NBR 15575: A norma de desempenho criada para melhorar sua qualidade de vida

NBR 15575: A norma de desempenho criada para melhorar sua qualidade de vida

Conforto térmico, proteção acústica e muito mais benefícios. A NBR 15575, Norma de Desempenho da ABNT é uma garantia de qualidade em obras de casas e apartamentos. Conheça agora a NBR 15575 e tudo que ela busca garantir aos moradores.

 

Existem muitos fatores que contam na hora de medir sua qualidade de vida. O padrão construtivo do lugar que você habita é um deles. Para garantir os critérios e parâmetros de desempenho, buscando assegurar que as instalações atendam minimamente às necessidades dos moradores, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT publicou a Norma de Desempenho NBR 15575.

 

A NBR 15575 estabelece exigências de conforto e segurança em imóveis residenciais. Está em vigor desde 2013, e se aplica a todas as edificações residenciais. Ela vem para atender aos parâmetros mínimos determinados para as necessidades do morador. Como resultado, temos o aumento da qualidade de nossas edificações.

 

A quem se aplica

A abrangência da Norma de Desempenho é grande. Do fornecedor de materiais até o incorporador, passando pelos projetistas, consultores e construtora, praticamente todos os agentes da cadeia construtiva possuem responsabilidades – até mesmo o morador ou o administrador do imóvel, uma vez que a manutenção descrita no Manual do Proprietário e no Manual das Áreas Comuns deve ser comprovadamente realizada, para que estes tenham direito a qualquer tipo de reclamação.

 

As seis partes da Norma de Desempenho

A Norma de Desempenho de Edificações enxerga o edifício de uma forma sistêmica, olhando para o todo, e não só para as partes. Ao todo, são seis partes. Cada uma possui critérios objetivos de qualidade e procedimentos próprios para medir se os sistemas atendem aos requisitos de segurança, conforto e resistência.

 

1. Requisitos gerais da obra

Sistemas que compõem o edifício:

2. Estrutural

Quanta força uma parede deve aguentar sem falhas ou rachaduras, por exemplo.

3. Pisos

4. Cobertura

Resistência ao fogo durante um determinado período de tempo.

5. Vedação

Proteção térmica e acústica: garantir uma redução específica da temperatura verificada no lado exterior do edifício, assim como abafar sons externos dentro de uma medida pré- determinada.

6. Sistemas hidrossanitários

Tubulações aparentes devem suportar até cinco vezes seu próprio peso, para que não se rompam com facilidade.

 

A norma prevê uma série de situações de risco para o imóvel e fornece não só a medida, como também instruções claras e transparentes de como fazer essa avaliação.

 

Você pode conhecer os detalhes técnicos da NBR 15575, acessando o site da ABNT.

 

Para o morador, é qualidade de vida, segurança e melhor aproveitamento da casa.

 

Uma dica: se você está de olho em um imóvel, observe o seu ano de lançamento. Se ele foi lançado após 2013, possivelmente já apresenta um alinhamento com essas determinações. O que sempre representa uma garantia a mais ao comprar.

 

E então, o prédio onde você mora está de acordo com a norma de desempenho? Ou simplesmente quer saber mais sobre a NBR 15575? Deixe seu email ou telefone nos campos abaixo, que um de nossos profissionais vai entrar em contato com você.

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIAR UM COMENTÁRIO