Reaproveitamento na decoração: 3 ideias para não descartar nada dentro de casa

Reaproveitamento na decoração: 3 ideias para não descartar nada dentro de casa

Redecorar sua casa ou seu apartamento não precisa se resumir a comprar novos objetos e distribuir pelos ambientes. Existe uma nova tendência no mundo do design de interiores. O Upcycling consiste em transformar resíduos ou produtos inúteis em novos materiais de maior valor e qualidade.

 

A Wikihaus convida você para refletir sobre oconsumo consciente. Que tal descobrir novas maneiras de deixar o seu lar a sua cara pensando no meio ambiente e na sustentabilidade?

 

Ao longo do post disponibilizamos diversos links de sites que ensinam a colocar em prática todas as dicas que estamos trazendo aqui.

 

Se você também acha que esse é um tema muito relevante, confira essa seleção que fizemos para você com 3 ideias para não descartar nada dentro de casa!

 

#1 Garrafas de Vidro:

As garrafas de vidro geram dúvidas na hora do descarte. Cada vez que compramos uma garrafa de vinho ou de azeite de oliva temos que tomar cuidado em como vamos jogá-las “fora”.

 

Antes de descartar, existem várias alternativas de reaproveitamento desses materiais: com um pouco de imaginação, garrafas de vidro podem se transformar em luminárias, vasos de flores e até decoração para paredes!

 

Para aprender a fazer uma luminária pendente com uma garrafa ou um pote de vidro, é só clicar aqui.

 

GARRFAS VERDES

 

 

#2 Caixas de madeira e paletes

 

As caixas de madeira são grandes aliadas quando se trata de decoração sustentável. Elas podem se transformar em infinitos tipos de objetos, dependendo da sua imaginação. Os paletes, para quem gosta de um ambiente mais prático e moderno, podem se transformar em suporte para sua cama, sua poltrona ou até em uma mesa de centro. A dica dos paletes é ótima já que são muito fortes por serem criados para aguentar muito peso. Com relação às caixas, móveis como: mesas de centro, armários, estantes para livros e até bancos podem ser construídos usando as caixas de madeira como matéria prima.

 
Se quiser conferir um passo a passo de como fazer decoração com caixotes, basta clicar aqui. Também pode clicar aqui para aprender a fazer um sofá só usando os paletes de madeira!

 

CAIXAS

 

 

#3 Tubos de PVC

 

Outra boa dica é a reutilização de tubos de PVC na decoração de seus ambientes. Esse material normalmente sobra bastante depois de pequenas e grandes reformas e as opções de reutilização são incontáveis! Com alguns canos você pode fazer: cabideiros, lustres, organizador de sapatos, porta treco e muito mais.

 

Com alguns desses objetos você poderia economizar uma boa grana e dar uma cara nova para sua sala, quarto ou até sua varanda.

 

Achamos um passo a passo bem legal de como fazer uma lumináriausando tubos de PVC. Ficou curioso? Então dá só uma olhada aqui!

 

PVC

 

Muitos desses materiais que sugerimos, quando não recebem um tratamento adequado, demoram décadas até que sejam decompostos. O seu acúmulo no meio ambiente geraria poluição e degradação ambiental.

 

Além disso, a reutilização dos objetos evita o esgotamento de matérias-primas, uma vez que utilizamos os mesmos resíduos mais de uma vez e com mais de uma função.

 

Gostou das dicas de reaproveitamento na decoração? Então tente exercitar essa ideia na sua casa!

 

Para ficar por dentro das novidades que a Wikihaus traz para você, curta nossa página no Facebook e acompanhe novas postagens em nosso blog! 🙂

Você também pode gostar disso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *