Se você continuaria a resposta do título com mais um país muito distante daqui ou com o nome de algum pub europeu, continue lendo este texto.
Não vamos nos alongar muito. A real é que estivemos num pub com 40 torneiras de produção local e te explicamos porque Porto Alegre se tornou um ponto turístico da rota cervejeira, com cervejas que estão entre as melhores do mundo.
Isso é porque a cidade, nos últimos dez anos, vem se destacando na produção de cervejas especiais. Ou seja, produções em pequena escala que primam pela qualidade, através da seleção dos insumos, do cuidado com os processos de fabricação e da busca pelas cores, texturas e sabores que agradam consumidores cada vez mais exigentes.
O Weiss British Pub (o bar com o segundo maior número de torneiras do Brasil) explora exclusivamente a produção local, como uma maneira de se destacar entre a concorrência e de se tornar mais fiel à tradição dos verdadeiros pubs europeus: o de ter muitas opções de cervejas, sendo todas de regiões muito próximas.
Fomos até lá falar com o proprietário Gerson Weissheimer sobre a qualidade dessa produção local.
“Se pensarmos na Europa de trinta anos atrás, se encontrava cervejas maravilhosas no centro da cidade. Agora, só se encontra as produzidas por grandes corporações. As especiais estão nos subúrbios, não mais nas zonas principais. E é por isso que nós optamos por cervejas gaúchas, que ainda são de produtores pequenos que primam pela arte, pela honestidade, não economizam nos ingredientes e não padronizam a cerveja pela falta de alguma matéria prima. As cervejas daqui estão entre as melhores, podendo ser comparadas com as produzidas nos Estados Unidas e na Bélgica, que são as melhores do mundo.”
Essa tendência de servir para os clientes o que é produzido “pertinho” também é um fator chave para o sabor da bebida.
E uma prática enraizada nos tradicionais pubs europeus. “O alemão sabe que cerveja boa é aquela consumida o mais perto da fábrica possível”, ele nos contou, se referindo a possível perda de qualidade no transporte. A cerveja em barril é uma bebida viva e, portanto, está suscetível a influências do manejo, como o risco de ficar em uma temperatura inadequada, por exemplo.
O British fica em pleno 4º Distrito, em meio a cervejarias premiadas do país.
Por isso, se você quiser provar as melhores cervejas do mundo, não precisa ir muito longe. Grande parte delas, você pode experimentar no Weiss Pub. Algumas dessas cervejas são:
O 4º Distrito oferece uma rota de bares única para quem gosta de cerveja. Entre os bares e cervejarias presentes na região está a Cervejaria 4 Árvores, que muito além de criar e produzir cervejas exclusivas, distribuídas apenas em Porto Alegre, propõe e coloca em prática ideias que contribuem para uma nova realidade. A cervejaria reutiliza água tratada, coleta água da chuva, utiliza lâmpadas de LED na fábrica, entre outras medidas sustentáveis.
A Distrito Porto Cervejeiro é um negócio local feito por pessoas locais e para pessoas locais. Tudo feito artesanalmente em pequena escala, produtos frescos, preservando o contato direto entre produtor e consumidor. Além das cervejas artesanais, a Distrito Porto Cervejeiro produz também deliciosas pizzas artesanais. As cervejas da Distrito podem ser consumidas apenas na própria cervejaria.
A Diefen Bier também está entre as cervejarias da rota cervejeira do 4º Distrito. A Diefen Bier leva a sério a questão da paixão por produzir cervejas artesanais. Quem produz as cervejas artesanalmente são os proprietários, irmãos apaixonados por cerveja.
A Ruradélica Ales também está dentro do roteiro cervejeiro da região do 4º Distrito. A Ruradélica faz centenas de experiências e misturas malucas toda semana, buscando sempre o melhor resultado. O prazer como meta diária é o grande segredo para o sabor único que das cervejas produzidas pela Ruradélica.
Quantas vezes ouvimos falar que uma imagem vale mais do que mil palavras? Será mesmo? Bem, um estudo feito pela […]
Leia Mais >>Toda conquista tende a ficar mais interessante quando resulta de um trabalho conjunto. Isso explica por que muitas pessoas acabam […]
Leia Mais >>A venda de imóveis é uma oportunidade constante para os investidores do setor. Por isso, é importante seguir alguns quesitos […]
Leia Mais >>
As cervejas daqui ainda faltam muito pra chegar na criatividade das cervejas americanas. Em Porto Alegre tem muita quantidade, mas pouca variedade. Todas as cervejarias produzem os mesmos estilos, são poucas que inovam.
No mesmo pavilhão da Diefen Bier encontra-se o 4beer, que é o TAP house da cervejaria com 20 torneiras. O foco do 4beer é servir as cervejas produzidas na cervejaria Diefen Bier que terceiriza para mais 4 marcas. Vale a visita!
Muito boa a sua sugestão, Caio!