Quanto vale o desconto que você está recebendo?

Quanto vale o desconto que você está recebendo?

Em busca de clientes, as incorporadoras e imobiliárias estão enchendo o mercado de promoções e ofertas “imperdíveis”. Mas você sabia que nem todo desconto que oferecem por aí é um real benefício para o cliente?

Se você está procurando um imóvel para comprar, confira a seguir algumas dicas importantes na hora de analisar um desconto no apartamento. Você vai terminar a leitura muito mais preparado para fechar um bom negócio.

 

Saber avaliar um desconto sempre pode ser útil. Ainda mais se for na hora de comprar um apartamento, que sempre envolve milhares de reais. O período de instabilidade econômica dos últimos anos levou todos os segmentos a se adaptarem: otimizando estruturas, reduzindo custos, flexibilizando negociações, revisando valores praticados e… oferecendo descontos! Muitos descontos.

 

Com o mercado imobiliário não foi diferente: é natural que num momento de estagnação os apartamentos e casas fiquem mais acessíveis. Com a alta do desemprego e poder de compra menor, a demanda caiu, os estoques subiram e a negociação passou a beneficiar o cliente. Afinal, para o vendedor é melhor oferecer um desconto maior do que deixar o imóvel vazio, pagando o IPTU e o condomínio.

 

Em busca de clientes para seus imóveis prontos ou quase prontos, os feirões de imóveis surgiram por todos os lados. Mas você sabe como avaliar um desconto?

 

• COMPRAR UM IMÓVEL NÃO É ALGO FREQUENTE PARA A MAIOR PARTE DAS PESSOAS •

Como encontrar um valor justo? Quais pontos abordar? Você não precisa estar familiarizado com as maneiras de como negociar um desconto. Mas, independente do seu desconhecimento sobre este mercado, alguns pontos são básicos para conseguir um bom negócio.

 

•  O DESCONTO NO IMÓVEL NÃO É O FATOR MAIS IMPORTANTE •

A primeira consideração a ser levada em conta é que não dá para olhar este tipo de investimento somente pelo ponto de vista do desconto oferecido. Esta é a variável menos importante de todas. Ok, olhar para as cifras é fundamental. Mas muitas vezes, o metro quadrado mais barato acaba saindo mais caro, como você pode conferir clicando aqui. É sempre recomendado ir além dos fatores financeiros para analisar a relação custo-benefício de um imóvel.

 

•  VOCÊ DEVE TER UMA VISÃO DE FUTURO E DEFINIR SUAS NECESSIDADES •

O perfil do imóvel deve atender às expectativas pessoais e familiares. Como está a vida de cada um de seus membros hoje, e como estará daqui a pelo menos 5 anos? Pense onde cada um trabalha, estuda, se há planos de aumentar a família. Assim, será possível traçar o perfil mais adequado para todos os moradores do novo imóvel. Um bairro que atende ao seu estilo de vida hoje, pode não servir para o momento que um baby chegar, por exemplo. Um bairro mais distante vai onerar você com mais tempo no trânsito. Isso tudo precisa entrar na conta. Especialmente quando falamos nos valores intangíveis, são as suas necessidades que ditam o que é importante ou não. Analise se o desconto é interessante a partir do que você realmente precisa.

 

• PESQUISE SOBRE O IMÓVEL PARA TER UM PARÂMETRO •

Definido o perfil do imóvel, é hora de começar sua pesquisa prévia. Na internet, você encontra muitas ofertas de imóveis semelhantes na mesma região. O preço do metro quadrado varia muito em uma mesma cidade. Por isso, é preciso fazer uma boa pesquisa sobre os preços dos imóveis do bairro. Nos portais e sites de imobiliárias você encontra todas as informações, de metragem a preço. As fotos também ajudam a ver a situação do imóvel, do acabamento.

Tem escola e transporte por perto? Isso você também encontra lá. Crie mecanismos de comparação, pesquisando imóveis dentro do mesmo perfil. Conhecendo as opções disponíveis, você terá um parâmetro para avaliar o valor e o estado dos imóveis, comparando com o que você tem em vista, e  negociando o que você deseja.

 

• DEFINA O VALOR MÁXIMO QUE VOCÊ PODE E QUER PAGAR •

É importante estabelecer um valor para a compra do imóvel. Dessa forma, você já estará preparado para responder a uma proposta e negociar.

 

•  COLOCAR SEU IMÓVEL NO NEGÓCIO OU VENDER ANTES? •

Mais uma vez, isso depende da sua necessidade. Existem vantagens em ambos os caminhos. Se você tiver tempo para esperar, você pode tentar vender antes o seu imóvel, conseguindo um valor melhor – que poderá ser usado para dar uma entrada melhor e barganhar um desconto maior, por exemplo. O risco é que nem sempre você vende com a velocidade que gostaria, e eventualmente o apartamento que você gostaria de comprar pode ter sido adquirido por outra pessoa.

Ao optar por dar o seu imóvel antigo na negociação, a avaliação pode não ser tão boa quanto numa venda particular. Em compensação, você ganha em agilidade, garantindo o negócio e se mudando o mais rápido possível.

 

•  PAGAMENTO À VISTA OU FINANCIAMENTO: O QUE DÁ MAIS DESCONTO NO APARTAMENTO?  •

Quem tem o dinheiro na mão tem maior poder de barganha? Não existe uma regra para isso. Conforme o estágio da obra, no caso de imóveis novos, o incorporador pode ter mais ou menos interesse em acelerar algumas vendas: na planta para alavancar a obra, no final para liberar as últimas unidades.

 

Às vezes, o vendedor prefere pegar uma entrada maior (mesmo que o valor total seja inferior ao pedido) mas ter o dinheiro em mãos, do que receber em parcelas, mesmo que seja um valor maior. Mas em períodos onde a oferta de crédito está em alta, às vezes o vendedor prefere esperar, para ter o valor cheio, conforme gostaria.

 

•  O DESCONTO ESTÁ SOBRE O PREÇO ANUNCIADO?  •

 

Um detalhe que faz toda a diferença:  o  valor  de  mercado  de  um  imóvel  é medido através de uma comparação entre opções similares vendidas na região – e não através do preço com as quais foram anunciadas. Avalie se o desconto está sendo oferecido nesses patamares reais.

 

Comparar 2 imóveis parecidos não é uma tarefa fácil. Mas comparar descontos é mais complicado ainda. Ainda mais com tantos fatores intangíveis envolvidos.

 

Lembre-se: o desconto passa, mas o apartamento fica. Nossa dica é: ao invés de comparar o desconto, compare o preço final entre as alternativas que atendem as suas necessidades. É sempre mais seguro.

 

U+2192.svg  Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a gente? Podemos ajudar durante toda a etapa de compra, incluindo na hora de avaliar aquele desconto que parece “imperdível”.

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIAR UM COMENTÁRIO