A importância da cultura do consumo consciente

A importância da cultura do consumo consciente

Consumir mais do que realmente precisamos é uma prática feita há anos. Já falamos várias vezes o quanto o consumo exagerado precisa ser repensado. Tudo isso para diminuirmos as consequências negativas que isso vêm causando no mundo e no futuro do nosso planeta.

 

Porém, nos últimos anos, o consumismo tem sido mais questionado com o fortalecimento da cultura do consumo consciente. Um novo movimento no qual as pessoas se dão conta de tudo que consomem e refletem o quanto precisam comprar determinado produto.

 

Consumo consciente no Brasil

Um estudo recente revelou algo interessante sobre o comportamento do consumidor brasileiro. Duas em cada dez pessoas já levam em consideração o compromisso socioambiental das empresas antes de comprar determinado produto. O nível de engajamento ainda é pequeno se considerado a consumidores dos Estados Unidos e da Europa. Mas, a mudança de hábito indica que esses números só tendem a aumentar, tornando o brasileiro cada vez mais consciente.

 

consumo-consciente-2

 

As problemáticas do consumismo trazem à tona questões importantes para mostrar o quanto antigos hábitos de compra precisam ser modificados.

 

Local para ser global

O impacto gerado pelas grandes empresas de fabricação é muito. Seja pela forma produtiva, pela emissão de poluentes ou pela falta de cuidado no uso de matérias primas. Tudo isso faz com que hoje cada vez mais pessoas busquem alternativas mais conscientes na hora de consumir roupas, alimentos e eletrônicos.

 

Fazer parte de uma cultura de consumo mais consciente é pensar em atitudes que parecem pequenas para nós, mas que têm grande impacto. Temos que começar por nós, refletindo sobre o comportamento de compra e investindo dinheiro em produtos mais duráveis e menos descartáveis.

 

Comprar de artesãos e produtores locais é um dos primeiros passos que podemos dar para mudar essa lógica inconsciente de consumo. Isso colabora para o desenvolvimento da economia regional. Mas, é claro que é preciso ir muito além! Consumir localmente, reaproveitar todo o possível, evitar o consumo excessivo, compartilhar e trocar mais. Essas são algumas das atitudes que podemos fazer no nosso dia a dia, para uma cadeia produtiva mais saudável.

 

consumo-consciente-3

 

Compre do pequeno negócio

Um exemplo de movimento que promove o consumo consciente e local no nosso país é o próprio Sebrae, que realizou a campanha “Compre do Pequeno Negócio”. A ideia era desenvolver o crescimento de micro e pequenas empresas de todo o país. Isso ajuda a superar a crise econômica, gerar emprego e fortalecer a economia das cidades. A ação enumerou as 5 principais razões pelas quais devemos comprar dessas pequenas empresas:

 

compre-pequeno-negocio-sebrae

 

1 – É perto da nossa casa. Dentro do nosso bairro, na rua onde moramos, sempre há aquele mercado, padaria, loja local. É tão comum ter tudo isso ao nosso alcance que nem percebemos como os negócios locais fazem parte da nossa história.

 

2 – É responsável por 52% dos empregos formais. As pequenas empresas, os microempreendedores e os produtores locais já somam mais de 10 milhões no nosso país. Juntos, são eles que mais geram empregos, fazendo muita diferença para milhões de trabalhadores brasileiros.

 

3 – O dinheiro fica no seu bairro. Comprar do pequeno negócio local faz com que o dinheiro fique no bairro. Isso possibilita criar novas oportunidades, gerar mais empregos e distribuir melhor a renda.

 

4 – O pequeno negócio desenvolve a comunidade. Valorizar o pequeno negócio é movimentar o comércio local e promover o desenvolvimento social. Ao comprar das pequenas empresas, o consumidor ajuda os negócios locais a se fortalecerem. Isso estimula a inovação, melhora o desempenho e diversifica a oferta de produtos e serviços dessas empresas.

 

5 – Comprar do pequeno negócio é um ato transformador. O consumidor tem o poder de escolha. Eleger o pequeno negócio na hora da compra ajuda a fortalecer esses segmentos e impulsiona a economia local. Comprar do pequeno negócio é um ato que pode transformar o nosso país, a empresa local, o consumidor e a comunidade.

 

A cultura do consumo consciente

Essa nova cultura de consumo consciente está fazendo com que os nossos velhos hábitos de compra se transformem em geração de valor e ganho para todos. Pensar mais localmente e refletir no nosso modo de consumir faz com que estejamos mais atentos a questões que pareciam distantes.

 

Temos o poder de mudar o mundo! E passar a comprar dentro dos nossos bairros e dos produtores locais são atitudes simples, mas que fazem diferença. Pouco a pouco, ajudamos o mundo a se livrar das consequências da produção industrial e do consumismo exagerado.

Você também pode gostar disso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *