é o Poke, um prato com peixe cru em cubos, legumes frescos e outros diversos ingredientes que você mesmo pode escolher. Outra ótima opção são os Rolls, espécie de wraps com diferentes recheios.

 

 

Mais informações
Av. Mariland, 965 – Bairro Auxiliadora/ Porto Alegre (RS)
Funcionamento: segunda a quarta, das 11h30 às 22h; quinta a sábado, das 11h30 às 23h
Site | Facebook

 

Os contrastes da Europa (do ocidente ao leste)

 

Espanha: Tablado Andaluz

Nosso primeiro destino na Europa só poderia ser a encantadora Espanha, com suas intensas tradições históricas. Em Porto Alegre, o melhor lugar para desfrutá-las é, sem dúvida, o Tablado Andaluz: onde a experiência cultural e gastronômica se cruzam e proporcionam uma verdadeira viagem ao país castelhano. Sendo um dos poucos estabelecimentos no país que mantém viva a cultura espanhola, no local é possível desfrutar de um delicioso buffet de paellas e um belíssimo show de Flamenco. No cardápio, paella campeira, marineira e vegetariana, além de entradas e um buffet de saladas. No palco, muito sapateado, castanholas, violões e palmas. Uma vivência completa!

 

 

Mais informações
Av. Venâncio Aires, 556 – Bairro Cidade Baixa/ Porto Alegre (RS)
Funcionamento: segunda a quinta, das 10h às 22h; sexta e sábado, das 19h às 0h
Site | Facebook

 

França: Le Bateau Ivre

Logo ali, ao lado, está a maior referência de gastronomia do mundo. Bienvenue en France! Mas calma, você não precisa se deslocar mais de oito mil quilômetros para chegar na terra do croissant. A França é aqui, no Le Bateau Ivre, restaurante referência em gastronomia francesa em Porto Alegre. Prepare-se para embarcar em uma experiência moderna e muito honesta. Do filé mignon ao molho roquefort ao ravióli ao molho mediterrâneo e baunilha, o lugar é perfeito para degustar um bom vinho, reunir a família e amigos ou quem sabe aquela companhia romântica, e se sentir às margens do Rio Sena.

 

 

Mais informações
Rua Tito Lívio Zambecari, 805 – Bairro Mont’ Serrat/ Porto Alegre (RS)
Funcionamento: terça a sábado, das 20h às 0h
Site | Facebook

 

Holanda: KEV

Impossível falar de Europa e não lembrar de um dos destinos mais queridos dos turistas por lá: Holanda. Os Países Baixos são famosos por suas tulipas, suas bicicletas e por sua gastronomia. É o que inspirou o restaurante KEV, em Porto Alegre, a trazer o melhor da culinária holandesa para a capital dos gaúchos. KEV significa Kaas en Vlees (ou, em bom português, carne e queijo), então, você já deve imaginar a especialidade da casa: hambúrgueres. Feitos com as melhores carnes e queijos, são a sensação da casa, mas também competem com pratos como carne de wagyu, massas e saladas. Para fechar a refeição com chave de ouro, nada como uma maravilhosa torta holandesa.

 

 

Mais informações
Av. Dr. Nilo Peçanha, 2388 – Bairro Chácara das Pedras/ Porto Alegre (RS)
Funcionamento: segunda a quinta, das 11h30 às 14h30 e das 19h às 23h30; sexta, das 11h30 às 14h30 e das 19h às 0h; sábado, das 19h às 0h
Site | Facebook

 

Polônia: Polska

Saindo um pouco da zona mais tradicional da Europa, que tal um pulo no leste europeu para descobrir alguns pratos superinteressantes? Nosso próximo destino é a Polônia, um país cheio de história e cultura, mas que também se destaca por sua gastronomia um tanto exótica. O Polska é o lugar ideal para desfrutar do melhor da culinária polonesa na capital gaúcha. O local já tem um clima todo especial, com arquitetura e decoração dos imigrantes poloneses. No banquete, você experimenta desde o clássico knedle (bolinho de batata recheado com ameixa), passando pelo kluski (massa com molho de nata e funghi), até o kotlet z drobiu (discos de frango ao molho de mostarda). Um menu diferenciado, mas com sabores inesquecíveis!

 

 

Mais informações
Rua João Guimarães, 377 – Bairro Santa Cecília/ Porto Alegre (RS)
Funcionamento: segunda, das 12h às 15h30; terça a domingo, das 19h às 23h30
Site | Facebook

 

A magia da Ásia (e de todos os cantos do oriente)

Líbano: Al Nur

Desembarcando no continente asiático, precisamos relembrar dos intensos sabores da culinária libanesa. Em Porto Alegre, há mais de 16 anos, um lugar em especial consegue traduzir em todos os seus pratos os segredos do Líbano: é o Al Nur, presente em mais de um ponto da capital e pronto para nos fazer embarcar nas mil e uma noites. Na sequência disponível, é possível degustar delícias como pães árabes, hamus, chanclixi, kibe, esfiha, falafel, babaganush, mjadra, malfuf e muito mais. Um verdadeiro pedacinho de Beirute!

 

 

Mais informações
Av. Protásio Alves, 616 – Bairro Santa Cecília/ Porto Alegre (RS)
Funcionamento: segunda a sexta, das 11h30 às 14h30 e das 18h30 às 23h30; sábado, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 0h; domingo, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 23h
Facebook

 

Índia: Suprem

Se fôssemos eleger a gastronomia mais cheirosa do mundo, certamente seria a indiana. E não é à toa: são muitos temperos, especiarias e ingredientes especiais que compõem uns dos pratos mais saborosos de todo o mundo. Não é apenas o país que é cheio de contrastes e segredos. Em Porto Alegre, o local mais interessante para adentrar na terra hindu é o Suprem, restaurante vegetariano que desperta o melhor que há na Índia. Legumes ao sugo, arroz jasmin, salada de grão de bico, bife de proteína de soja com funghi, só de falar já dá água na boca. Tudo isso em um lugar com muito brilho, muitas cores, aromas intensos e sabores.

 

 

Mais informações
Rua Santo Antônio, 877 – Bairro Bom Fim/ Porto Alegre (RS)
Funcionamento: segunda a domingo, das 11h45 às 14h45
Facebook

 

Tailândia: Koh Pee Pee

O próximo destino é um dos locais mais desejados na Ásia. A Tailândia é conhecida por suas belezas naturais e por sua industrialização emergente. Mas, é sua culinária que se destaca por pratos excepcionais e cheios de criatividade. Na capital gaúcha, o melhor local para se aproximar dessa gastronomia fascinante é o Koh Pee Pee, nome inspirado em uma das mais belas ilhas tailandesas. Todo em estilo thai, o lugar é totalmente temático, seja pela arquitetura, seja pelo traje dos garçons. Com mais de 40 variedades no menu, entre os destaques estão: o Khao Pad (arroz com especiarias servido no abacaxi) e o Kaeng Phanaeng Neua (filé ao molho de curry vermelho). Além dos pratos, é possível experimentar drinks temáticos e sobremesas típicas. Vale ressaltar que o restaurante é reconhecido, inclusive, pelo próprio governo tailandês!

 

 

Mais informações
Rua Schiller, 83 – Bairro Rio Branco/ Porto Alegre (RS)
Funcionamento: segunda a quinta, das 19h às 23h30; sexta e sábado, das 19h às 0h
Site | Facebook

 

Coreia do Sul: PKC

Nossa viagem se encerra do outro lado do mundo, lá pertinho da terra do sol nascente. Uma nação em plena ascensão, respirando modernidade, mas sem tirar os pés das suas raízes e tradições. A Coreia do Sul conta com uma culinária especial e que também pode ser experimentada na capital dos gaúchos. O PKC (Prime Korean Cuisine) é um desse locais, onde é possível não só degustar gyosas, dolsot bibimbap, kimchi, jay yook bokkeum e outras delícias coreanas, mas também vivenciar uma estada no país, com um clima todo projeto para uma experiência incrível.

 

 

Mais informações
Rua Murilo Furtado, 116 – Bairro Petrópolis/ Porto Alegre (RS)
Funcionamento: segunda, das 11h30 às 14h30; terça a sábado, das 11h30 às 14h30 e das 18h30 às 22h30
Site | Facebook

 

Então, pronto para saborear os mais variados sabores do mundo? Tem mais alguma sugestão de culinária internacional em Porto Alegre? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos – vai que eles queiram embarcar nessa viagem com você, né?

Você também pode gostar disso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *