Os 10 maiores prédios em construção em Nova York

Quando se fala em Nova York a primeira coisa que vem na cabeça é que se trata de uma mega cidade, que já foi cenário de vários filmes, que tem uma rua repleta de outdoors iluminados, um parque gigantesco bem no meio da cidade e, claro, prédios; muitos prédios.

 

Tantos prédios que alguns são verdadeiros ícones da cidade, como o Empire State Building, o Chrysler Building e as saudosas Torres Gêmeas que desabaram após os atentados terrorista em 11 de setembro de 2001.

 

Atualmente, cidade está passando por um novo “boom” de construção civil. Está recebendo empreendimentos que, no futuro, certamente vão ser tão icônicos e admirados quanto o Empire State é até hoje.

 

O receio em construir prédios altos após os atentados parece ter ficado para trás. Agora, o aquecimento da economia associado a um mercado imobiliário em alta, fizeram investidores otimistas criar novos projetos comerciais e residenciais por todos os lados de Manhattan.

 

São tantos empreendimentos propostos e em construção que é difícil conhecer todos eles. Para os apaixonados por arquitetura e engenharia, a Wikihaus preparou uma lista com os 10 maiores prédios em construção em Nova York.

 

#10 – 35 Hudson Yards

15-Hudson-Yards-courtesy-of-Related-Oxford

 

O 35 Hudson Yards vai ficar no novo bairro planejado da cidade. Próximo ao Madson Square Garden, o chamado Hudson Yards receberá diversos empreendimentos residenciais e comerciais. O 34 Hudson Yards, que já passou por diversas transformações em seu design, já está em construção e será o terceiro prédio mais alto do complexo, com 79 andares e 307 metros de altura. A data de conclusão da obra está prevista para 2018.

 

#9 – 125 Greenwich Street

 

img_125Greenwich_01-777x777

 

Quando concluído em 2018, ao olhar pela janela será possível contemplar uma bela vista, com o Rio Hudson, os prédios de Lower Manhattan, além do novo complexo do World Trade Center. O que mais chama atenção nesse projeto, desenhado pelo arquiteto uruguaio Rafael Viñoly é o fato de ele ser construído em um terreno bem pequeno para um prédio de 91 andares e 310 metros de altura. O que já se tornou comum na cidade de Nova York, já que o espaço é cada vez mais limitado.

 

#8 – 3 Hudson Boulevard

3-hudson-boulevard-06-skyline-background

 

Outro projeto dentro do complexo Hudson Yards. A gigante torre de vidro de 315 metros de altura e 66 andares vai hospedar escritórios, apartamentos e hotel e lojas nos andares inferiores. Além de seu design moderno, o prédio tem como destaque o fato de ser sustentável. Conta com energia fotovoltaica, telhado verde com plantas nativas, iluminação natural além de outros requisitos para ganhar o certificado U.S. Green Building Council.

 

#7 – 53W53

30-jean-nouvel-10.nocrop.w529.h800.2x

 

Trata-se de um dos prédios mais emblemáticos da lista. O 53W53, também conhecido por Tower Verre, foi projetado pelo arquiteto Jean Nouvel e está em construção ao lado do museu MoMA. O empreendimento passou por algumas modificações em seu design. Principalmente após o conselho de vizinhança da cidade considerar o prédio alto demais para aquele local. Ele diminuiu de 381 metros para 320 metros de altura.

 

#6 – 9 DeKalb Avenue

340-Flatbush-Ave-Ext-777x515.0

 

Este é o único prédio da lista que não está na Ilha de Manhattan. Localizado no Brooklyn, a torre terá 73 andares e 324 metros de altura, o que é muito alto para o distrito. O prédio é tão alto que será possível vê-lo até mesmo de alguns pontos de Manhattan. Projetada pelos arquitetos SHoP, seu design será uma fusão do melhor do art déco com a contemporaneidade. Para os admiradores de arranha-céus, o prédio é um prato cheio.

 

#5 – Three World Trade Center

 

920x920

 

Mais de 10 anos após os atentados em 11 de setembro de 2001 o local continua em obras. As obras do prédio 1 WTC (o mais alto do complexo, com 546 metros de altura) e do 4 WTC (297 metros de altura) já foram concluídas em 2014. A torre três será o terceiro prédio mais alto do complexo, com 328 metros de altura, e já passou por algumas modificações em seu design até finalmente começar a ser construído.

 

#4 – 30 Hudson Yards

 

10-30-Hudson-Yards_H

 

É o maior, mais alto e principal prédio do complexo Hudson Yards, sendo a sede da Warner Brothers, HBO, CNN, L’Oréal, Turner entre outros. Será o segundo maior escritório construído em NY, mais alto do que o Empire State Building.

 

Com 90 andares, o 30 Hudson Yards alcançará 1.296 pés (395 metros de altura). Terá vista panorâmica dos rios, terraços exteriores, um lobby de três níveis, acesso direto a restaurantes e lojas. Uma curiosidade: terá conexão subterrânea direta para a linha 7 do metrô.

 

#3 – One Vanderbilt

 

One-Vanderbilt-Visualhouse-KPF-SL-Green-Midtown-East-9-e1465321668854

 

Localizado em uma área completamente densa, ao lado do Grand Central Terminal, foi necessário destruir um prédio com mais de 20 andares que estava lá no local para que esse pudesse subir. Em troca, a construtora terá que fazer investimentos na região, como modificações nas ruas para receber mais carros, construir parques, etc. Quando pronto, em 2021, será um dos prédios mais marcantes da cidade. Contará com um design moderno e uma imensa torre no topo, atingindo 427 metros de altura.

 

#2 – 111 West 57th Street

 

111

 

Quando concluído, em 2018, será o prédio mais alto do mundo construído em um pequeno terreno. Outra curiosidade desse empreendimento é que ele será construído em dois pequenos terrenos. O prédio que estava em um dos terrenos já foi demolido, mas o outro, como é considerado um prédio histórico, será a base desse empreendimento. Sim, isso mesmo que você entendeu. Já que eles não podem demolir o prédio, vão construir outro por cima dele.

 

O 111 West 57th Street, também conhecido por The Steinway Tower, terá 438 metros de altura e 82 andares, sendo um dos prédios mais chamativos se visto do Central Park. Só não será mais chamativo do que o número 1 dessa lista, o prédio mais alto dos Estados Unidos.

 

1 – Central Park Tower

3

 

Se contar por altura do parapeito (telhado), este será o prédio mais alto da cidade. Vai ultrapassar, inclusive, o One Trade Center, que tem 417 metros de altura de parapeito (contando com a Torre o 1 WTC tem 546 metros).

O prédio de uso misto – comercial, residencial, hotel e lojas –  terá incríveis 472 metros de altura e 99 andares. Ele será tão alto que os outros prédios ao redor vão parecer minúsculos perto deste. Eles têm, em média, 250 metros de altura, mais altos do que todos na cidade de São Paulo. Não será preciso nem estar nos últimos andares para ter uma vista privilegiada de toda cidade, podendo ver o Central Park, ao lado norte, e até mesmo o novo World Trade Center no extremo sul da ilha. Bem-vindo à Nova York!

Você também pode gostar disso

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *