DESCUBRA QUANTO TEMPO MORAR NO IMÓVEL PARA GARANTIR UMA BOA COMPRA

DESCUBRA QUANTO TEMPO MORAR NO IMÓVEL PARA GARANTIR UMA BOA COMPRA

A vida muda, a gente muda também. Todo mundo quer morar em um lugar que acompanhe o seu momento. Primeiro, o Studio no bairro boêmio. Depois, o Garden perto da escola do seu filho. Mais tarde vai ser o apartamento de 3 dormitórios mais próximo da faculdade dele.

 

Infelizmente, comprar apartamento não é uma tarefa frequente nem fácil. Comprar um segundo apartamento, também não. E se achar um que seja versátil o bastante para acompanhar as suas mudanças sem que você precise  mudar  de  endereço,  naquela região que oferece muita conveniência… bem, estamos quase diante de um milagre.

 

Mas não é só isso: ainda temos os altos valores envolvidos. Quando você se muda para um imóvel, naturalmente tem despesas desde a mudança até a montagem do apartamento. Piso, móveis sob medida, pintura, aquecedor, box de banheiro, tudo entra na conta. Depois você tem também as despesas de escritura (com os impostos correspondentes) para passar o imóvel para o seu nome.

 

Por isso, esse processo exige calma. Encontrar uma alternativa que combine as características que você definiu, em um bairro bom e um preço atrativo não é tarefa fácil.

 

Uma boa dica é aplicar o que a gente chama de “filtro do tempo”. É preciso considerar o tempo que você acredita que vai permanecer no local. Essa é uma boa regra para decidir entre alugar ou comprar.

 

Vale a pena ter uma ideia de quanto tempo você quer permanecer neste imóvel e quanto vai gastar para isso. Este valor tem que fazer sentido. Se ficar excessivamente oneroso, talvez seja o caso de você simplesmente locar um imóvel ou até mesmo seguir onde você está.

 

Considerando os altos custos que envolvem uma transação imobiliária, se a ideia é ficar menos de cinco anos no imóvel, a melhor opção é a locação. A regra vale tanto para quem deseja financiar um imóvel, quanto para quem pretende comprá-lo à vista. E até mesmo quando é apenas para investimento. O recomendado é ficar com o imóvel de 5 e 7 anos, pelo menos. Em um período menor do que esse, vale mais a pena deixar seu dinheiro aplicado  em outros lugares e morar de aluguel. Muito provavelmente em um imóvel de padrão superior ao que você compraria.

 

Outro aspecto: dependendo da sua carreira e o mercado de trabalho em sua área, pode ser melhor continuar alugando ao invés de procurar um imóvel para comprar.

 

Entendeu o tamanho da sua responsabilidade em pesquisar bem a localização e o perfil do imóvel? Quais são as suas prioridades com relação ao apartamento? Onde você está agora e qual caminho deseja seguir num futuro próximo? Como cada integrante da sua família vai estar? O bairro oferece um mix de serviços para as necessidades de todos? É uma vizinhança que vale a pena ficar um bom tempo? Projetar 5 anos à frente não é tão difícil.

 

Faça esse exercício. A partir daí, fica mais fácil entender o que você precisa. Até mesmo para decidir entre alugar ou comprar.

 

E você, qual é o seu tempo para morar? Prefere encontrar um apartamento pra “vida toda” ou ir mudando conforme a fase da sua vida? Compartilhe sua história com gente nos comentários.

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIAR UM COMENTÁRIO