A boa do mês: Agenda Wikihaus – Porto Alegre | novembro 2018

Foto: Tarsila Pereira

A boa do mês: Agenda Wikihaus – Porto Alegre | novembro 2018

O ano está chegando ao fim e os dias ficam cada vez mais longos. Novembro é o mês perfeito para sair de casa e aproveitar tudo que Porto Alegre tem de bom em eventos culturais e de lazer.

 

Na agenda Wikihaus você encontra a boa do mês de novembro em uma programação que inclui muita arte e consciência. Aproveite!

64ª Feira do Livro de Porto Alegre

Vai começar um dos maiores e mais tradicionais eventos culturais do Sul do Brasil: a Feira do Livro de Porto Alegre, realizada na Praça da Alfândega do dia 1º ao dia 18 de novembro.

 

A grande atração da feira, que chega à sua 64ª edição, são os livreiros, é claro. Mas ela também conta com uma programação repleta de oficinas, palestras, seminários, bate-papos e outros eventos que vale a pena ficar de olho. E é tudo gratuito!

 

Veja, abaixo, alguns destaques. Para conferir a programação completa, acesse o site da Feira do Livro.

boa-do-mes-novembro-feira-brayan-martins-pmpa

Feira do Livro de Porto Alegre. Foto: Brayan Martins/PMPA

5 a 16/11: Feira no Theatro São Pedro

O projeto Feira Fora da Feira leva ao Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro) a série de palestras Vinte e dois livros que abalaram o mundo (E que ninguém lê mais…). A programação completa da série você confere aqui. Veja alguns destaques (todas as palestras começam às 17h):

 

5/11: A Riqueza das Nações (Adam Smith, 1776), com Antonio Amantino (UPF);

 

8/11: Em busca do tempo perdido (Marcel Proust, 1913-1927), com a escritora Cláudia Laitano;

 

12/11: Lord Jim (Joseph Conrad, 1900), com Antonio Sanseverino (UFRGS);

 

16/11: A Idade da Razão (Jean-Paul Sartre, 1946), com Juremir Machado da Silva (PUC).

15/11: O misterioso segredo das pequeninas grandes coisas

O espetáculo infantil do Grupo Borogodó acontece no feriado do dia 15, das 16h30 às 17h30, no Teatro Carlos Urbim (Avenida Sepúlveda, em frente à praça da Alfândega).

 

A peça aborda a consciência ecológica de uma maneira lúdica e poética, narrando as aventuras de dois amigos que querem salvar o rio da sua cidade. Uma ótima oportunidade para levar filhos, netos, sobrinhos, afilhados…

15/11: Sessão de autógrafos com a patrona

Em 2018, a patrona da Feira do Livro é a poetisa Maria Carpi, autora de livros como Os cantares da semente (1996) e A migalha e a fome (2000). Também no dia 15, ela estará disponível para autografar toda sua obra na Praça de Autógrafos, a partir das 18h30.

Festivais de música

Ouvir uma boa música ao vivo é ótimo. Melhor ainda quando o evento é um festival repleto de grandes atrações musicais de qualidade.

9 a 11/11: POA Jazz Festival

O POA Jazz Festival chega à sua 4ª edição, mostrando que já se consolida entre os principais eventos do gênero no país, trazendo músicos nacionais e internacionais. Com curadoria do músico Carlos Badia, a programação acontece no Centro de Eventos do BarraShoppingSul (Avenida Diário de Notícias, 300).

 

No dia 9, as atrações são Marmota Jazz, Bourbon Sweethearts e Rudresh Mahanthappa. No dia 10, Vitor Arantes Quarteto, Mariano Loiácono Quinteto e Edu Ribeiro Quinteto. No dia 11, fechando o festival, Instrumental Picumã; um show com Mauricio Einhorn, Nelson Faria, e Guto Wirtti; e Gilson Peranzzetta Trio.

 

Para informações sobre pontos de venda de ingressos, acesse a página do evento no Facebook. Para comprar online, acesse o Blueticket.

boa-do-mes-poa-jazz-festival

10/11: Lechiguana Festival

Também na sua 4ª edição está o festival Lechiguana, que agrega a cena independente do rock gaúcho. O evento acontece no sábado do dia 10, a partir das 14h, no Galpão do IBGE (Avenida Augusto de Carvalho, 1225).

 

As atrações serão as bandas Ivy King, Alpargatos, As Aventuras, Cuscobayo, Três Marias, Paradise Sessions, The Tape Disaster, Trabalhos Espaciais Manuais, Cartolas, Mar de Marte, Cattarse, Tribo Brasil e Alice Kranen.

 

Informações sobre ingressos na página do evento no Facebook.

Shakespeare e Veríssimo no Theatro São Pedro

Já que a Feira do Livro traz um clima literário ao mês de novembro, aproveitamos a vibe para incluir na agenda Wikihaus espetáculos teatrais baseados em obras do maior nome da poesia e dramaturgia em língua inglesa, William Shakespeare, e também do maior escritor gaúcho, Érico Veríssimo.

 

As três peças abaixo acontecem no lindo Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro). Confira:

16 a 18/11: Hamlet

O espetáculo, montado pelo Armazém Companhia de Teatro, do Rio de Janeiro, traz Paulo de Moraes na direção. Patrícia Selonk é quem interpreta Hamlet, príncipe da Dinamarca que é tomado pelo sentimento de vingança quando um espírito revela a causa da morte de seu pai: ele fora envenenado pelo irmão, que se tornou o novo rei.

 

A peça será apresentada em três noites: na sexta, dia 16, a partir das 21h; no sábado, dia 17, nesse mesmo horário; e no domingo, dia 18, a partir das 20h. Mais informações no site do Theatro São Pedro.

boa-do-mes-hamlet

23/11: O Sobrado

O espetáculo O Sobrado, do Grupo Cerco, com direção de Inês Marocco, é uma adaptação de sete capítulos de O Continente, uma das obras da trilogia O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.

 

A história se passa no ano de 1895, ano final da Revolução Federalista, quando Licurgo Cambará se encontra sitiado em sua casa, junto com sua família e correligionários. A apresentação será no dia 23, a partir das 21h. Informações sobre ingressos no site do Theatro São Pedro.

24/11: Incidente em Antares

Outra montagem do Grupo Cerco e de Inês Marocco é o espetáculo Incidente em Antares, inspirado no livro homônimo de Veríssimo, escrito em 1971. A história começa em 1963, quando sete pessoas morrem por diferentes causas e não são sepultadas por conta de uma greve geral que paralisa inclusive o trabalho dos coveiros.

 

Os mortos levantam-se de seus esquifes e invadem a cidade para reclamar por seu enterro. O espetáculo acontece no sábado do dia 24, a partir das 21h. Informações sobre ingressos no site do Theatro São Pedro.

Mês da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, lembra-se a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, principal líder negro da resistência à escravidão no Brasil. Por conta disso, em todo o mês de novembro a comunidade negra se organiza em atividades que buscam debater sobre os problemas sociais que eles enfrentam.

7, 20 e 24/11: Novembro Negro Sintrajufe

A programação organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no RS (Sintrajufe/RS) acontece na sede do órgão (Rua Marcílio Dias, 660) e inclui debates, palestras e apresentações artísticas. Acesse a página do evento no Facebook e veja quais são as atividades programadas.

17/11: Consciência Negra no Quilombo Imperador

A Imperadores do Samba promove, em sua sede (Avenida Padre Cacique, 1567), um evento que apresenta aos visitantes oficinas, exposições e gastronomia relacionada à cultura negra.

 

Também haverá rodas de conversa sobre orgulho crespo, saúde, religiosidade e empreendedorismo do povo negro. Além de apresentações culturais e desfiles de moda. A entrada é gratuita e o evento começa a partir das 9h, no sábado do dia 17. Mais informações na página do evento no Facebook.

23/11: Feira AFROdiversidade Cid

A feira chega à sua 3ª edição e trará à Rua Fernandes Vieira, no Bom Fim, gastronomia, arte e moda com identidade afrobrasileira. Tudo produzido e organizado por protagonistas negros. Para saber mais, acesse a página do evento no Facebook.

26 a 28/11: Questões para a História Negra do Rio Grande do Sul

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) promove esse simpósio, que dá visibilidade à produção de saberes e conhecimentos da população negra.

 

O evento é gratuito e acontecem em três dias (dia 26, das 8h30 às 18h30; dia 27, das 9h às 18h30; e dia 28, das 9h às 18h30) no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA), no Campus do Vale (Avenida Bento Gonçalves, 9500, prédio 43.322). Mais informações no site do evento.

 

E aí, qual será a boa do mês de novembro? Como sempre, Porto Alegre está cheia de atrações legais para curtir sozinho, a dois ou com a família. Aproveite!

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIAR UM COMENTÁRIO