Eventos expandem a criatividade em Porto Alegre

criatividade-destaque

Eventos expandem a criatividade em Porto Alegre

Para Fred Gelli (renomado designer carioca que criou o logo dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro), uma das competências que definem o que é criatividade é a capacidade de fazer conexões.

 

Afinal, estamos rodeados por todos os tipos de informação e temos a possibilidade de vivenciar as mais diversas experiências. Com todo esse caldo, relacionamos uma coisa com outra, temos um insight e pronto: somos capazes de bolar uma solução criativa.

 

Acontece que nem todo mundo percebe o mar de possibilidades no qual está submerso. Por isso, Fred Gelli destaca outra competência do criativo: a observação. Sem os sentidos apurados e a cabeça aberta, pouco adianta a capacidade de fazer conexões, pois os insumos serão bastante limitados.

 

A criatividade está ligada ao novo, ao diferente. Entrar em contato com novas formas de pensamento, de comunicação e de interação social é, portanto, uma prática essencial para quem quer expandir seu potencial criativo.

Eventos e projetos que exploram a criatividade porto-alegrense

Porto Alegre é, inegavelmente, uma cidade criativa. Para começar, tem uma programação artística intensa, sendo que a arte é a principal expressão da criatividade humana. Além disso, seu povo tem uma inclinação notória para a colaboração, o que estimula a troca de ideias e as conexões entre referências distintas.

 

Mora em Porto Alegre ou Região Metropolitana e não enxerga todo esse potencial criativo? Talvez você mude de ideia com a lista a seguir. Vamos falar sobre alguns eventos que são capazes de expandir a nossa criatividade e transformar nossa visão de mundo.

Feira do Livro

A Feira do Livro de Porto Alegre é um dos mais tradicionais e queridos eventos culturais do Sul do Brasil. Criada em 1955, a feira, realizada sempre em novembro na Praça da Alfândega, destaca-se pelo caráter democrático de sua programação, que é 100% gratuita.

 

O evento não está na nossa lista, portanto, apenas porque estimula a compra de livros — fontes inesgotáveis para os criativos. Mas também pela possibilidade de conferir, nas mais de duas semanas de feira, conversas com autores, palestras, exposições, apresentações teatrais e outras atividades que ampliam nossos horizontes.

criatividade-feira-livro-cristine-rochol-pmpa

Feira do Livro é um dos principais eventos culturais do Sul do Brasil. Foto: Cristine Rochol/PMPA

Porto Alegre em Cena

Muita gente — especialmente do público jovem — enxerga o teatro como uma arte chata, que não desperta muito a sua atenção. Quem pensa assim provavelmente mudará de ideia se criar o hábito de assistir espetáculos teatrais.

 

Na realidade, o palco é um espaço de provocação, de ousadia e de experimentação de linguagens verbais e não verbais. É um ambiente que transmite toda a potência criativa de escritores e diretores para o público.

 

Veja com seus próprios olhos e não perca a programação do próximo Porto Alegre em Cena, um dos mais importantes festivais de artes cênicas da América Latina, que ocorre no mês de setembro, nos principais palcos da cidade.

Porto Verão Alegre

Há 20 anos, os atores Rogério Beretta e Zé Victor Castiel descobriram que nem todos os porto-alegrenses abandonam a cidade rumo ao litoral no verão. Resolveram, então, fazer uma parceria com outros grupos de teatro que tinham espetáculos em cartaz para unir esforços na divulgação das atrações.

 

Assim surgiu o Porto Verão Alegre, que presenteia a população da cidade com dezenas de espetáculos teatrais a preços populares nos meses de janeiro e fevereiro. É graças a esse festival que muita gente — de todos os níveis de escolaridade e renda — assiste a um espetáculo teatral pela primeira vez na vida.

Sarau Elétrico

Outro evento cultural muito especial de Porto Alegre também completará 20 anos em 2019: o Sarau Elétrico, fundado pela radialista Katia Suman e pelo professor Luís Augusto Fischer.

 

O sarau é temático, mas gira em torno da literatura, com uma canja musical no fim. É um clássico das terças-feiras do Bom Fim, mais especificamente do Bar Ocidente, na Avenida Osvaldo Aranha.

 

Os participantes (além de Suman e Fischer, o time fixo conta, hoje, com o professor e poeta Diego Grando) e convidados trazem textos curiosos, engraçados ou reflexivos sobre o tema da vez e engrenam um bate-papo sobre as leituras. Criativo ou não, você sairá de lá com a mente a mil.

criatividade-sarau-eletrico

Corrida Maluca de Cadeirantes e Skate no Asilo

Juntamos esses dois eventos em apenas um tópico porque ambos são iniciativas da Smile Flame, empresa que desenvolve projetos sociais disruptivos, que buscam o impacto positivo no público.

 

A Corrida Maluca de Cadeirantes é um evento em que as cadeiras de rodas de crianças com deficiência são fantasiadas, transformando-se em veículos de uma corrida muito divertida. Já o Skate no Asilo é um campeonato disputado no Asilo Padre Cacique, no qual os vovôs que residem na casa dão as notas para as manobras.

 

Os dois casos são bom exemplos de como a criatividade pode ser aplicada em todos os meios, inclusive em projetos sociais, para levar um pouco de alegria a quem precisa.

Encontros Interativos

Para finalizar, vamos falar de alguns eventos em que a comunidade criativa de Porto Alegre se reúne justamente para explorar esse seu lado inventivo e inovador. Um desses encontros é o Creative Mornings, que é gratuito, acontece uma vez por mês e discute temas efervescentes e entusiasmantes.

 

Das manhãs para as noites: assim como o Creative Mornings, o Fuckup Nights é um evento global que acontece também em Porto Alegre. A ideia é compartilhar, nos encontros, histórias engraçadas de fracasso profissional que, no fim, transmitem uma mensagem inspiradora.

criatividade-fuck-up-nights

Você já foi a algum desses eventos? Não sentiu seu potencial criativo florescendo? Caso nunca tenha frequentado nenhum deles, recomendamos experimentá-los com a cabeça aberta e, depois, voltar aqui para compartilhar sua experiência com a gente 🙂

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIAR UM COMENTÁRIO