A vida muda, a gente muda também. Todo mundo quer morar em um lugar que acompanhe o seu momento. Primeiro, o Studio no bairro boêmio. Depois, o Garden perto da escola do seu filho. Mais tarde vai ser o apartamento de 3 dormitórios mais próximo da faculdade dele.
Infelizmente, comprar apartamento não é uma tarefa frequente nem fácil. Comprar um segundo apartamento, também não. E se achar um que seja versátil o bastante para acompanhar as suas mudanças sem que você precise mudar de endereço, naquela região que oferece muita conveniência… bem, estamos quase diante de um milagre.
Mas não é só isso: ainda temos os altos valores envolvidos. Quando você se muda para um imóvel, naturalmente tem despesas desde a mudança até a montagem do apartamento. Piso, móveis sob medida, pintura, aquecedor, box de banheiro, tudo entra na conta. Depois você tem também as despesas de escritura (com os impostos correspondentes) para passar o imóvel para o seu nome.
Por isso, esse processo exige calma. Encontrar uma alternativa que combine as características que você definiu, em um bairro bom e um preço atrativo não é tarefa fácil.
Uma boa dica é aplicar o que a gente chama de “filtro do tempo”. É preciso considerar o tempo que você acredita que vai permanecer no local. Essa é uma boa regra para decidir entre alugar ou comprar.
Vale a pena ter uma ideia de quanto tempo você quer permanecer neste imóvel e quanto vai gastar para isso. Este valor tem que fazer sentido. Se ficar excessivamente oneroso, talvez seja o caso de você simplesmente locar um imóvel ou até mesmo seguir onde você está.
Considerando os altos custos que envolvem uma transação imobiliária, se a ideia é ficar menos de cinco anos no imóvel, a melhor opção é a locação. A regra vale tanto para quem deseja financiar um imóvel, quanto para quem pretende comprá-lo à vista. E até mesmo quando é apenas para investimento. O recomendado é ficar com o imóvel de 5 e 7 anos, pelo menos. Em um período menor do que esse, vale mais a pena deixar seu dinheiro aplicado em outros lugares e morar de aluguel. Muito provavelmente em um imóvel de padrão superior ao que você compraria.
Outro aspecto: dependendo da sua carreira e o mercado de trabalho em sua área, pode ser melhor continuar alugando ao invés de procurar um imóvel para comprar.
Entendeu o tamanho da sua responsabilidade em pesquisar bem a localização e o perfil do imóvel? Quais são as suas prioridades com relação ao apartamento? Onde você está agora e qual caminho deseja seguir num futuro próximo? Como cada integrante da sua família vai estar? O bairro oferece um mix de serviços para as necessidades de todos? É uma vizinhança que vale a pena ficar um bom tempo? Projetar 5 anos à frente não é tão difícil.
Faça esse exercício. A partir daí, fica mais fácil entender o que você precisa. Até mesmo para decidir entre alugar ou comprar.
E você, qual é o seu tempo para morar? Prefere encontrar um apartamento pra “vida toda” ou ir mudando conforme a fase da sua vida? Compartilhe sua história com gente nos comentários.
Quantas vezes ouvimos falar que uma imagem vale mais do que mil palavras? Será mesmo? Bem, um estudo feito pela […]
Leia Mais >>Toda conquista tende a ficar mais interessante quando resulta de um trabalho conjunto. Isso explica por que muitas pessoas acabam […]
Leia Mais >>A venda de imóveis é uma oportunidade constante para os investidores do setor. Por isso, é importante seguir alguns quesitos […]
Leia Mais >>