Comprei meu primeiro apartamento. E agora?

Comprei meu primeiro apartamento. E agora?

Você comprou seu primeiro apartamento e não vê a hora de se mudar. Mas antes de dar aqueles toques pra deixar a casa com a sua cara, existe uma lista básica de coisas que devem ser feitas. Da compra à decoração, descubra agora o que fazer em seu apartamento após a entrega das chaves, pra que a casa funcione do jeitinho que você quer.

 

Após a compra de um imóvel, a entrega das chaves é um dos momentos mais esperados. Depois de receber as chaves e fazer a vistoria, é hora de pensar em deixar a casa com a nossa cara, seja através da decoração ou de possíveis reformas. Mas é preciso estar atento a alguns detalhes para que a casa funcione.

O que fazer em seu apartamento após a entrega das chaves:
• Dicas para quem comprou o primeiro imóvel•

SEGURANÇA 

– Procure um chaveiro e troque o miolo da chave da porta de entrada.
– Instale um olho mágico, que pode ser do mais simples até um mais sofisticado e digital.

 

LIGAÇÃO DE LUZ E ÁGUA

Após o recebimento das chaves, é preciso solicitar a ligação de energia elétrica e de água para tornar o imóvel habitável.

 

Luz: peça a ligação de energia na companhia de sua cidade. Para realizar essa solicitação deve-se informar o tipo de ligação do imóvel; declarar a carga aproximada (pontos de lâmpadas, tomadas e aparelhos que serão ligados à
rede de energia); imprimir, preencher e assinar a solicitação de nova ligação e a declaração de carga.

 

Duas coisas bem importantes:  Verifique a voltagem da sua casa nova e não esqueça de conferir se há tomadas o bastante em cada peça da casa.

 

Água: assim como a luz, o pedido de ligação de água e esgoto deve ser feito diretamente na concessionária responsável pelo abastecimento na sua cidade.

 

Para formalizar a solicitação, é preciso apresentar uma série de documentos pessoais

  • RG, CPF do proprietário
  • documentos do imóvel (escritura pública ou contrato de compra e venda, entre outros)
  • comprovante de regularização do imóvel na prefeitura (alvará de construção ou IPTU)

 

CHUVEIRO, AQUECEDOR, ÁREA DE SERVIÇO

Fique ligado: a maioria dos apartamentos novos não vem com chuveiros, nem sistema de aquecimento de água e luz. Além disso, para diminuir o custo da obra, as construtoras não colocam vidro na área de serviço.

 

– Instale uma janela em sua área de serviço. Além de valorizar o apartamento, o vidro protege suas roupas em caso de chuva.

 

– Compre os chuveiros e o aquecedor de água. Antes de definir os modelos, é importante observar se existe a possibilidade de colocar chuveiro elétrico.

CONECTIVIDADE

Internet e TV a cabo: você pode escolher a operadora de sua preferência, mas alguns prédios já disponibilizam o contato de uma determinada empresa para fazer a ligação geral dos apartamentos. Se você já possui uma assinatura, não esqueça de agendar a mudança de endereço junto a sua operadora.

 

Telefone: se você possui uma linha de telefone fixo, solicite a atualização dos seus dados à empresa de telefonia de sua preferência.

 

DECORAÇÃO

Não há receita para se decorar um apartamento. O ideal é que o lugar seja confortável e funcional. E tenha a sua cara.

 

Ambientes: praticidade, conforto e beleza sempre aparecem em ambientes agradáveis. Antes de escolher os móveis, anote o tamanho de cada ambiente. Assim você evita comprar algum móvel que não caiba. Não obstrua os pontos de luz e de circulação de ar. E, muito importante, considere o espaço necessário para a locomoção em cada ambiente. Muitos apartamentos menores não possuem mais entrada para fogão, fique atento para não ser pego de surpresa.

 

Elétrica: encomende um projeto de interiores ou, ao menos, defina a distribuição do mobiliário e dos equipamentos eletrônicos. Isso é crucial para averiguar se os pontos de elétrica estão nos lugares certos.

 

Forro de gesso: sim ou não? Como o serviço faz muita sujeira, precisa ser o primeiro. O recurso dá liberdade ao projeto de iluminação, mas rouba 15 cm do pé-direito, que deve somar, no fim, pelo menos 2,40 m.

 

Pisos: confira a altura do contrapiso antes de escolher o revestimento. Ele precisa ter espessura compatível com o vão existente. Há desde laminados de 10mm até assoalhos de 2,5 cm. As construtoras costumam entregar a área social dos apartamentos novos no contrapiso e você terá de revesti-la de um piso que dê ao local o valor que ele merece, além de ser durável. Pesquise fotos de referência, visite showrooms e coloque tudo na ponta do lápis. Enquanto a madeira e o mármore são opções mais nobres (e mais caras), é possível obter ótimos efeitos, a custos mais módicos, com porcelanato, tecnocimento, placas cimentícias e laminado.

 

Acabamentos: os acabamentos que serão entregues pela construtora vêm relacionados no Memorial Descritivo. Se você perceber que eles não são de seu agrado (o que é muito comum em cozinhas e banheiros), já pode pedir que a
colocação nem seja feita. Isso evita o trabalho e o desperdício de remover um revestimento novo. O mesmo pode acontecer em relação aos metais – uma dica é trocar apenas as torneiras por peças de design especial.

 

DEPOIS DA MUDANÇA

Não esqueça de comunicar seu novo endereço e telefone a amigos, familiares e clientes.

Agora você já sabe o que fazer em seu apartamento após a entrega das chaves!

 

Já está morando sozinho?

Então compartilhe com a gente a sua experiência e outras dicas pra que mais pessoas passem a viver melhor no seu próprio espaço.

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIAR UM COMENTÁRIO