Está com dúvidas sobre os documentos para comprar imóvel? Confira essas 3 dicas!

Descobrir quais são os documentos para comprar imóvel é uma dificuldade comum de muitas pessoas quando chega a hora de fazer esse investimento. São várias formas diferentes para fazer o pagamento e existem alguns órgãos envolvidos na hora da transferência.

 

Saber como o procedimento funciona e o que você deve separar e ter em mãos no momento da negociação é muito importante para agilizar a compra e não perder boas oportunidades, afinal a burocracia pode ser um problema nessa hora, não é?

 

Para facilitar esse momento, mostramos 3 dicas sobre o que você precisará em relação aos documentos para comprar um imóvel e onde consegui-los. Não perca!

 

1. Reúna a documentação do comprador

A primeira dica sobre os documentos para comprar imóvel é reunir toda a documentação do comprador. Geralmente, eles são bem fáceis de conseguir, mas não é por isso que você vai deixar tudo para a última hora. Por isso, a sua preparação começa por aqui para agilizar o procedimento.

 

Veja quais são os documentos pessoais mais requisitados:

  • documento de identificação oficial com foto;
  • número do CPF;
  • comprovante de estado civil: certidão de nascimento para os solteiros e certidão de casamento para as demais pessoas;
  • comprovante de residência;
  • certidão negativa referente a tributos federais.

Pode parecer estranho, mas a certidão de casamento ou de nascimento precisará ser atualizada. Isso acontece porque se ocorrer alguma mudança no estado civil da pessoa, ela será averbada nesse documento. Então, você deve requisitar no cartório somente quando o procedimento já estiver iniciado.

 

Da mesma forma, a certidão negativa dos débitos federais tem uma validade. Por isso, vá à Receita Federal, informe-se sobre esse prazo e veja o que deve fazer para a expedição do documento com antecedência.

 

2. Peça a documentação do proprietário/vendedor

O vendedor também terá que apresentar documentos para fazer a venda do bem, afinal, você e a instituição financeira precisam saber que tudo está em ordem, não é? Quando ele é uma pessoa jurídica, como uma construtora ou incorporadora, geralmente é requisitado:

 

  • cópia autenticada do contrato social ou estatuto consolidado;
  • Certidão Negativa de Débitos (CND);
  • termo de confirmação de venda assinada pelos sócios;
  • Certidão Negativa de Contribuições Federais (CCN);
  • Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
  • Ata da Assembleia Geral de Instalação (AGI) quando for o caso.

Aqui, é importante buscar esses documentos com antecedência, informando-se com o vendedor sobre a disponibilidade e sempre prestando atenção ao prazo de validade das certidões. Como é preciso ir em cartórios e na Junta Comercial, é bom contar com empresas especializadas para facilitar esse procedimento.

 

3. Organize a documentação do imóvel negociado

Outra documentação importante para a aquisição da casa própria é referente ao imóvel. Afinal, é preciso comprovar que o bem não tem nenhum ônus que impeça a transferência para o novo proprietário. É essencial ter atenção nessa hora para não ter problemas no futuro, então fique ligado!

 

Nesse caso, será necessário:

  • certidão negativa do pagamento de IPTU;
  • comprovante de pagamento da Taxa de Cadastro e Avaliação, quando preciso;
  • registro de título de propriedade;
  • comprovante de averbação da construção no cartório competente;
  • Certidão Negativa de Ônus Reais do cartório competente.

É possível verificar no Cartório de Registro de Imóveis se serão necessários outros documentos para a transferência do bem. Além disso, se houver financiamento ou outras formas de aquisição, a instituição financeira poderá requerer mais comprovantes.

 

De novo, é essencial contar com uma empresa especializada para ajudar nessa hora, pois ela poderá esclarecer o que mais será necessário, a depender do tipo de aquisição que você realizará.

 

Apesar de trazer algumas dúvidas, com essas nossas dicas sobre os documentos para comprar imóvel e contando com uma empresa especializada, como a WikiHaus, você conseguirá fazer um bom planejamento para essa hora. Assim, não vai perder tempo com problemas em relação à documentação.

 

Está precisando de ajuda para adquirir o seu imóvel? Então, não deixe de entrar em contato conosco para ver como podemos ajudar!

 

Você também pode gostar disso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *