O que fazer domingo em Porto Alegre: 10 dicas para um ótimo findi

O que fazer domingo em Porto Alegre: 10 dicas para um ótimo findi

Mesmo quem ama seu trabalho adora quando chega o domingo, dia em que se aproveita para descansar, fazer um programa leve, divertir-se, praticar um esporte… Enfim, para fazer o que deixa corpo e mente felizes, antes de encarar a segunda-feira e recomeçar a rotina da semana.

 

Há quem prefira ficar em casa nesse dia. Nada contra, mas depois não adianta reclamar do tédio. Se você não sabe o que fazer domingo em Porto Alegre, fique tranquilo, pois não faltam opções interessantes.

 

A seguir, apresentamos algumas dicas de programas legais para curtir o findi na capital gaúcha. Não se preocupe com a possibilidade de tempo ruim, pois dividimos a lista entre atividades para um dia de sol e para domingos chuvosos.

5 dicas de programas para um domingo com sol

Não esqueça que, mesmo no inverno ou quando o sol está escondido atrás das nuvens, é preciso usar filtro solar para se proteger da radiação ultravioleta. Em dias de calor, use roupas leves e aproveite as dicas abaixo.

1. Passeio pelo Brique da Redenção

A Avenida José Bonifácio é uma via paralela à Avenida Venâncio Aires, que liga as avenidas Osvaldo Aranha e João Pessoa. Ela margeia o Parque da Redenção e possui uma calçada-canteiro onde nos sábados acontece a Feira Ecológica do Bom Fim e, nos domingos, o Brique da Redenção.

 

O brique contempla vários expositores que exibem artesanato, obras de arte e antiguidades. É um verdadeiro ponto de encontro dos porto-alegrenses no domingo e, sobretudo, um lugar muito bonito — além de a avenida estar ao lado do parque, é lindamente arborizada com majestosos jacarandás.

brique-joel-vargas-pmpa

Passear pelo Brique da Redenção é um programa tradicional de domingo em Porto Alegre. Foto: Joel Vargas/PMPA

2. Andar de bicicleta na nova orla do Guaíba

No dia 29 de junho de 2018, os porto-alegrenses finalmente voltaram a ter um contato mais próximo com o querido lago Guaíba, com a abertura da nova orla, no trecho que vai da Usina do Gasômetro até a rótula das cuias.

 

Uma das novidades mais legais é a ciclovia novinha em folha — que tem até luzes de LED iluminando-a à noite. Pegue sua bike (ou então assine um plano no Bike POA) e curta o bonito visual. Vale a pena esticar a pedalada, ir até o museu Iberê Camargo e curtir o lindo pôr do sol de lá.

3. Praticar um esporte na Praça da Encol

Seu nome oficial é Praça Carlos Simão Arnt, mas ela ficou conhecida como Praça da Encol porque levou o nome da extinta construtora que adotou a área e a remodelou. Hoje, é um verdadeiro patrimônio de Porto Alegre, localizado no bairro Bela Vista, ao lado da Avenida Nilópolis, no cruzamento com as ruas Carazinho e Carlos Trein Filho.

 

O local conta com quadra de bocha coberta e três quadras poliesportivas. Uma com gols para jogar futebol e as demais de areia, com redes para vôlei, futevôlei ou badminton. Chegue cedo, porque a concorrência é grande.

4. Caminhar pelo centro histórico

O Centro de Porto Alegre está cheio de atrações interessantes para quem gosta de História. Uma opção legal é explorar a região com o pessoal do Free Walk POA, mas o passeio acontece apenas aos sábados.

 

Mas você pode acessar o site deles, conferir o roteiro e fazê-lo por conta. O passeio inclui atrações como o Chalé da Praça XV, Mercado Público, Casa de Cultura Mário Quintana e Praça da Matriz (em torno da qual estão o Theatro São Pedro, Igreja Matriz, Palácio Piratini e Assembleia Legislativa).

5. Tomar um chimarrão no parque

É um programa muito simples, mas que quase todo gaúcho gosta. Convide os amigos, pegue sua cuia, térmica e canga e vá tomar um chimarrão em um dos vários parques da capital. Além da já citada Redenção e da Praça da Encol, temos o Parcão (Moinhos de Vento), Marinha do Brasil (Praia de Belas), Germânia (Jardim Europa) e tantos outros.

marinha-do-brasil-jonathan-heckler-pmpa

Marinha do Brasil é um dos principais parques de Porto Alegre. Foto: Jonathan Heckler/PMPA

5 coisas para fazer em um domingo chuvoso

Está chovendo? Isso não é motivo para passar o dia inteiro em casa. Também há o que fazer domingo em Porto Alegre quando o tempo não está bom. Confira abaixo.

1. Assistir um filme na Cinemateca Capitólio

O antigo Cine-Theatro Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085), construído em 1928, é um patrimônio histórico de Porto Alegre. Ele abrigava o mais tradicional cinema da cidade, que funcionou ininterruptamente até 1994.

 

A partir dos anos 2000, começou a ser restaurado e, hoje, tem uma intensa programação — inclusive em domingos — com exibição de grandes filmes de todas as épocas. Acesse o site e confira a programação com os próximos filmes a serem exibidos.

capitolio-joel-vargas

Capitólio é o cinema mais tradicional de Porto Alegre. Foto: Joel Vargas/PMPA

2. Conhecer os museus de Porto Alegre

Porto Alegre está repleta de museus encantadores, e vários deles abrem aos domingos. Três dos principais estão na Praça da Alfândega, no Centro Histórico: o Santander Cultural (das 14h às 19h, sem abrir em feriados), o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs, que funciona das 10h às 19h) e o Memorial do Rio Grande do Sul (das 13h às 17h).

3. Assistir um espetáculo no São Pedro

Outro patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre é o Theatro São Pedro, um dos mais bonitos do Brasil, inaugurado em 1858. Graças à Associação Amigos do Theatro São Pedro, o lindo prédio está muito bem conservado (por dentro e por fora) e recebe espetáculos de teatro e música de todo o Brasil.

 

Não há quem visite o teatro e não se encante com seu grande lustre, com os detalhes de suas cornijas e com a impecável acústica. Acesse o site e encontre um evento dominical que desperte o seu interesse. Vale a pena chegar cedo para tomar um café na cafeteria localizada no Foyer Nobre.

4. Tomar um café

Já que mencionamos a cafeteria do São Pedro, essa é outra área em que Porto Alegre não deixa a desejar. Com a chuva caindo lá fora, tomar um saboroso café e comer uma fatia de torta (ou outra guloseima) é um programa e tanto, não? Pegue as dicas com quem entende e confira as listas da Veja e do Destemperados com os melhores cafés da cidade.

5. Caminhar na chuva

A cena com Gene Kelly cantando na chuva é uma das mais icônicas da história do cinema. Você não precisa imitar a sua performance, mas munido de um guarda-chuva (ou capa de chuva) e galochas, por que não arriscar um passeio pelas ruas de Porto Alegre?

 

Em um domingo chuvoso, as ruas da cidade costumam estar vazias, dando ao passeio um clima bucólico que com certeza você vai apreciar. Experimente passear pelos arborizados bairros Moinhos de Vento e Bom Fim, sem esquecer de percorrer a Gonçalo de Carvalho, a “rua mais bonita do mundo”.

 

Faltou algum programa na nossa lista? Deixe um comentário abaixo. Se você aprova nossas dicas, compartilhe o artigo com seus amigos nas redes sociais 🙂

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIAR UM COMENTÁRIO