Compra de imóvel hipotecado: como funciona?

Mesmo para quem tem dinheiro, comprar um imóvel a vista não costuma ser uma opção. Por isso, os bancos e instituições financeiras estão oferecendo mais opções de financiamento. Isso inclui, por exemplo, a compra de imóvel hipotecado.

 

Você já deve ter ouvido isso em algum filme estrangeiro. Mas, alguém já tentou te explicar o significado? Esse termo não é tão comum no Brasil, mas, dependendo de onde e de como você pretende fazer a compra do seu imóvel, ele pode se tornar muito importante.

 

Quer descobrir o que é? Então acompanhe e veja mais sobre a compra de imóvel hipotecado!

 

Como funciona a hipoteca no Brasil?

A hipoteca é um empréstimo, geralmente de grande valor e de longuíssimo prazo de pagamento, em que um imóvel é usado como garantia. A ideia é que, com essa garantia, o banco possa fazer um empréstimo bem maior sem ter que cobrar juros astronômicos, pois o imóvel serve como “rede de segurança”. Caso o proprietário deixe de pagar alguma prestação, o banco tem o direito de tomar o imóvel para cobrir os custos pendentes do empréstimo.

 

É possível comprar um imóvel em hipoteca?

A resposta rápida é: sim e não. Mas, vamos destrinchar um pouco essa questão.

 

Ninguém não pode sair vendendo algo que foi usado como garantia. Se o banco pedir o imóvel para cobrir uma dívida, você ainda deve ser o dono da propriedade. Porém, é possível falar diretamente com o banco que ofereceu o empréstimo e realizar um acordo.

 

Nesse caso, tanto o proprietário quanto o você fazem o pedido para a transição do bem. O banco, então, quita a dívida do antigo proprietário e realiza um novo empréstimo para o comprador. Dessa forma, você usa o dinheiro para realizar a compra, o antigo dono quita sua dívida e você começa a pagar tudo normalmente.

 

Quais os cuidados a tomar na compra de imóvel hipotecado?

Como é uma transação mais delicada, você precisa tomar alguns cuidados para evitar cair em armadilhas. Veja aqui alguns exemplos!

 

• Análise de crédito

Como você viu, essa compra envolve um empréstimo bancário. Sendo assim, a instituição também buscará saber da sua vida financeira, se você tem o nome limpo e se tem condições de arcar com as mensalidades. Se você não tem uma vida financeira muito saudável, então, o banco pode rejeitar seu pedido.

 

• Garantia de transação oficial e legalizada

Se houver alguma inconsistência na transferência do bem, então, você pode ter sérios problemas caso as parcelas não estejam pagas em dia. Se o bem continuar no nome do antigo proprietário, pode ser que a propriedade seja cassada como parte da hipoteca no futuro.

 

• Atenção ao prazo da hipoteca

Por fim, mas não menos importante, esteja sempre atento ao prazo da hipoteca e do financiamento. Um contrato de 10 a 30 anos exige bastante comprometimento financeiro, então, você deve estar preparado para arcar com tudo até sua conclusão.

 

É possível comprar à vista?

Claro! Se você tiver recursos para quitar a hipoteca assim que a transferência do imóvel for feita, basta fazer o pagamento e registrar a propriedade. Apenas esteja pronto para fazer todo o processo rapidamente e poupar seu tempo.

 

Agora que você entende melhor como é a compra de imóvel hipotecado, pode planejar sua aquisição com mais segurança. E se esse método não for o melhor para você, sempre há outras opções disponíveis.

 

Quer continuar recebendo dicas para fazer os melhores negócios? Então, assine nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão.

 

Você também pode gostar disso

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *