Conheça as 5 cidades mais inovadoras do planeta

Conheça as 5 cidades mais inovadoras do planeta

A agência de consultoria 2thinknow, voltada a desenvolver modelos para medir cidades inovadoras, divulgou sua lista anual com as metrópoles mais inovadoras do mundo. A pesquisa avaliou as cidades que têm a capacidade de gerar produtos, processo e serviços através de economia urbana.

 

São cidades modelo que contam com infraestrutura de qualidade e que são autossuficientes, além de contar com projetos que estimulam a cultura, educação e saúde.

 

Confira aí!

 

5º – Boston

Capital de Massachusetts, Boston é modelo de inovação para o mundo inteiro. A cidade, que já foi a primeira do ranking em 2011, possui diversos atributos para estar tão bem ranqueada. São diversos museus, teatros, galerias de arte, além de contar com as três maiores bibliotecas do mundo e as renomadas universidades de Harvard e o MIT. Uma cidade rica em conhecimento e cultura para pessoas que buscam viver com qualidade e conhecimento.

 

blank

 

4º – São Francisco

A cidade está localizada próxima da região mais rica dos Estados Unidos, o Vale do Silício. É lá que gigantes da tecnologia como Apple, Facebook, Google e outras estão sediadas. Além disso, São Francisco foi eleita a cidade mais verde dos EUA pela pesquisa “U.S and Canada Green City Index”, da Economist Intelligence Unit. Também é reconhecida no mundo inteiro por suas iniciativas ecologicamente corretas.

 

blank

 

É uma cidade que alinha desenvolvimento à sustentabilidade. Para construir um prédio, por exemplo, as construtoras devem seguir normas de construção e fazer um projeto que esteja de acordo com as leis de zoneamento. A ideia proposta pela prefeitura é de estimular o desenvolvimento de projetos sustentáveis e criar áreas verdes como forma de compensar pela construção de mais prédios. Outro destaque é que a cidade de São Francisco foi a primeira a determinar a compostagem e reciclagem de lixo para residências, estabelecimentos alimentares e eventos.

 

3º – Tóquio

É difícil pensar em Tóquio e não falar de tecnologia e inovação. A capital japonesa é uma cidade de contrastes. Passado e futuro vivem lado a lado, tanto no que diz à cultura quanto à arquitetura. Exemplo disso é o Mode Gakuen Cocoon Tower, um dos mais altos da cidade, com 204 metros de altura. O prédio conta com três instituições educacionais: Tokyo Mode Gakuen (escola de moda), HAL Tokyo (tecnologia especial e faculdade de design) e Shuto Ikõ (faculdade de medicina).

 

blank

 

Com forte estímulo do governo para a tecnologia e inovação, os japoneses têm cada vez mais se dedicado nesta área, além de alinhar seus projetos com a causa da sustentabilidade.

 

2º – Nova Iorque

Nova Iorque vive um novo “boom” de construção imobiliária e está cheia de projetos inovadores. No entanto, as construtoras devem respeitar leis de zoneamento que garantem que sejam entregues à cidade áreas verdes conforme o tamanho do prédio e o local onde será construído. É o caso do Hudson Yards, um novo bairro planejado construído na 11ª avenida no Midtown West, em Manhattan. Lá serão construídos diversos prédios e parques. Exemplos como esse mostram como a prefeitura e empresas estão alinhadas com o pensamento sustentável.

 

blank

 

Mas, não é só isso. Nova Iorque é a cidade mais populosa dos EUA e uma das mais multiculturais do mundo!

 

1º – Londres

Líder do ranking, a metrópole é um dos maiores centros culturais e econômicos do mundo e conta com diversos empreendimentos atraindo grandes oportunidades e capital humano. A cidade possui um projeto proposto pela prefeitura, a Greater London Authority (GLA). O objetivo é tornar Londres uma cidade mais sustentável e inteligente, que alinhe tecnologia e recursos eficientes. A prefeitura tem investido cada vez mais em empregos, recursos e pesquisa, tecnologia, dados abertos, envolvimento da sociedade e experiências e desenvolvimento urbano inteligente.

 

blank

 

Se você está se perguntando “será que o Brasil está nesta lista”. Bem, sim! São Paulo é o primeiro da lista brasileira, mas ocupa apenas a 76ª posição no ranking geral. Isso mostra o longo caminho que temos a percorrer para chegar nas primeiras posições.

Você também pode gostar disso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *