Não erre na hora de financiar, entenda as diferenças entre tabela SAC e Price!

Não erre na hora de financiar, entenda as diferenças entre tabela SAC e Price!

Na hora de financiar um imóvel, é importante saber a diferença entre tabela SAC e Price para fazer a escolha que é mais adequada ao seu perfil como consumidor.

 

Uma das coisas mais importantes que você precisa saber é que o sistema de amortização, que nada mais é que a maneira como você pagará a sua dívida com o banco.

 

Quer saber um pouco mais sobre quais são as diferenças e as principais características da tabela Price e o SAC? Confira este post que preparamos para você e não fique perdido na hora da compra!

 

As diferenças entre tabela SAC e Price

Sistema de Amortização Constante (SAC)

Para quem quer comprar imóveis, esse é o sistema de amortização mais utilizado na aquisição de bens a médio e longo prazo no Brasil. Com prestações decrescentes, ou seja, elas começam mais alta e terminam mais baratas, os juros são pagos, em sua maioria, no início do contrato, sobrando a maior parte do valor do dinheiro emprestado para ser pago no final do período.

 

Tabela Price

No modelo de amortização de sistema francês de amortização, a lógica é inversa do sistema SAC, em que o pagamento pelos juros aumenta ao longo do tempo.

 

Porém, o interessante é que o financiamento pela Tabela Price é o mais comum por contar com parcelas de valores constantes, ou seja, são iguais ao longo do contrato. Como pagamos nos financiamentos de carros, motos, empréstimos bancários, entre outros.

 

Os principais pontos sobre os sistemas de amortização

Valor das parcelas

Essa é a principal diferença entre as formas de amortização SAC e tabela Price. No caso da amortização constante do SAC, as parcelas começam altas e, ao longo do período, vão decrescendo. Mas se você optar pela tabela Price, as prestações são constantes, não sofrendo reajustes ou diferenciações com o tempo.

 

A notícia ruim é que nem sempre é você quem decide qual o tipo de amortização será utilizada no seu contrato de financiamento, tudo vai depender da análise do banco para liberar a linha de crédito.

 

Amortização

Amortização é a maneira como você vai pagar os juros pelo empréstimo! No sistema SAC, a amortização acontece durante o prazo de pagamento. Já no sistema francês da tabela Price, a amortização é exponencial, crescendo a cada mês.

 

Saldo devedor

Bom o saldo devedor, na realidade é o quanto você deve após pagar cada parcela do seu financiamento. Por isso, a forma como os juros são amortizados no período implica diretamente no abatimento desse valor. No caso do sistema SAC, o saldo é reduzido de forma constante, justamente porque a amortização é constante.

 

No entanto, na tabela Price, o saldo devedor cai no início do contrato de financiamento e no final, mantendo-se praticamente igual ao longo do tempo. Na prática, essa fórmula mostra que você vai pagar mais juros pela compra do imóvel usando a Tabela Price do que o SAC.

 

A forma de escolher o melhor tipo de amortização

Bom, como já mostramos ao longo do post, a melhor opção é o sistema SAC. Porém, nem sempre esse é o sistema escolhido pelo banco para financiar um imóvel.

 

Essa definição vai acontecer após a análise financeira de quem está buscando o financiamento. Como não é possível fazer um empréstimo que comprometa mais que 30% da renda familiar, a tabela Price é a mais utilizada, justamente porque tem parcelas mais baixas no início, atendendo a essa normativa dos bancos.

 

Por isso, uma dica muito importante é contar com o apoio de WikiHaus para negociar as condições de compra do seu próximo apartamento. Essa parceria pode ser fundamental para buscar opções que atendam à melhor alternativa de financiamento para o seu bolso. Entendendo como funcionam os sistemas de amortização e quais são as condições ideais para um financiamento, é mais fácil adquirir o seu imóvel novo e pagando menos.

 

Bom, agora que você já sabe a diferença entre tabela SAC e Price, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços! 

 

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIAR UM COMENTÁRIO