Em busca das nossas origens: a integração da natureza muito além da horta de apartamento

Em busca das nossas origens: a integração da natureza muito além da horta de apartamento

A integração da natureza tem se tornado cada vez mais um elemento fundamental na vida urbana, proporcionando um maior contato com o meio ambiente e, principalmente, uma melhor qualidade de vida de quem vive na cidade. Hoje, estamos presenciando a grande preocupação da ascensão do verde em novos projetos, sejam eles de arquitetura, design de interiores, paisagismo e engenharia civil.

 

Esse novo olhar que está contribuindo para a sustentabilidade, já está presente nas nossas cidades, nos nossos bairros, nas nossas casas. Estamos voltando às origens, valorizando tudo aquilo que durante muitos anos as pessoas não valorizavam, ou seja, a natureza e todos os benefícios que ela nos traz

 

Muito além do que uma horta de apartamento

O bem-estar e a qualidade de vida têm sido realmente uma das principais razões dessa busca pela integração da natureza em todos os lugares. Muito mais do que dentro das nossas casas, a valorização do verde em espaços e ambientes está se expandindo no cenário urbano, com projetos de arquitetura e da engenharia civil que oferecem muito mais do que o cinza e o concreto das construções.

 

Construções ecoeficientes, telhados vivos, paredes e muros verdes, edifícios com jardins verticais e hortas urbanas são algumas das soluções de projetos já realizados no mundo todo que são novas alternativas para aumentar a integração entre a natureza e o espaço urbano, contribuindo assim para uma maior valorização e preservação do meio ambiente.

 

integracao-natureza-3

 

Os chamados projetos biofílicos estão aumentando consideravelmente dentro do cenário urbano, especialmente nas grandes cidades, com edifícios e construções que procuram incorporar características naturais em seus projetos, na busca por soluções sustentáveis que vão desde a ventilação, luz e vegetação.

 

No Brasil, mesmo que as nossas cidades necessitem promover ainda mais aspectos naturais em seus projetos, já podemos encontrar alguns espaços urbanos e construções que valorizam e investem na questão da sustentabilidade para reduzir impactos ambientais e integrar a natureza à população.

 

Um fator positivo dentro do setor brasileiro da construção civil é a implementação da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um selo verde que orienta e atesta o comprometimento de um projeto com os princípios da sustentabilidade e qualidade ambiental para a construção civil.

 

Emitido em mais de 130 países do mundo todo, o selo é considerado hoje uma das principais certificações de projetos sustentáveis para os empreendimentos do Brasil, sendo que o nosso país já tem mais de 1.000 projetos registrados e certificados pelo LEED, ocupando a quarta posição e somente perdendo para Canadá, China e Índia.

 

integracao-natureza-2

 

A integração da natureza ao alcance de todos

A busca pelas nossas origens com a integração da natureza no meio urbano é possível dentro de qualquer projeto, indo desde a criação de uma horta de apartamento até grandes construções como empreendimentos e edifícios.

 

Apesar do ranking favorável que o Brasil ocupa entre os países que possuem o maior número de construções verdes com a certificação LEED, ainda há muito a ser feito para que a integração entre a natureza e o meio urbano esteja ao alcance de todos.

 

Criar projetos de arquitetura e engenharia civil em harmonia com o verde é trazer a valorização e o respeito ao meio ambiente. Em tempos de alterações climáticas e crises hídricas, é indispensável que os projetos urbanos tragam o máximo possível de impactos positivos ao meio ambiente e às pessoas. Pensar em alternativas sustentáveis é pensar no nosso futuro e no futuro do nosso planeta.

Você também pode gostar disso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *