Como declarar imóvel no Imposto de Renda? Fique de olho nessas dicas para diferentes situações!

Você sabe como declarar imóvel no Imposto de Renda? Uma das dúvidas que surgem no contribuinte a cada ano tem relação com o valor que deve ser declarado na hora da prestação de contas.

 

Anualmente, é preciso declarar, à Receita Federal, o seu patrimônio. Mas vale lembrar que o valor deve ser aquele pago pelo imóvel, sem calcular a valorização do imóvel no período.

 

Para te ajudar a esclarecer os detalhes sobre como fazer a sua declaração de bens e imóveis, preparamos este post com informações importantes para você! Vamos lá?

 

Imóveis com financiamento

Comprado em 2019

Para o comprador que adquiriu um imóvel financiado, é preciso fazer a declaração da sua nova casa de acordo com a transação comercial realizada. Além da descrição do imóvel no espaço adequado, é necessário colocar o número do contrato com o banco ou a instituição financeira responsável pelo financiamento.

 

Você também precisa descrever a quantidade total de parcelas do contrato, além de especificar qual a situação de quitação do ano. Nos valores, é preciso deixar zerada a situação em 31/12/2018. Já a situação atual deve conter o valor pago de entrada, somado às prestações que já foram quitadas em 2019.

 

Comprado em 2018 ou anteriormente

Para atualizar a situação do imóvel, é preciso, a cada ano, acrescentar os valores pagos ao longo do ano. Deve ser somado à situação anterior, de 31/12/2018, o montante quitado nos 12 meses, atualizando o valor pago pelo imóvel.

 

Imóveis comprados à vista

Em 2019

Para quem está adquirindo um imóvel ainda este ano, com o pagamento à vista, é preciso inserir todos os dados cadastrais da propriedade e colocar a situação em 31/12/2018 zerada, e o valor total pago na situação em 31/12/2019.

 

É importante que você faça a descrição de todos os detalhes da transação de compra do imóvel, informando nome do antigo proprietário ou a empresa com a qual foi comprada a propriedade.

 

Em 2018 ou anteriormente

Para os imóveis comprados em anos anteriores, é preciso repetir a situação atual, mostrando para a receita que não houve nenhuma alteração com relação à propriedade do seu imóvel.

 

Venda de imóveis

A venda do imóvel precisa ser declarada no mesmo campo da propriedade do bem. A situação atual deverá ser zerada, mas, é preciso deixar registrado, na descrição, o valor pelo qual a propriedade foi vendida, além da identificação do comprador, contendo o CPF ou o CNPJ.

 

Declaração de reforma de imóveis

A reforma deve ser declarada no Imposto de Renda no item “benfeitorias”, no qual serão listados os valores gastos e os detalhes da obra.

 

É importante que os comprovantes de pagamento, tanto da mão de obra e da execução quanto dos materiais, sejam guardados e somado à sua declaração para comprovar os gastos, caso a Receita faça a solicitação de comprovação da despesa.

 

Mudanças para a declaração de IR de 2020

Anualmente, a Receita Federal divulga as regras válidas para o ano corrente na prestação de contas do imposto de pessoa física e jurídica. É preciso estar atento às novidades que podem ser quesitos para o IR de 2020.

 

O importante é manter os dados atualizados e, em caso de quitação ou continuidade do financiamento, é preciso fazer a correta inserção dos valores. No entanto, o que não se altera é o valor do imóvel, uma vez que a valorização não influencia no Imposto de Renda.

 

Na hora de declarar os seus imóveis para a Receita Federal, é importante estar atento a todos os detalhes, não só àqueles relativos aos dados de propriedade e de registro quanto à atualização de valorização e à situação do imóvel. A inserção de dados incorretos ou a falta de veracidade podem implicar multas e sanções previstas em lei.

 

Bom, agora que você já entendeu como funciona para declarar imóvel no Imposto de Renda? Que tal aproveitar a visita ao nosso blog e compartilhar este texto com os seus amigos usando as suas redes sociais!

Você também pode gostar disso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *