Consumo consciente: 7 atitudes práticas para adotar já!

Consumo consciente: 7 atitudes práticas para adotar já!

Vamos combinar, se tem algo que precisamos abolir do nosso dia a dia é o consumo exagerado. Seja ele de água, energia, alimentos, vestuário, etc. Hoje o mundo já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra, então o tempo já se esgotou, é preciso fazer algo já. A melhor maneira de cada um de nós contribuirmos para essa mudança é a partir das nossas escolhas de consumo.

 

Muitos movimentos vem pregando que a chave para diminuirmos os impactos negativos do consumo é transformar o modo de pensar das pessoas, buscando consumir menos e com mais consciência. Um deles é o lowsumerism (termo em inglês que une as palavras low e consumerism, baixo e consumismo, respectivamente). Nós já falamos sobre este tema aqui no blog, com o objetivo de tornar o movimento mais conhecido e também fazer você refletir sobre algumas coisas.

 

Seguindo a temática, hoje nós te convidamos para conhecer 7 atitudes práticas para adotar já, começando os hábitos por você, sua casa, sua família e provocando a mudança que precisa ser feita de uma forma global. Confira!

 

1) Planeje as compras e os estabelecimentos que você irá comprar antes de sair de casa

Vários lugares são reconhecidos hoje por projetos ambientais e sociais, muitos já possuem inclusive um selo para serem mais facilmente identificados. Fique atento a isso. Além disso, qualquer compra em excesso é um consumo negativo, pois nós sabemos que nunca usamos tudo que compramos. Então saia de casa com uma lista, seja ela de alimentos, roupas, etc.

 

consumo-consciente-4

 

2) Utilize sacolas retornáveis

Em algumas cidades, a sacola do supermercado já é cobrada do consumidor, mas você não precisa esperar que isso aconteça. Levar uma ecobag quando for fazer as suas compras não é nenhum incômodo. Apenas mais um hábito que precisamos adotar já!

 

3) Use produtos que tenham refil

Diversos itens atualmente possuem refil, desde cosméticos até produtos de limpeza. Você compra a primeira vez com a embalagem e nas próximas pode comprar somente o refil. Além de o preço ser muito mais em conta, você vai gerar um descarte de lixo bem menor.

 

4) Recicle seu lixo

Reciclar não é somente separar para um descarte adequado. Isso é o básico atualmente, colocar cada lixo em seu local próprio. Submeter algo à reciclagem também é reutilizar. Portanto, reutilize suas embalagens plásticas, os papéis de presente que você recebe, as sacolas, os potes.

 

consumo-consciente-2

 

5) Adote o envio de documentos por e-mail

Hoje em dia boa parte das empresas possuem o serviço de envio de faturas/boletos por e-mail ou o débito em conta. Além de ser algo bem prático para o seu dia a dia, você evita a geração de papel desnecessário.

 

6) Não compre produtos desviados, com procedência duvidosa ou piratas

Consumir produtos do comércio ilegal contribui para o crime, a violência e prejudica a geração de empregos. Pesquise sobre as empresas que você se relaciona antes de comprar.

 

7) Tome banhos de no máximo 10 minutos

Um banho de 15 minutos consome o recomendado para uma pessoa utilizar durante todo o dia, 135 litros. Um banho de 5 minutos é o ideal, mas até 10 minutos ainda está dentro do limite aceitável. Uma dica é estabelecer essa regra em casa e atribuir “prendas” caso alguém não cumpra o tempo.

 

consumo-consciente-3

Você também pode gostar disso

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *