Guia Teresópolis: locais para conhecer e aproveitar o bairro

Guia Teresópolis: locais para conhecer e aproveitar o bairro

Zona Sul. Muito verde e muitas histórias. Um dos distritos mais tradicionais de Porto Alegre. Sabe do que estamos falando? Do bairro Teresópolis, é claro! O local preserva muitas memórias em meio à natureza e conta com lugares especiais, de construções modernas a atmosferas rurais – que oferecem conveniências e ajudam a renovar as energias.

 

Selecionamos alguns desses locais para você conhecer e aproveitar ainda mais o bairro Teresópolis. Vamos conferir?

 

Lugares para aproveitar o bairro Teresópolis

O ar bucólico e até campestre pode ser sentido por todo bairro, seja no alto do morros ou nas grandes áreas com vegetação. Ao mesmo tempo, sua proximidade a distritos mais movimentados, permite um acesso fácil a muitas comodidades, como centros comerciais, pontos gastronômicos e outros. É como unir o melhor do campo à cidade: o melhor de dois mundos.

 

Abaixo, uma lista com algumas partes interessantes da região:

 

Morro da Apamecor

Morro da Apamecor, Morro São Caetano, Morro Teresópolis. São muitos os nomes, mas esse local é único. Com aproximadamente 279 metros de altura, faz parte de um anel de morros de granito, com mais de 300 milhões de anos, e emoldura a cidade de Porto Alegre – proporcionando uma vista completa da capital. No topo, uma praça com lago natural e mata nativa encanta pela preservação natural em meio à cidade.

 

 

O lugar é ideal para passear, meditar, tomar um chimarrão com a família e amigos e, claro, assistir ao pôr do sol.

 

Onde fica?
Rua Fernando Osório – Bairro Teresópolis

 

Teresópolis Tênis Clube

Com 73 anos de tradição, o Teresópolis Tênis Clube é um dos mais importantes clubes sociais de Porto Alegre – e um dos principais pontos do bairro. Além de espaços para a prática de diversas modalidades esportivas, o TTC oferece atividades sociais, bailes, jantares e espaços de lazer para a família. Um dos destaques é o carnaval promovido pelo clube, um dos mais conhecidos da capital.

 

 

Seu surgimento conversa muito com o desenvolvimento do bairro, resultando do antigo Departamento de Tênis do Clube Leopoldina Juvenil – que transferiu suas atividades para o Bairro Moinhos de Vento na década de 1940. A prática constante de tênis por moradores da região, culminou no surgimento do clube que passou por diversas transformações ao longo de sete décadas, mas que preserva a história social e recreativa do Teresópolis.

 

Onde fica?
Rua Eng. Ludolfo Boehl, 388 – Bairro Teresópolis

 

Confeitaria Teresópolis

Para adoçar a vida dos moradores da região, há 25 anos a Confeitaria Teresópolis é um pontos gastronômicos mais famosos do bairro. Especializada em doces e salgados, fica localizada no coração do Teresópolis, marcando a tradição do local e inspirando ainda mais a atmosfera familiar. Além da recepção de clientes, a confeitaria também aceita encomendas para festas, casamentos e aniversários.

 

 

Onde fica?
Travessa Marechal Bormann, 115 – Bairro Teresópolis

 

Mirante Comendador José Júlio

Se você procura pontos panorâmicos em harmonia com a natureza em Porto Alegre, o bairro Teresópolis certamente é o melhor lugar para encontrá-los. Próximo ao Morro da Apamecor, você também pode curtir a bela vista do Mirante Comendador José Júlio. O local é um colírio para os olhos, com um ambiente perfeito para admirar a capital de cima e fazer fotos incríveis.

 

 

Onde fica?
Rua Comendador José Júlio de Mello, 261 – Bairro Teresópolis

 

UniRitter

Como representação do desenvolvimento do bairro Teresópolis, o campus Zona Sul da UniRitter é um exemplo da modernização da região. A arquitetura do campus impressiona pelo estilo industrial e contemporâneo. Localizado no Alto Teresópolis, o complexo conta com mais de 51 mil m² e oferece biblioteca, salas de aula modernas e laboratórios equipados de última geração, além de restaurantes e uma linda vista da capital.

 

 

Onde fica?
Rua Orfanotrófio, 555 – Bairro Teresópolis

 

Feira modelo

Quarta é dia de feira no Teresópolis. Sim, a Feira Modelo já tradicional na capital, também está presente no bairro. São diversos produtores rurais que expõem seus produtos de hortigranjeiros, carnes, derivados de leite, frios e embutidos. A Feira Modelo é uma iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre com a SMIC, o mapa com todas as feiras está disponível aqui.

 

 

Onde fica?
Todas as quartas, das 15h30 às 20h30
Rua José Carlos Ferreira, em frente ao nº 325 (esquina com a rua Arnaldo Bohrer) – Bairro Teresópolis
 

Hub da Saúde Teresópolis

A primeira unidade do Hub da Saúde de Porto Alegre será lançada justamente no bairro Teresópolis. O empreendimento reunirá shopping center (Bourbon Shopping) e centro hospitalar (Moinhos de Vento) em uma área de 14 mil m². Sob o conceito “tudo conectado em um só lugar”, o Hub promete estimular ainda mais o crescimento e desenvolvimento da região. A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2020. Você pode conferir mais informações sobre o empreendimento aqui.

 

 

Onde ficará?
Av. Aparício Borges, 230 – Bairro Teresópolis

 

Praça Guia Lopes

Localizada em frente à paróquia Nossa Senhora da Saúde, a praça Guia Lopes ainda é o ponto central do bairro Teresópolis. Além de ser palco da primeira edição da Festa da Uva, o local serviu de cenário para a segunda Festa da Árvore realizada na capital, ainda na década de 1900, um movimento encabeçado por Alarico Ribeiro.

 

 

A praça, inclusive, mantém um monumento (hoje já depredado) que relembra a importância de preservar os elementos naturais na cidade. No dia da inauguração da Avenida Teresópolis, em 20 de setembro de 1911, o monumento foi instalado como uma alusão de proteção às árvores – tão presentes na região. Atualmente, somente a placa com a pauta do Hymno das Árvores resiste.

 

Onde fica?
Av. Teresópolis, 3392 – Bairro Teresópolis

 

Explore ainda mais o bairro Teresópolis no Google Maps e confira os principais pontos da região.

 

 

E então, gostou das dicas que selecionamos? Vale lembrar que além desses pontos, o bairro Teresópolis conta ainda com inúmeras praças e restaurantes, principalmente com temática italiana. Aliás, você recomenda algum outro local do bairro? Deixe seu comentário 😉

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIAR UM COMENTÁRIO