Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre essa definição, mas já deve ter percebido que há uma tendência crescente quando falamos em consumo consciente. A real é que as pessoas estão repensando a sua maneira de consumir e se relacionar com marcas e produtos.
Esta é a base do que podemos chamar de lowsumerism. Um movimento que vem ganhando força e adeptos no mundo todo, no qual a forma como consumimos algo passa a ser cada vez mais questionada.
Estas e tantas outras questões estão sendo trazidas à tona, transformando o modo de pensar das pessoas que buscam cada vez mais consumir menos e com mais consciência.
E é disso que se trata a proposta do lowsumerism.
Um termo que do inglês significa a junção de “low” (baixo) e “consumerism” (consumismo), trazendo realmente a ideia de mais consciência e menos consumo.<
Com o consumo desenfreado e impulsionado há anos pela publicidade, chegou um novo momento em que as pessoas estão se dando conta de tudo aquilo que está sendo consumido, refletindo o quanto possuir determinado produto é ou não importante para elas.
Na prática, essa tendência pode ser entendida a partir de três principais ações de alto impacto: pensar antes de comprar, encontrar melhores alternativas que não prejudiquem os recursos naturais e viver somente com aquilo que é realmente necessário.
O vídeo “The Rise of Lowsumerism” da empresa Box1824, especializada em tendências de comportamento e consumo, ilustra muito bem o conceito do lowsumerism. No vídeo, é retratado o grande impacto que o consumismo trouxe para o nosso planeta, mostrando como os nossos hábitos de consumo foram se modificando ao longo dos anos e quais foram os resultados disso no planeta.
E a proposta da Box1824 para solucionar esse problema agravante causado pelo consumismo nada mais é do que a mesma ideia do lowsumerism: reduzir o consumo exagerado JÁ.
Ao compreendermos a proposta dessa nova tendência que é o lowsumerism, fica muito mais fácil pensarmos em atitudes conscientes que podemos adotar e aplicar no nosso estilo de vida e em tudo aquilo que consumimos. Para que isso seja possível, é preciso pensar muito bem antes de comprar e avaliar se determinado produto realmente será necessário para você.
Questionar-se sempre e buscar alternativas que causem menos impactos nos recursos naturais, como adquirir produtos de marcas com selos verdes (eco-friendly, orgânicos, recicláveis), fazer os seus próprios produtos (roupas, horta caseira, produtos de reciclagem) ou até mesmo priorizar o acesso ao invés da posse a partir da prática da economia compartilhada, são atitudes que têm grande resultado.
É isso que o movimento lowsumerism prega: mais consciência, menos consumo.
E se você quer fazer também a diferença e ter uma ótica mais consciente sobre tudo o que consome, faça parte dos lowsumers e transmita esse movimento para as pessoas próximas de você.
O importante é começar por você mesmo e provocar essa mudança que precisa ser feita 🙂
Quantas vezes ouvimos falar que uma imagem vale mais do que mil palavras? Será mesmo? Bem, um estudo feito pela […]
Leia Mais >>Toda conquista tende a ficar mais interessante quando resulta de um trabalho conjunto. Isso explica por que muitas pessoas acabam […]
Leia Mais >>A venda de imóveis é uma oportunidade constante para os investidores do setor. Por isso, é importante seguir alguns quesitos […]
Leia Mais >>
Boa, mais consciência e menos consumo.
Parabéns.
Muito bom !