MENOS METROS QUADRADOS, MAIS NEGÓCIO: SAIBA QUANDO UM APARTAMENTO DE 60M² É MAIOR QUE UM DE 70M².

MENOS METROS QUADRADOS, MAIS NEGÓCIO: SAIBA QUANDO UM APARTAMENTO DE 60M² É MAIOR QUE UM DE 70M².

Não é raro ouvirmos “valor do metro quadrado” quando a conversa é sobre comprar um apartamento. Mas você sabia que, conforme a disposição dos espaços na planta, um apartamento de 60m², por exemplo, pode ser maior que um de 70m²?

 

Isso mesmo. Continue a leitura e aprenda a identificar uma situação dessas. Na hora de decidir entre um apartamento ou outro, dominar o assunto pode ser fundamental para garantir um bom negócio.

 

SUAS PRIORIDADES SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR.

A gente não cansa de repetir: comece sempre sabendo quais são as suas prioridades com relação ao apartamento. Uma dica bastante útil é fazer uma lista do que realmente importa, organizando tudo em 4 grupos:

 

  • O que é essencial?
  • O que eu gostaria de ter mas posso abrir mão?
  • O que eu NÃO gostaria que meu imóvel tivesse, mas posso aceitar se o imóvel me agradar.
  • O que meu imóvel NÃO deve ter de forma alguma?

 

A partir daí, fica mais fácil entender o que você precisa e, também, avaliar a planta do seu apartamento ideal.

 

OS ESPAÇOS ESTÃO SENDO BEM APROVEITADOS?

 

Essa é a grande pergunta neste caso. Por exemplo: quanto as áreas de circulação do apartamento representam na metragem privativa?

 

Um apartamento de 70m² que tenha um corredor de 10,5m² acaba oferecendo menos área realmente útil aos moradores. Eventualmente, é mais interessante um apartamento de 60m² que não tenha corredor…

 

Outra situação: o apartamento de 70m² apresenta uma área de serviço com 13m². Já o apartamento de 60m² conta com uma lavanderia e bicicletário compartilhados no prédio: tudo isso significa que você pode “tirar de dentro de casa” todos os itens que costumam ficar nestes locais, aproveitando melhor os espaços privativos para ampliar seu conforto.

 

E nesse quesito, o conforto pode significar coisas diferentes conforme o perfil de cada morador. Uma área social grande faz mais o tipo de quem gosta de receber os amigos. Existem ótimas plantas com livings grandes e quartos menores.

 

Já quem prefere manter o apartamento como um refúgio só seu, a área íntima ganha mais peso. E aí um apartamento com uma suíte grande e um living menor e integrado pode até ser mais interessante.

 

Tem aqueles que estão buscando um home office (escritório de trabalho em casa). E aí o melhor imóvel vai permitir criar um espaço para organizar mobília e equipamentos de trabalho, e até mesmo realizar a recepção de uma pessoa.

 

Claro, tudo isso precisa fazer sentido para você. Suas necessidades determinam a importância de cada um dos fatores avaliados.

 

Às vezes, você pode encontrar uma flexibilidade maior no layout interno de um apartamento menor…

 

E você? Já encontrou o imóvel do tamanho certo para sua vida? Conte pra gente aqui nos comentários.

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIAR UM COMENTÁRIO