Cultura handmade: marcas autorais de Porto Alegre que você precisa conhecer

Foi se o tempo que os produtos feito artesanalmente eram considerados de má qualidade. A cultura do “faça você mesmo” ou o famoso handmade, vem ganhando muita força nos últimos anos. A ascensão se deve a muitas razões, microtendências e ondas de comportamento que proporcionaram a valorização do que é feito pelas próprias mãos, em pequena escala.

 

01

 

Sobre as tendências e ondas de comportamento que desencadearam essa valorização do handmade podemos destacar:

 

  • A personalização de tudo, que trouxe para as pessoas o desejo de querer consumir itens únicos, exclusivos, especialmente feitos para si;
  • O aumento da consciência do impacto social e ambiental que o consumo provoca, fez com que as pessoas passassem a valorizar itens feitos a partir de materiais reutilizados, sustentáveis, sem crueldade, que são ou serão passados adiante sem prejudicar alguém ou o meio ambiente;
  • A valorização do que é local. Nas vésperas de 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, o mundo inteiro voltou os olhos para o país e a cultura brasileira despertou a curiosidade e o interesse do mundo todo. Depois da Copa, os brasileiros começaram a olhar para dentro e enxergar que tem muita coisa boa sendo produzida por aqui. Gastronomia, moda, música, arte e turismo local passaram a ser mais apreciados.

 

Porto Alegre também foi influenciada e acompanhou a tendência da cultura handmade,. Hoje é sede de algumas marcas únicas, que ganharam forte notoriedade na cidade, no estado e até no país.

 

Separamos algumas marcas autorais que você precisa conhecer:

 

Insecta Shoes

Insecta Shoes - Cultura Handmade

 

Criada em janeiro de 2014, a Insecta tem como conceito aumentar a vida útil do que já existe no mundo. Uma marca 100% vegana (não utiliza qualquer material animal) de sapatos feitos à mão a partir de materiais como tecidos de roupas vintage e garrafas pet.

 

A Insecta surgiu a partir da parceria entre as sócias Pamella Magpali e a Bárbara Mattivy, que já estavam inseridas no universo do reaproveitamento. Bárbara comandava um brechó online e a Pamella trabalhava em uma marca de sapatos que utilizava o excesso de couro da indústria do curtume para produzir sapatos artesanais.

 

Entre as roupas que a Bárbara vendia no brechó, haviam peças em tamanhos maiores que acabavam não sendo vendidas. Então Pamella, experiente na confecção de sapatos, sugeriu que esses tecidos fossem utilizados para produzir sapatos. O resultado foi muito positivo e assim a Insecta passou a existir e operar como uma empresa totalmente voltada para a sustentabilidade, 100% handmade.

 

A Insecta Shoes é

 

Insecta Shoes - Cultura Handmade

 

Através de um minucioso processo artesanal a Insecta transforma tecidos antigos e outros materiais reciclados como borracha de garrafas pet em sapatos, bolsas, necessaires e ecobags.

 

Hoje a Insecta possui duas lojas físicas próprias, uma em São Paulo e outra em Porto Alegre, além da loja virtual. Os produtos também são encontrados em lojas que revendem a marca, somando um total de dez lojas espalhadas no Brasil e no mundo.

 

Insecta Shoes - Cultura Handmade

 

A cada coleção, sapatos e bolsa únicas são criadas e comercializadas, e os produtos são a verdadeira materialização da mensagem que a Insecta deseja transmitir:

 

Queremos que cada vez mais pessoas, bem como empresas, se engajem e trabalhem em favor do meio ambiente. Sempre existirão produtos, calçados e o consumo. Desejamos que o mercado e as relações comerciais sejam protagonizados por empresas preocupadas com sustentabilidade.”

 

Muito além de venderem sapatos únicos e confortáveis, a Insecta vende uma filosofia de consumo consciente. Traz a reflexão sobre o ciclo dos bens materiais em um segmento que ainda é reconhecido pela falta de consciência ambiental e social: a indústria da moda.

Insecta e Lowsumerism

A Insecta levanta também a bandeira do lowsumerism na comunicação da sua marca. Na semana de Black Friday, a Insecta participa da data por meio de ações um tanto quanto contrárias ao propósito do evento.

 

A Green Friday, foi idealizada pela Insecta em parceria com a Modefica. A iniciativa trouxe dados alarmantes sobre o impacto negativo que a indústria da moda e o consumo exacerbado provocam no mundo. Em 2016a Green Friday reuniu reflexões importantes sobre as mudanças climáticas que estão ocorrendo em função do consumo exagerado.

 

Consumir moda e estilo com consciência é definitivamente a cultura que a Insecta deseja trazer para o mundo.

 

Nós – Acessórios handmade

Há quase dois anos, Tessália de Moraes uniu o seu talento à cultura handmade de Porto Alegre. Surgia a Nós.

 

A produção 100% handmade de acessórios em corda conquistou o público através do Instagram.

 

Nós - Cultura Handmade

 

Hoje, juntamente com o sócio Túlio Pinto, a Tessália vende os acessórios da Nós através do Whatsapp e da loja virtual. Os colares da Nós ganharam muitas apaixonadas, entre elas a Rodaika, apresentadora da RBSTV, e a cantora gaúcha Vanessa, do Claus e Vanessa.

 

Dressper

A cultura handmade de Porto Alegre não pertence somente ao consumo feminino, mas também ao masculino. A Dressper é uma marca especialista em gravatas singulares.

 

Dressper - Cultura Handmade

 

O foco principal é criar gravatas únicas para pessoas modernas e ousadas, ligadas em moda. Originalidade, inovação e exclusividade são definitivamente o maior atrativo das gravatas handmade da Dressper.

 

A produção conta em gravatas no gender (para homens e mulheres) para momentos casuais. Também conta com linha dedicada a casamentos onde os tecidos são mais sóbrios totalmente personalizados pelo cliente.

 

Dressper - Cultura Handmade

 

Toda marca inserida na cultura handmade não poderia deixar de lado âmbito da sustentabilidade, não é?

 

Sabendo disso a Dressper criou uma linha chamada Vintax, . Ela reutiliza tecidos que sobram da indústria da moda para transformar em gravatas únicas e originais. Um produto moderno, sem gênero, feito com muito carinho para absolutamente todas as pessoas que quiserem usar.

 

“Gravata é pra quem gosta, quem se sente bem, quem quer estar arrumado, descontraído, FELIZ.”

 

Além disso, Dressper conta com produções para públicos um tanto quanto peculiares: os pets!

 

Dressper - Cultura Handmade

Sim,

 

Uma linha especial de gravatas borboletas feitas sob medida para o seu cão ou gato.

 

As gravatas da Dressper podem ser encontradas em quatro pontos de venda físico em Porto Alegre e Goiânia, e também pela loja virtual.

 

Dressper - Cultura Handmade

 

A marca conta com verdadeiros fãs de gravatas e também da cultura handmade.

 

As marcas autorais de Porto Alegre vêm sendo bastante requisitadas. Trazem importantes questionamentos, mais consciência e mudanças positivas para a sociedade e para o meio ambiente.

Você também pode gostar disso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *