Perguntas essenciais para fazer ao corretor

Perguntas essenciais para fazer ao corretor

Saber fazer as perguntas certas e estar 100% seguro sobre todos os seus questionamentos é fundamental para tomar uma decisão correta e evitar arrependimentos no futuro. Comprar um imóvel mexe com as nossas emoções. A tal ponto que tem gente que fica tão envolvido emocionalmente com a compra que até esquece de perguntar se as vagas de garagem são fechadas ou abertas. Acredita?

 

Para te ajudar a escolher seu próximo imóvel, nós preparamos uma lista de perguntas frequentes para corretores de imóveis – dúvidas comuns que podem garantir uma compra mais segura do imóvel que você está interessado.

 

•  CHEGOU A HORA DE COMPRAR O SEU IMÓVEL  • 

Você está namorando aquele apartamento há horas. Mas uma pulguinha segue atrás da sua orelha: será que é realmente a escolha certa?

Meu amigo, comprar um imóvel é uma das decisões mais importantes na vida da gente. É comum surgirem várias dúvidas. E, nessa hora, buscar informação é a melhor escolha para você ficar seguro com a compra que vai fazer. Um bom caminho é consulta as dúvidas mais frequentes entre as pessoas que estão numa situação parecida com a sua.

 

Mas você sabe quais são perguntas mais frequentes para corretores de imóveis?

 

A PRIMEIRA PERGUNTA É PARA VOCÊ MESMO: QUAIS SÃO OS SEUS OBJETIVOS?

Antes de começar, defina seus objetivos. É a partir deles que você vai definir o que deve procurar e perguntar na hora da compra. O que você quer com seu novo apartamento? Morar nele? Alugar? Investir? A resposta dessa pergunta vai direcionar o seu perfil de busca e as informações mais relevantes que você precisa saber antes de assinar o contrato.

 

Principais questões que seu corretor pode esclarecer:

 

U+2192.svg  O que você precisa saber sobre a localização do imóvel

U+2192.svg  O que você precisa saber sobre as formas de pagamento do imóvel

U+2192.svg  O  que você precisa saber sobre os custos do imóvel

U+2192.svg  O  que você precisa saber sobre a infraestrutura do imóvel

U+2192.svg  O  que você precisa saber sobre as características do imóvel

U+2192.svg  Qual a documentação necessária para comprar um imóvel

 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE LOCALIZAÇÃO

Conhecer bem a região do imóvel é talvez o ponto mais importante da sua escolha. Procure um lugar que ofereça facilidade de acesso ou deslocamento para o trabalho, faculdade ou outros locais importantes para sua rotina.

 

INFRAESTRUTURA: A região vai atender minhas necessidades diárias?

O lugar onde você quer morar fica próximo de serviços e comércios locais (supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, academias e lavanderias)? Procure saber se a infraestrutura da região vai atender às suas necessidades diárias.

 

MOBILIDADE: existem vias de acesso próximas?

Como é o trânsito da região? O imóvel fica próximo de avenidas? O trânsito local é intenso? Tem muito barulho de carros à noite?

O trânsito pode influenciar diretamente na sua rotina, seja pelo tempo de deslocamento até onde você precisa chegar, seja pelo barulho dos carros em momentos que você quer ficar sossegado. Por isso , é importante saber sobre o movimento no dia a dia da região para evitar surpresas futuras.

 

SERVIÇOS PÚBLICOS: é uma região bem cuidada e segura?

Descubra se o imóvel fica localizado em um bairro seguro, onde há bom policiamento. Como são oferecidos os serviços públicos da região? Iluminação, transporte público, pavimentação, coleta seletiva de lixo, arborização e urbanismo são fatores que podem ser verificados junto ao seu corretor antes de fechar negócio.

 

LAZER:  a região conta com áreas de lazer e entretenimento para minha família?

Viver perto de espaços que proporcionem lazer e bem-estar para você e sua família, como praças, parques, clubes e centros esportivos, sempre contribui para seu ganho de qualidade de vida.

 

VIZINHANÇA: qual é o perfil do bairro?

Eis uma boa pergunta para o seu corretor: como é a vizinhança do lugar que você pretende morar? É um bairro com perfil mais residencial ou comercial? É um bairro familiar? Mais boêmio? É seguro à noite? Procure uma vizinhança que compartilhe de seus hábitos e costumes. Quanto mais informações você tiver sobre o estilo de vida, perfil e idade média de quem vive naquela região, mais fácil vai escapar das dores de cabeça.

 

VALORIZAÇÃO: como está o crescimento da região?

Sempre é bom saber qual é a possibilidade de valorização do imóvel. Pergunte ao seu corretor sobre as perspectivas de crescimento da região. Obras de desenvolvimento podem estar acontecendo no bairro, trazendo valorização à região e consequentemente ao seu imóvel. Um bairro nobre também traz a certeza de que seu imóvel não vai perder preço no futuro. Verifique com o seu corretor se há elementos que possam influenciar nesse aspecto.

 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE FORMAS DE PAGAMENTO

A compra de um imóvel pede planejamento financeiro. Para fechar um bom negócio você precisa buscar uma forma de pagamento que esteja adequada às suas condições financeiras do momento da compra. Conversar com seu corretor é um bom caminho para conhecer as formas e as facilidades de pagamento, tanto para financiamentos, como para pagamentos à vista.

 

FORMAS DE PAGAMENTO: como eu posso pagar meu imóvel?

Quais são as formas de pagamento disponíveis para o imóvel que você deseja adquirir? Esta questão é muito importante para você fechar o melhor negócio de acordo com as suas condições. As condições podem variar: à vista, por financiamento, colocando seu imóvel no negócio, usando um carro como parte do pagamento, entre outras. Consulte o corretor sobre essas condições, e encontre a opção que melhor se adapta ao que você consegue, e está disposto, a pagar.

 

NEGOCIAR: é possível negociar o valor do imóvel?

O primeiro passo é saber o quanto você pretende gastar. Analise também se o preço anunciado está dentro do valor praticado no mercado para o tipo de imóvel que você escolheu. Questione sobre descontos para pagamento à vista, descontos com entradas maiores, por exemplo, e faça uma proposta.

 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CUSTOS EXTRAS

Condomínio, taxas e impostos: na hora das contas, é muito importante considerar alguns custos extras que não costumam aparecer no preço do imóvel que você está negociando. Procure estar ciente de todos os valores que você terá que desembolsar ao comprar um imóvel.

 

CONDOMÍNIO: qual o valor?

Lembre-se de perguntar qual será o valor médio do condomínio. Você precisa considerar esse valor no seu gasto mensal, junto à parcela do imóvel (no caso de financiamento), justamente para avaliar se o imóvel caberá no seu bolso.

 

APÓS A COMPRA: quais são os gastos que terei?

O valor do condomínio não é o único custo extra que você deve considerar. Além dele, lembre-se que você terá algumas despesas extras periodicamente. Verifique com o corretor se no imóvel estará incluso fundo de reserva e outras taxas, como rateio de água, gás ou serviços compartilhados, por exemplo.

Não esqueça também de perguntar sobre o valor do IPTU e das despesas para transferência do imóvel ao seu nome (ITBI: Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, registro de imóveis, emolumentos).

 

A idade do imóvel é outro fator que pode influenciar nos gastos. No caso de não ser novo, leve em consideração se o imóvel já teve muitos moradores ou se passou por reformas, para evitar surpresas com a sua infraestrutura física. Um custo que muitos não consideram ao comprar um imóvel: o imposto de renda. Saiba o quanto o imóvel vai impactar no seu imposto de renda. Você pode encontrar algumas calculadoras online que incluem o valor do imposto.

 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A INFRAESTRUTURA DO PRÉDIO

Quais são as suas necessidades? Antes de fechar o negócio, você precisa responder essa pergunta para saber se o que encontrou é realmente o que melhor se adequa a sua família.

 

ÁREA DE LAZER: o empreendimento possui?

Um condomínio que oferece uma completa infraestrutura de lazer facilita, e muito, a rotina de toda família. Piscinas, área gourmet, salão de festas e espaço pet, entre outros, são itens presentes em muitos imóveis novos. Se o seu sonho é ter acesso a esses espaços sociais, pergunte ao seu corretor sobre toda a estrutura do lugar.

 

VAGAS DE GARAGEM: quantas e como são?

Não deixe de perguntar sobre o número de vagas que você terá direito e se elas são cobertas, numeradas, rotativas, fechadas ou abertas. Não se esqueça de averiguar se as vagas constam na escritura do imóvel. Aproveite para perguntar sobre o espaço para visitantes, se há vagas ou não.

 

ADEQUADO PARA FAMÍLIA: possui estrutura?

Um imóvel para você e sua família morarem precisa possuir uma estrutura adequada para todos – seja no próprio imóvel ou na sua estrutura. Quais são as características do imóvel ao qual você tem interesse? A quantidade de cômodos é suficiente? Os espaços oferecem comodidade? As áreas comuns proporcionam momentos de lazer para toda a família? Temos escolas, parques, centros esportivos e clubes, por perto? Uma conversa com o corretor pode revelar detalhes que você talvez não tenha percebido na sua visita.

 

POSIÇÃO SOLAR: o imóvel possui conforto térmico?

O imóvel está orientado de forma direta ou contrária à posição solar? Recebe o sol da manhã ou o sol da tarde? Em um imóvel com boa incidência solar você aproveita melhor a luz natural e tem um melhor conforto térmico.

 

REFORMA: precisá ou poderá ser reformado?

Muitas vezes, um apartamento (novo ou usado) precisa ser reformado para ficar do jeito que você deseja. E isso implica em mais e mais despesas. É importante ficar de olho nisso para evitar surpresas. E, falando nisso, não se esqueça de verificar se existe alguma limitação quanto a reformas estruturais. Pergunte ao seu corretor o que você poderá modificar ou não dentro do apartamento.

 

TEMPO: quando recebo o imóvel?

Fechar negócio não costuma ser sinônimo de retirada das chaves. Mas várias coisas devem ser levadas em conta e precisam ser questionadas – como prazos para finalização da obra (se o imóvel estiver em construção), prazo de entrega das chaves (caso o imóvel esteja pronto), conclusão do negócio (pagamento da entrada, aprovação do financiamento, etc.)

 

CONSTRUTORA: quem é e qual sua reputação no mercado?

Pesquise o histórico da construtora, há quanto tempo ela está no mercado, as obras que desenvolveu. Se puder, converse com clientes atuais e antigos, para saber suas percepções sobre o padrão de qualidade dos empreendimentos.

 

DOCUMENTOS: quais são necessários para a compra?

A questão da documentação necessária também aparece entre as perguntas frequentes para corretores de imóveis. Se você quiser evitar possíveis transtornos de última hora, fique atento aos documentos exigidos e providencie-os com antecedência. Conte com seu corretor para providenciar: documentos do imóvel, documentos do comprador e do vendedor (pessoa física e jurídica), do contrato de compra e venda, e o que mais for necessário.

Ou clique aqui caso queira conferir a lista completa.

 

Na hora de confirmar a sua escolha, tenha à mão essas perguntas. A partir das respostas, você se sentirá melhor preparado para fazer um ótimo negócio.

 

E você, já está pensando em comprar um apartamento? Quais suas dúvidas sobre o assunto? Ainda tem dúvidas sobre o que perguntar ou quais questões abordar durante a negociação de um apartamento?

 

A gente pode te ajudar durante toda a etapa de compra, para você encontrar o lugar que faça sentido para a sua realidade, conforme as suas necessidades.

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIAR UM COMENTÁRIO